Como a ilha se converteu, sobretudo em Ubud e Sayan, num tremendo destino para solo travelers
.
.
.
Até pouco tempo atrás, eu também sempre pensaria em Bali como destino para uma viagem romântica, a dois. Mas andei encontrando nas minhas viagens tantos solo travelers que tinham caído de amores pela ilha que a decisão de usar minhas milhas para emitir uma passagem a Cingapura já tinha mesmo uma viagem a Bali como fundamento essencial 😀
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
E não só meus dias em Bali sozinha foram muito, muito felizes, como conheci por lá inúmeras outras pessoas viajando sozinhas pela ilha também – em sua maioria, mulheres.
Dizem por ali que, nos últimos anos, pós febre do livro Comer, rezar, amar de Elizabeth Gilbert (e, posteriormente, o filme homônimo também), Bali testemunhou um boom no turismo feminino pela ilha. Ainda assim, não consegui deixar de me surpreender, já in loco, com a quantidade de mulheres viajando sozinhas pela ilha, especialmente na região Ubud-Sayan.
.
A culpa não é só de Gilbert e Julia Roberts, é claro. O que acontece é que Bali, principalmente ali em Ubud-Sayan, é um destino muito, muito seguro e hospitaleiro.
É fácil fazer amizade e bater papo aqui e ali: no mercado, taxistas, artistas, vendedores nas lojas, funcionários nos hotéis e restaurantes; aliás, todo mundo parece ter um genuíno interesse em você e faz todo tipo de perguntas o tempo todo. Explorar e se locomover dia e noite também é tranquilo, seja à pé na cidade ou em táxi/carro/scooter de um vilarejo a outro (fui e voltei do hotel para Ubud sozinha todas as noites, sem problemas).
Caminhar por Sayan e Ubud era a certeza de reencontrar turistas aqui e ali, fossem eles solo trvelers ou não. No mercado, no café, no restaurante, na rua ou na frente de uma lojinha ou galeria, todo mundo se reencontrava vira e mexe.
No meu último dia passeando por Ubud (eu estava hospedada em Sayan, rodeada por arrozais, mas fui a Ubud todos os dias) os vendedores quase todos já sabiam que eu era brasileira e eu já estava trocando receitas com a mulherada depois de discussões acaloradas sobre as diferenças entre a amarração de uma canga e de um sarongue 😛
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Dentre as mulheres que conheci viajando sozinhas tinha gente da França, Holanda, Espanha, Alemanha, África do Sul, Bélgica, Cingapura, EUA. A mais jovem tinha 21 anos e a mais velha 78. Solteiras, casadas, separadas, mães, viúvas, avós.
Algumas estavam num giro longo pela Ásia, outros numa viagem mais curta de férias só pela ilha ou Bali combinada com algum hub asiático, como eu. Algumas em Bali por alguns dias ou uma semana; outras por um ou dois meses.
Curiosamente, a imensa maioria estava hospedada em hotéis de luxo e não em albergues ou hotéis boutique. Muitas, vejam só, tinham ido procurar Ketut, o curandeiro que ficou famoso no livro da Gilbert; outras se recusaram a entrar na quilométrica fila que se forma em frente à sua casa e se divertiam conhecendo uma infinidade de Ketuts menos famosos aqui e ali (Ketut é um nome muito comum em Bali já que geralmente é dado ao quarto filho das famílias). Só faltava mesmo a elas – e a mim – aparecer um Javier Bardem pela ilha para nos resgatar 😉
.
p.s.: Que fique claro: vi também muitos casais (inclusive dois, um japonês e outro americano, que também fizeram hospedagem casadinha nos mesmos hotéis em Jimbaran e Sayan que fiquei, e praticamente nos mesmos dias que eu) e muitas famílias viajando (inclusive com crianças). Mas grande a quantidade de solo travelers, principalmente mulheres, foi realmente uma surpresa pra mim.
Tenho muitas saudades de Bali e, confesso, o boom depois da Julia Roberts e da Liz Gilbert me desanimaram! Sabe aquele tipo de lugar que você quer que continue sendo seu segredinho? Era mais ou menos assim que eu me sentia com relação à Indonésia, como um todo, e Bali especificamente. Mas é bom para o local, para a economia e para o povo. Sem dúvida eles são muito amáveis!
Adorei saber de você e dessa dica!
Eu viajei sozinha, apenas uma vez, há muitos anos. Depois eu sempre viajou acompanhado da família, parceiro ou amigos. É uma experiência que eu acho que é muito corajoso para fazer. Eu admiro você.
Parabéns! Gostei muito do seu blog.
Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma “viajada” por lá… é Muita Viagem! =)
Muita Viagem – blog com relato de viagens
Viva as mulheres corajosas que saem por aí, sozinhas ou acompanhadas, e sabem curtir cada momento!
Olá. Muitos Parabéns pelo seu blog. É muito útil. Estou com viagem marcada para Junho com uma amiga e comecei a pensar se seria seguro, uma vez que somos 2 mulheres e iremos fazer um tour pela Indonesia, começando por Yogyacarta com um operador local. Você acha que não teremos problemas? Obrigado
Oi, Esmeralda. Não tem porque não ser seguro se vocês tomarem as devidas precauções. Aqui neste link http://www.maricampos.com/tag/viajar-sozinho/ você vai encontrar vários posts cheios de dicas para quem viaja sozinho. No meu livro “Sozinha Mundo Afora”, vendido nas livrarias do Brasil, você também encontrará várias dicas específicas para mulheres 😉
Mari, muito legal este seu post, estou indo para indonesia agora em Outubro, vou surfar meditar e me reencontrarm estou muito empolgada, mas ao mesmo tempo com um frio na barriga de viajar sozinha, é algo como uma insegurança por naõ saber que tipo de pessoas vou encontrar e isso tem me deixado com medo, vc tem mais dicas? é realmente um lugar tranquilo para mulheres solitas? e seu livro como compro? Desde ja muito obrigado pelo post e pela atenção tb!!
Oi, Karen! O Sozinha Mundo Afora está à venda em qualquer livraria física ou virtual do Brasil. Se quiser, aqui na coluna da direita nesta página mesmo tem um link para compra-lo na Livraria Cultura e recebe-lo na sua casa. Bali, como eu digo no post, é cheio de mulheres viajando sozinhas. Em Ubud e Sayan, principalmente, é onde a maioria se hospeda – são as cidadezinhas mais pitorescas e seguras. Os balineses são um povo muito educado e atencioso, você vai gostar. Única região que não recomendo muito para mulheres viajando sozinhas por lá é Kuta. Outros posts sobre Bali você encontra aqui http://www.maricampos.com/tag/bali/
Karen, Bali é muito tranquilo para uma viajante. solitaria,um lugar facil de se fazer boas amizades com pessoas bem diferentes,quanto ao surf não sei o seu nivel tecnico mais quanto mais advanced menos felizes e amistosas são as pessoas se for beginer vai encontrar um alto astral,muito cuidado se for dirigir uma motocicleta.
Minha querida Mari, sou escritor, e quero começar a conhecer a asia, começando por Bali, sempre tive uma atração por estes paises. Quero escrever a respeito, para isto tenho e desjo ir, quem sabe quantos dias ou meses nao sei, mas vou. Como sou divorciado vou sozinho, e gostaria de saber qual seria a cidade e uma pousada bem bacana para hospedar ja me falaram de Bounty Hotel em Kuta e de Ubud. O que vc me sugere, gosto conhecer ver os costumes ver a noite. Abraços
obrigado
amyn
Amyn, Kuta é o único lugar de Bali que eu não recomendo para ninguém. Ubud e sua vizinha Sayan são meus favoritos. Você pode ver minhas dicas gerais para quem viaja a Bali aqui: http://www.maricampos.com/bali-para-quando-voce-for/
Oi Mari, nossa se já estava com vontade de conhecer Bali, agora estou com certeza. Mas olha só, estou com uma viagem marcada para Austrália e Nova Zelandia em fevereiro com um amigo. Ele vai embora uma semana antes e eu estou estou considerando a possibilidade de dar uma escalada a Bali nesta semana. Li que o vôo a partir de Sidney dura 6 horas. Levando isso em conta, teria 5 dias de fato para desfrutar Bali. Vc acha que compensa ou é muito pouco? Se vc tivesse 5 dias por lá, onde ficaria? Minha prioridade seria conhecer templos budistas e a cultura local, nem tanto praias, já que na Austrália farei isso! Irei em março. É uma boa época? Aguardo suas dicas! Obrigada! Bjs
Nayara, super compensa. Quatro noites em Bali já seriam suficientes – fiquei 6 e achei perfeito. As dicas tem váaaarias aqui no blog nos outros posts sobre a ilha. E, como digo nos posts, fiquei em Ubud ou Sayan, que são essa Bali dos templos e gente bacana que vivem no nosso imaginário.
Oi, Mari!Li seu livro que me serviu de inspiração! Em seguida procurei outros blogs de viagem solo! Comprei as passagens com antecedência e agora nas férias destino: Bali! Assim que comprei as passagens estourou o choque diplomático com o Brasil por conta dos brasileiros. Parece que o buraco é mais embaixo, pois a Indonésia passa por cima da soberania brasileira. Será minha primeira viagem solo. Já estou com aquele frio na barriga e aqueles poucos amigos que sabem e até pessoas comentando sobre o caso ficam criando situações tipo: e se colocarem algo na sua mala? Já cogitaram até de eu desistir pois virou notícia constante! Como jornalista, viajante, conhecedora; além de lacrar minha mala toda, que outros cuidados posso ter? Vou pela cia Qatar, conexão Dohan -, Denpasar! Grande abraço.
Gigi, acho que você não tem com o que se preocupar. As medidas que eles tomam são para coibir o tráfico de drogas e não, de maneira nenhuma, a entrada de brasileiros no país. Mantenha os mesmos cuidados que tomaria em qualquer viagem pelo mundo, seja sozinha ou acompanhada: não aceite nada de estranhos, não carregue nada que não seja seu e mantena todos os seus pertences sempre seguros (no quarto) ou debaixo do seu nariz (na rua).
Oi Mari, encontrei seu blog por Acaso e estou justamente programando uma Viagem sozinha para Bali, que maravilha!! Moro na China e sempre viajo sozinha pela Asia na Verdade, adoro!! Mas queria tirar uma dúvida, isso nem era um dos motivos da viagem mas li aqui que vc sabe onde o verdadeiro ketut fica, como localizo? Seria incrível encontrá-lo 🙂 obrigada bjss
Pode perguntar para qualquer morador de Ubud que eles sabem, Carol.
Oi Mari! tenho uma mega duvida: tenho 10 dias e estou pensando em ficar 6 em Bali e 4 em Singapura.. vc acha melhor passar os 10 em Bali? achei muito.. tava pensando em fazer 2 dias Seminyak, 1 dia Lovina e 3 em Ubud..nao faco questao das outras praias, queria mais relaxar, comer bem e respirar a cultura deles.. me ajuda? obg!! bjs
Acho ótimo, Paula. Eu fiquei seis noites em Bali e seis em Cingapura, mas também em função dos meus horários de chegada e saída em Cingapura. Dá uma olhada nos meus outros posts sobre Bali aqui, porque não sou grande entusiasta das praias de Bali – já os templos, atrações e vilarejos acho sensacionais. Acho que 3 noites em Ubud tá legal, sim.
Olá Mari!!!
estou indo visitar uma amiga em julho em Brisbane na Austrália e vamos aproveitar nossas férias e passar 2 semanas turistando em Bali. Confesso que antes de ler seu post eu estava bem preocupada, de tanta caraminhola que as pessoas estão enfiando na minha cabeça! Ficam falando que vão enfiar drogas nas minhas coisas e eu vou ser presa e condenada à morte kkkkkkk, meu noivo mesmo fala que enquanto eu tiver lá, vão suspender os passaportes brasileiros e eu vou ficar presa lá pra sempre (por conta da relação tensa que está rolando com o brasileiro que vai ser executado essa semana), e ainda fala que os países asiáticos estão mais sujeitos a ataques terroristas. Eu ouço tudo com um ar de ZzZzZzZzzzZZ, porque faço faculdade de História e me fascina a ideia de ter contato com um país que pode me enriquecer tanto culturalmente. Enfim, a pergunta que queria fazer era, se é possível chegar lá em julho (altissima temporada) e encontrar um hostel disponível, ou um hotel barato? Aliás, você tem noção de quanto custa cada opção?
Obrigada! Beijos e parabéns pelo post!
Luisa, eu não chegaria lá sem hotel reservado. Aconselharia vc a reservar voos e hospedagem o mais breve possível – Bali é um destino sempre muito concorrido. Há opções muito baratas em hostel e alguns B&B´s, em torno de US$15. Mas, como não é meu tipo de hospedagem, não saberia te indicar nenhum especificamente. Mas Bali é uma ilha barata e até os hotéis de luxo custam menos ali que em outras partes do planeta 😉
Oi Mari!
Por falta de companhia, em um momento de surto comprei uma passagem pela Emirates…15 dias em Bali e sozinha! Nunca tive essa experiência antes! Mas o problema é que a cada dia que passa estou ficando mais desesperada de medo. Estou acostumada a viajar por esse mundão a fora, mas sempre com alguma amiga. Estou muito insegura principalmente por causa do meu inglês que é bem pobre. Embarco (ou não) em Novembro e já tenho hotel reservado em Seminyak e Ubud. Loucura o que eu fiz???
Mari, como você pode ver pelo meu post e pelos comments aqui, não fez loucura nenhuma: Bali é um destino muito comum para solo travelers. Seminyak é bem agitado, você seguramente conhecerá outras pessoas rapidamente (se quiser). Ubud é segura e gostosa e cheia de outras mulheres viajando sozinhas também. Com um inglês básico é possível se comunicar por ali e até negociar os preços das coisas. Se ficar insegura com o seu nível de inglês, compre um desses livretos de inglês pra viagem ou baixe um aplicativo do gênero para ter sempre com vc à mão.
Oi Mari eu sou a Marília estou de férias em Novembro 2017 e o destino que brilham meus olhos e vibra meu coração é Bali desta vez! Serei eu e Deus nesta trip 🙂 li seu post aqui, por a caso encontrei este blog ótimo está manhã…buscando depoimentos de quem já viveu está experiência para Bali mulher solo traveler..Se quiser trocar uma idéia, de repente nos encontramos em Bali passeamos, tiramos altas fotinhos por favor me add na rede social meu insta é gattimasp:) Sinta-se a vontade Valeu Marília Gatti
Marilia, acho que você não leu direito o post… este post é de uma viagem que fiz a Bali na data de publicação do mesmo.
Mari, como é o procedimento de imigração na entrada do país para mulheres sozinhas??
Tranquilíssimo, Mariana! Como falo no post, somos muuuuitas as mulheres que entramos sozinhas anualmente em Bali. E a imigração é muito light mesmo: a gente compra o visto na chegada e… voilà 🙂
Mari, esse visto é obrigatório lá? Qual o preço?
É fácil trocar dinheiro lá?
Ana, já não é mais obrigatório – na época que fui pela última vez ainda era. É bem fácil tanto trocar dólares e euros por rúpias quanto sacar rúpias direto da sua conta no Brasil.
Oi Mari! Vou passar uns 3 ou 4 dias em Bali c meu filho de 12 anos, qual local vc me aconselharia? Obrigada!
Oi, Paula! Aqui os meus conselhos: http://www.maricampos.com/bali-para-quando-voce-for/
Super obrigada! bjs e parabéns!
Quero ir pra Bali (Ubud). Mas gostaria de ficar em um lugar comum, não em resorts. Você tem dicas de lugares onde posso procurar pensão ou chalé para alugar por uns dois meses?
Sux, ainda assim acho, como disse no post, Ubud e Sayan as melhores opções. Há diversas opções de aluguel de quartos e chalés em ambos destinos.
Cheguei a este blog quando pesquisei sobre viajar sozinha para Bali!
A verdade é que quero muito ir na primeira semana de Dezembro mas toda a gente à minha volta acha que neste. momento é perigoso!
Adorei ler a sua experiência Mari e Ainda fiquei com mais vontade de ir!
Aconselha? Posso estar descansada?
Alguma leitora a ir na mesma altura?
Sou portuguesa por isso penso que não necessito de visto ou toda a gente precisa?
Obrigada!
Nailah, por que as pessoas a sua volta acham que ir a Bali neste momento é perigoso?
É bastante interessante visitar Bali gostaria de conhecer algumas pessoas que já la estão veram de férias sobretudo mulheres
Obrigada amiga pelas dicas,é bastante interessante e convidativo os seus comentários.Eu vivo em Moçambique- Africa,gostaria ainda neste ano tirar as minhas féria em Bali o que me aconselhas? Penso viajar sozinho!!!
Oi Mari!
Mari, gostaria de saber se você precisou fazer seguro viagem ou algo do tipo. As coisas são muito burocráticas em Bali? Estou pensando em passar alguns dias por lá, mas quero ir só e tenho um pouco de medo das coisas darem erradas por eu ter esquecido algo.
Natalyne, vc não TEM que fazer seguro viagem mas eu JAMAIS viajo para lugar nenhum sem o meu. Acho seguro viagem tão essencial numa viagem quanto meu passaporte. Recomendo muito que vc faça o seu antes de Bali ou qualquer outro destino 🙂
Olá Mari,
Estou a planear a minha viagem a Bali e como vou sozinha tenho algumas dúvidas.
1. é fácil conhecer ubud de uma ponta à outra (p.e da caverna do elefante até ao Campuhan Ridge Walk, mais ou menos 6km) a pé e fazer este percurso todo sozinha, é fácil e tranquilo fazê-lo?
2. é seguro contratar um motorista por um dia inteiro para conhecer outros pontos da ilha e ir sozinha com ele? Como é que fez para conhecer a ilha?
Obrigada
Oi, Diana! Bali é segura, mas não fiz esse trecho todo à pé, então nao saberia opinar sobre o caminho em si. Quanto ao motorista, sim; nos meus posts sobre Bali dou diversas outras dicas, inclusive do motorista que usei (veja em Bali: como planejar sua viagem), que é um amor e é super acostumado com brasileiros e brasileiras. Fiz meus passeios com ele, sozinha, e foi muito tranquila. Dá uma lida nos meus outros posts aqui: http://www.maricampos.com/tag/bali/