O novo programa Mar y Tierra dos navios Skorpios une o melhor da patagônia chilena, de Torres del Paine aos glaciares do campos de gelo sul, numa mesma viagem
Quem me acompanha também pelo twitter, instagram (tem fotinhos mil lá, btw) etc, viu que escapei agora ao Chile por 10 dias numa viagem a trabalho pela velha conhecida patagônia. O que rolou de diferente desta vez é que embarquei no novo programa Mar y Tierra oferecido pelos navios Skorpios, que há décadas navegam por entre fiordes e glaciares dessa remota região chilena.
Desde minha primeira vez em Puerto Natales, em 2008, ao ver o Skorpios III atracado em seu píer privativo ao lado do centro da cidade, eu tinha vontade de fazer esse roteiro sul, chamado de rota Kaweskar. Depois dessa, fiz outras quatro viagens pela região mas sem nunca navegar pelo campo de gelo sul. Pois o novo programa Mar y Tierra combina justamente o melhor destes dois mundos: 3 noites em cruzeiro pelos fiordes e glaciares do campo de gelo sul e 3 noites em terra explorando Puerto Natales, Torres del Paine e região.
A viagem foi excelente (além do pacote Mar y Tierra, incluímos também Punta Arenas e Santiago no nosso roteiro, o que a maioria dos brasileiros faz mesmo ao comprar o programa) e posts mais detalhadinhos sobre ela entrarão aqui nos próximos dias. Voltar à linda Puerto Natales e ao Parque Nacional Torres del Paine (agora eleito a tal “oitava maravilha do mundo”) no tão querido hotel Remota, mesmo repetindo passeios já feitos anteriormente, foi tão gostoso quanto nas vezes anteriores.
Mas foi mesmo bela surpresa ver a quantidade impressionante de glaciares que podemos avistar durante a rota Kaweskar, em apenas 3 dias à bordo do Skorpios III – viajamos o tempo todo por entre elas, icebergs ou a chamada “morena glaciar”. Navegamos através dos canais patagônicos Angostura Kirke, Morla Vicuña, União, Collinwood e Sarmiento e visitamos os glaciares Amalia, El Brujo, Fernando, Capitán Constantino, Alípio, Alsina, Bernal e outros, avistando uma quantidade absolutamente impressionante de desprendimentos de gelo em todos eles e chegando literalmente a tocar com as mãos alguns dos glaciares, tão próximo chegamos deles. Fomos até “cobaias” num desembarque feito pela primeira vez nesta rota. Viagem linda, linda, linda (e, como sempre defendi, roteirão para solo travelers também).
O novo programa Mar y Tierra, que fica em vigor até o final da temporada de verão 2013/2014, inclui 3 noites em cruzeiro pelos fiordes e glaciares do campo de gelo sul no Skorpios III e 3 noites em terra explorando Puerto Natales, Torres del Paine e região no Remota.
Mais posts sobre a viagem entrarão no ar aqui.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Que maravilha, quero muito! qual o melhor mes pra ir?
Oi, Julia! Esse roteiro só rola durante o verão mesmo, e todos os meses são bons. Se você é da turma que sofre mais com o frio, vale saber que em janeiro as temperaturas sobem um pouco 😉
Beleza do lugar e das suas fotos!!!
Olá, Mari. Ótimo post, com informações concisas! Não consegui acessar o link do programa Mar y Tierra. Posso comprar esta viagem pela internet? É necessário pernoitar em Santiago, ou posso fazê-la indo direto para Puerto Natales?
oi, Marcelo, tudo bem? entra pelo skorpios.cl que deve dar certo – eles estavam mexendo na página do Mar y Tierra na semana passada, talvez tenha mudado o link (embora daqui continue funcionando pra mim). Dá pra comprar no site do Skorpios ou em qq agência de viagem no Brasil. Você pode voar direto para Punta Arenas, que é o aeroporto mais próximo de Puerto Natales. Mas são 2h30 de carro até lá, por isso sugiro o pernoite em Punta Arenas – para dar uma “quebrada” no cansaço da viagem. Mas se quiser ir direto do aeroporto pra lá, pode, sim, claro 😉
Mari, muito obrigado. Descobri você pelo VnV. Sucesso no “Pelo Mundo”.
obrigada vc pela visita. Tomara que vc vire habituée por aqui 😉
Oi Mari!
Tou pensando nas férias de 2015 e a primeira opção é fazer Torres del Paine e Perito Moreno, em março.
Estou considerando fazer o passeio com o Skorpios, ainda são idéias… Mas resolvi registrar um “oi”para breve breve conversarmos muito a respeito!
Bjo, boa semana!
oba! “oi” registrado, conversemos 😉