A Antigua do Jumby Bay

DSC_0780 A ilhota caribenha particular do hotel mais exclusivo de Antigua

 

 

 

Um dos destinos caribenhos mais visitados pelos americanos, Antigua começa, enfim, a ser descoberta pelos brasileiros – e em grande parte pela projeção que o próprio Jumby Bay tem por aqui. São 365 praias – segundo os hotéis e brochuras turísticas do destino – na ilha que, junto com Barbuda e outras dezenas de ilhotas menores forma o arquipélago Antigua e Barbuda, independente do Reino Unido desde em 1981.

Antigua

Antigua foi colonizada por espanhóis e franceses antes de ser tomada pelos ingleses, cujos vestígios históricos são realmente os mais visíveis, como o English Harbour, o Parque Nacional Estaleiro Nelson (foi lar do célebre Almirante Nelson por 3 anos), Shirley Hights etc. Redcliffe Quay e Heritage Quay com suas promessas de duty-free são populares entre brasileiros – mas recomendaria muito mais visitar aos sábados de manhã o mercado de artesanato St John´s Market.

A ilha é pequena e não é necessário muito tempo para explorá-la: em um dia dá para fazer o clássico day tour pelo interior da ilha (vendido como excursão nos hotéis e agências mas também fácil de fechar um preço para o dia todo com um taxista por conta própria) e em outro dia para fazer o day tour de barco que leva às praias mais famosas e faz paradas para snorkel junto aos recifes que rodeiam a ilha – o resto do tempo a maioria passa na prainha do seu próprio hotel mesmo.

Antigua vista do Jumby Bay

Antigua (pronuncia-se localmente Antiga) é um bom destino para fazer casadinho com outra ilha caribenha – eu fiz com St Barth (numa viagem a trabalho, mas num itinerário perfeitamente factível para qualquer turista), ficando 3 noites em cada ilha e voando entre elas com a ótima Tradewinds, uma companhia aérea de pequeno porte que conecta ilhas em mini-aviões bem confortáveis, quase como jatinhos.

Antigua vista do avião
Antigua vista do avião

Fiquei hospedada no ótimo Jumby Bay, um hotel membro da Oetker Collection que, assim como a maioria dos resorts da ilha, opera em sistema all-inclusive. Mas um all-inclusive de responsa, com gastronomia e bebidas de qualidade e fartura de esportes náuticos – além de wifi, é claro.  É um clássico caso de hotel que virou destino em si: fica numa ilha particular, a menos de sete minutos da costa norte de Antigua (e bem pertinho do aeroporto) e a maioria de seus hóspedes nem sai de seus limites durante a estadia.

Confira mais detalhes e valores do Jumby Bay aqui.

Clique aqui para pesquisar outros hotéis em Antigua. 

Jumby Bay

Os barcos que levam e trazem os hóspedes da doca em Antigua ao pier na Jumby Bay island são o único jeito de chegar ao hotel; carros são proibidos de circular na ilhota e são os carrinhos de golfe e bicicletas que transportam hóspedes e funcionários, dia e noite, pelos jardins (são mais de quatro mil metros quadrados deles) e espaços públicos do hotel.

Jumby BayJumby BayJumby Bay

O Jumby Bay é composto por suítes do hotel propriamente dito mas também por vilas que estão nas mãos de 56 proprietários diferentes. Como hóspede, a gente pode escolher ficar em um dos charmosos quartos e suítes ou alugar uma vila inteira (ou parte dela). Como eramos cinco, ficamos instalados todos dentro de uma mesma vila, cada um com sua suíte. O quarto era grande, com closet separado do dormitório, varanda e um banheiro bem espaçoso.


Jumby BayJumby BayJumby Bay

A villa conta também com living, sala de TV, de jogos, cozinha,  piscina e um trio de funcionários gente finíssima que cuidava de tudo pra gente – e estávamos frente ao mar, é claro.  Visitei os quartos e suítes padrão do hotel e posso afirmar que são todos também bastante espaçosos, com sua própria varandinha. A segurança é impressionante, mesmo sem equipe à vista: dormimos todas as noites com as portas da casa escancaradas – isso, sim, o maior luxo possível.

Confira mais detalhes e valores do Jumby Bay aqui.

Clique aqui para pesquisar outros hotéis em Antigua. 

Jumby Bay

A vida social acontece nas áreas públicas do hotel: quatro restaurantes, vários bares, quatro quadras esportivas, fitness center, um Sense Spa e piscinas de borda infinity. Os restaurantes servem diferentes cozinhas (inclusive pratos da culinária local, é claro) e no café da manhã (sempre servido no The Verandah) há opção de servir-se do buffet ou pedir à la carte. O serviço é bem simpático e a equipe de concierges é bastante rápida e eficiente.

O Verandah
O Verandah

 

Jumby BayJumby BayJumby BayApesar de ser mais frequentado por casais em lua-de-mel ou escapadas românticas, crianças são bem-vindas no hotel e têm programa recreativo especial.  Para os adultos, além do ócio à beira-mar, também há atividades esparsas programadas diariamente, como aula de culinária uma ou duas vezes por semana.  

Só recomendo fortemente usar bastante (mesmo!) repelente dia e noite, por experiência própria: com tanta vegetação exuberante, os mosquitos fazem a festa nos turistas.

Jumby BayJumby BayJumby Bay

Funcionários do hotel se despedindo dos hóspedes na partida
Funcionários do hotel se despedindo dos hóspedes na partida

 

Nas duas prainhas “públicas” da ilha,  Jumby Bay Beach e Pasture Bay Beach, há espreguiçadeiras, futons e chaises fazendo par com guarda-sois e uma equipe gentil que deixa água, toalhas e toma os pedidos de drinks.  Mas é legal tomar um day tour em barco e conhecer as belas praias de Antigua propriamente dita. A Baía de Dickenson, próxima à capital St John; Half Moon Bay, protegida do Atlântico por recifes; Pigeon Point; Darkwood Beach; Jolly Beach e tantas outras.

Na maioria delas, o mar costuma ser calmo e o snorkel é delicioso. Única parada para snorkel que não recomendo é em Paradise Reef, um recife já afastado da costa, com quantidade de águas-vivas enorme.

AntiguaAntiguaAntiguaAntiguaAntigua

A cor da água em Antigua é sempre impressionantemente turquesa, hipnotizante como um aquário – e peixes e estrelas do mar são fartamente vistos em todo canto. Uma delícia de escapada pelo Caribe, seja a partir de Miami ou conjugando com outra ilha da região.

 

Confira mais detalhes e valores do Jumby Bay aqui.

Clique aqui para pesquisar outros hotéis em Antigua. 

.

.

Leia mais sobre Caribe aqui.

4 Comentários

  1. Estoy babeando con las fotos! ( y nosotros aquí, en pleno invierno…)

    Mari, por um tempo eu estava procurando informações para ir de férias para Antigua. Finalmente desisti, de modo que era difícil alcançá-lo. Tivemos que ir via Londres ou via Miami. Que é mais caro a viagem e voltou pesado. Nós somos maus costumbrados e nós gostamos de chegar ao destino directamente e não parar em outros países. As escadas aéreas podem ser pesados e, se você tem pouco tempo acabam fazendo muitas horas nos aeroportos. Para nós é mais fácil chegar a Cuba, Porto Rico ou República Dominicana. Para chegar a qualquer outra ilha do Caribe você precisa de uma escala.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*