Um dia em St.Maarten

DSC_0015 O que ver e fazer numa escala de cruzeiro na ilha (e palpites para quem esticar a estadia)

 

Sempre disse que Caribe era um bom lugar para fazer cruzeiro, já que a gente pode conhecer várias ilhas numa mesma viagem sem ter que se preocupar com o deslocamento entre elas, que costuma ser a parte mais “perrengosa” da viagem. Conhecendo um pouquinho de cada ilha num cruzeiro, a gente consegue ter uma espécie de termômetro de qual (ou quais) valeria a pena voltar para uma temporada.

St. Maarten

St. Maarten

Eu já sabia de antemão que me encantaria por St. Maarten (ou St Martin, tanto faz).  Das muitas ilhas caribenhas, essa sempre tinha estado na minha wish list, fascinada pela ideia de uma mera ilhota ainda ser dividida em uma parte holandesa e outra francesa, com duas línguas, duas moedas, duas heranças arquitetônicas e tal. E em ambos lados, é claro, aquele marzão caribenho divino.

St. Maarten

E me encantei mesmo antes de desembarcar do navio numa ensolaradíssima manhã do final de agosto, quando o navio entrou se preparava para aportar em Philipsburg (no lado holandês) ladeado por vários barcos menores num mar esmeralda. A temperatura beirava os 35 graus centígrados e eu, que definitivamente não lido bem com clima muito quente e úmido, nem estava lá me importando muito.

St. Maarten

A ilha é pequena e, de carro, sem paradas, leva-se cerca de 2h30 para contorna-la. Quem desembarca de um cruzeiro ali tem pouco tempo para ver tudo o que ela oferece, definitivamente. A nossa escala, das 8h30 às 16h30, foi definitivamente insuficiente – mas deixou essa vontade consolidada de voltar pra ilha num outra oportunidade, por uma semaninha.

St. MaartenSt. Maarten

A maioria dos cruzeiristas toma ali no porto mesmo (uma graça de porto, super bem cuidado e com trenzinhos que fazem gratuitamente o trajeto navio-saída) uma van (US$8) para ir a Maho, a famosa “praia do aeroporto” que virou celebridade graças aos vídeos de gente (e carros) rolando na areia e no mar  em decolagens de grandes aeronaves por ali. A praia é uma calha gostosinha, de água temperada, ainda que de tombo e cheia de pedras na areia; conta com serviço de praia de duas barracas, uma em cada ponta. Para quem faz questão de ver os aviões passando pertinho das pessoas, vale saber que entre meio-dia e duas da tarde é o horário de maior tráfego e com as maiores aeronaves (Air France, KLM, American etc) – e também o horário em que a praia fica mais muvucada, exatamente por esse motivo.

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

O porto, todo ajeitadinho
O porto, todo ajeitadinho
A "tábua de voos" do dia em Maho ;)
A “tábua de voos” do dia em Maho 😉

 

O aviso em Maho com o qual os turistas não se importam
O aviso em Maho com o qual os turistas não se importam
Um avião de médio porte pousando em Maho
Um avião de médio porte pousando em Maho

Outros tomam a van (US$8) à bela Orient Beach que, mais ampla, larga, e com areia e mar bem mais gostosos e variedade de serviço de praia em várias barracas diferentes; os demais jornalistas, meus companheiros de cruzeiro, ficaram em uma das barracas por ali e adoraram, inclusive porque também tinha wi-fi de qualidade e gratuito :mrgreen:  Mas ali, mesmo que você esteja só de passagem (como eu estava), é impossível não entrar na água nem um tiquinho – é divina.

Além de toda a história,arquitetura e diferença dos lados francês e holandês, St Marteen ainda tem esse mar <3
Além de toda a história,arquitetura e diferença dos lados francês e holandês, St Marteen ainda tem esse mar <3

St. Maarten

Vai uma cervejinha? :P
Vai uma cervejinha? 😛

St. MaartenEu queria ver mais da ilha então entrei num tour logo cedo para rodar ao máximo os lados holandês e francês e ter uma ideia geral do que ver e fazer na minha próxima visita. Há três maneiras de fazer esse tour: embarcar num dos pacotinhos oferecidos dentro do navio (caros e realizados em ônibus grandes com quase 50 passageiros em cada); alugar um carro e fazer o passeio por conta própria; ou, melhor de todas na minha opinião, gastar uns dez minutos discutindo preços com um taxista até chegar num valor que te pareça razoável para ele leva-lo para um giro pela ilha, parando aqui e ali para fotos, footing, almoço e até um banhinho de mar.

St. Maarten

Pescaria infantil
Pescaria infantil

St. MaartenApesar de St. Maarten estar ficando famosa pelos restaurantes mais descoladinhos, de comida fusion, que se instalaram por lá, eu quis apostar em algo mais “de raiz” para meu almoço e fui para o muvucado The Sky´s the limit, no final da Grand Case, considerado o precursor de toda a onda gastronômica da ilha. Achei o lugar super, super, super simples e bem overpriced pela comida caseira ok que serve (média de 17 euros o prato feito), mas valeu pela experiência.

St. Maarten

St. Maarten está em franca expansão: novos empreendimentos imobiliários estão sendo finalizados e novos hotéis também estão vindo por aí, como a gente consegue ver nas obras espalhadas por diferentes pontos passeando pela ilha. Além de receber voos diretos dos EUA, França e Holanda diariamente, dizem que o governo está negociando com a Copa Airlines para transformar a frequência dos voos originados na Cidade do Panamá (os mais curtos para os brasileiros) em diários também na virada do ano.

Achei, pelo pouco que vi, a ilha bastante segura e acolhedora (inclusive para mulheres viajando sozinhas).

St. Maarten

Para quem gosta de arquitetura, ambos lados, holandês e francês, são prato cheio, encantadores.  O lado francês conquista nos arredores da Marina e da praia de Marigot, com direito a várias casinhas coloridas (em geral convertidas em restaurantes de comida típica), feirinha de artesanato e souvenirs e o vai-e-vem dos barcos, entre outras fofuras. Têm até um mall chamado West Indies.

St. Maarten

Marigot
Marigot

St. Maarten

Feirinha
Feirinha

No lado holandês, o centrinho de Philipsburg, que fica pertinho do porto, é uma delícia para caminhar; foi ali que encerrei meu dia de passeios pela ilha: tem uma feirinha legal e uma promenade bem legal, entre a areia da praia e as lojinhas mil apinhadas dos dois lados das ruas estreitas.  Caminhar pela Old Street é programa legal.

St. MaartenSt. MaartenSt. MaartenSt. MaartenSt. MaartenSt. Maarten

Para quem for tomar as vans que fazem o trajetinho das praias (Maho e Orient são as mais procuradas) vale o alerta para ser firme na negociação com os taxistas: turistas reclamam eles dizem um preço na subida na van e exigem outro valor (maior, é claro) quando chegam ao destino. O serviço de “water taxi”, que por 7 USD te deixa fazer viagens ilimitadas, é muito mais legal mas também muito mais limitado (não chega às áreas e praias mais distantes).

St. MaartenSt. MaartenSt. Maarten

Para quem fica na ilha por mais tempo, vale saber que a badalada St. Barths e a diminuta Anguila ficam, literalmente, “logo ali” em St. Maarten. Leva-se menos de uma hora em barco para chegar em qualquer uma delas, o que permite bate-e-voltas interessantíssimos se alguém quiser variar os cenários.

 

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

42 Comentários

  1. Mari, vamos fazer esse itinerário com o Allure em outubro, estou adorando suas dicas. Duvida: da para ir a Maho ver os aviões e (antes ou depois), ir a Orient Beach?
    Obrigada, Fernanda!

    • Oi, Fernanda! precisa ver certinho qual a duração da sua escala em St Maarten. Mas, se for longa igual à minha, dá pra fazer as duas coisas com folga (fiz as duas e ainda mais todo esse monte de outras coisas que conto no post 😉 ). Eu sugeriria ir primeiro à Orient Beach curtir a manhã todinha de praia, depois ir a Maho ver os aviões grandes chegarem e, de lá, passar no centrinho para ver lojinhas e a Promenade, antes de voltar para o barco 😉

  2. Perfeito Mari! Estarei com minha filha de 3 anos e o marido. Acho que a escala é longa sim. Outra duvida: tem van fácil disponível para ir de Orient Beach a Maho? E de Maho pro centrinho? Obrigada!

    • Fernanda, a maior oferta de vans se concentra para ir do porto para qualquer outro lugar. Para se mover de uma praia a outra ou das praias ao centro, às vezes demora um pouquinho, já que há muita gente se deslocando e nem sempre a oferta de vans é suficiente. Mas funciona, só é preciso paciência. Outra opção, se estiverem com o tempo mais corrido, é fechar com um taxista para fazer todos os trajetos com vcs – como vcs estarão em 3, os preços devem ser até semelhantes. Mas deixe para pagar somente no final, é claro – seguro morreu de velho 😉

    • Jamisson, até dá, mas não tem estrutura própria (ainda) para isso. Algumas avenidas são largas, a paisagem é linda, mas não vi nenhum trecho de ciclovia por lá, não – nem postos de aluguel de bike.

  3. Mari,
    Gostaria de alguns conselhos seus. Estou indo para o carnaval de 25/02/14 a 04/03/14 e pretendo ir a StBarth e Anguila, como voce mesma sugere. Como posso fazer?? Compro as passagens lá ou aqui no Brasil? É melhor ir de Ferry ou de avião? Sabe os preços? Mais alguma dica interessante?
    Aguardo informações.
    Obrigada

  4. Mari, adorei o post! Embarcaremos dia 2/03/14 no Allure para fazer o seu roteiro. Somos um casal e filha de 9 anos.
    Em Nassau a parada é pequena, daí escolhemos o tour que vai ao Atlantis. Tem outra coisa interessante para fazer? Ou é furada? Ainda não pagamos, o prazo é até 25/02.
    Em St Thomas tb faremos um city tour pelo navio, parando em Charlotte Amalie no final, para compras. Tem ideia se o preço vale a pena para comprar bolsa, jóia (conhece alguma loja de confiança?) maquiagem e relógio?
    Em St Maarten estaremos por nossa conta. Pensamos em ir a Mullet Bay e depois Maho Beach (quero tirar a foto com os aviões rsrs). Sabe onde podemos almoçar por lá?
    É melhor pegar um taxi em cada praia ou ficar com um à nossa disposição?
    E é fácil free wifi nas ilhas? Não vou pagar US$ 99 o pacote de internet.
    Obrigada

    • oi, Monique! Aqui no blog tem vários posts exatamente sobre essa viagem que fiz em agosto do ano passado: Nassau, St. Thomas, St, Maarten. Vc deu uma olhadinha neles pra ver as sugestões de programas? em todas as paradas é fácil contratar táxis e passeios por conta – que costumam sair bem mais barato que os preços cobrados no navio, ainda mais para uma família com 3 pessoas. O Atlantis acho que é uma boa para quem vai com criança, tem boa infra. Mas tem também prainha publica logo ao lado, gratis, e bem gostosa (o táxi sai 4 dolares por pessoa). St Thomas é muito procurada para jóis, sim. O negócio é bater perna na rua principal até encontrar algo que te agrade. Tem lojas de marcas desconhecidas a de luxo, tipo Cartier – e em Nassau também. Wifi gratis não é tão fácil nas paradas, não, infelizmente; tem que procurar mesmo um restaurante ou café que o tenha. O único local fácil que tinha free wifi era o porto de Nassau. Contratar os taxis pra ir e voltar dos pontos de interesse é fácil, abundante, em quase todos os locais. A vantagem de ter um à disposição de vcs três é já fechar um preço pelo dia todo e ter liberdade pra ir de um lugar pra outra a hora que quiser, sem esperas.

  5. Mari, qual seria mais ou menos o horario de volta do cruzeiro, pois temos um joga de basquete pra ir, queremos saber se vai dar tempo de ir nos dois?
    brigadoo

    • Fabio, esse horário não é fixo e pode mudar de uma semana pra outra por diversas razões diferentes. Quando eu fiz, deixamos St Maarten às 16h. Mas, como eu disse, esse não é um horário fixo; é uma estimativa. Dá uma olhada no seu itinerário especificamente, no site da companhia, com a sua data de saída, pra ter uma ideia melhor.

  6. Oi Mari, adorei seu blog… eu vou fazer essa viagem agora no final de maio… vc sabe me dizer se onde o navio atraca não tem praia para vc ficar?? sempre temos que pegar o taxi para ir até alguma praia?? Em st marten e st thomas qual seria a melhor praia para ficar tranquilo com guarda sol e cadeiras curtindo a praia?? Obrigado, beijos.

    • Oi, Carolina. Onde o navio atraca não é próprio para banho, não. Tem que pegar um táxi aquático ou terrestre pra ir pras praias mais legais. As praias que eu te recomendaria tanto em St Maarten como em St Thomas são mesmo essas praias que eu recomendo aqui neste post (Maho e Orient) e no post sobre St Thomas 😉

  7. Olá Mari, primeiramente parabéns pelo post. Vou fazer o Allure com o mesmo roteiro do seu, porém estamos indo em 10 pessoas, você acha que é fácil conseguir uma van que fique a nossa disposição para fazermos um tour pelas praias em St Thomas e St Marteen?
    Muito obrigada, beijos.

    • Michelly, não tenho informação específica sobre isso porque não usei esse serviço. Mas a oferta de carros ali é grande, talvez seja mais questão de negociar bem com um dos motoristas na hora. Outra opção é reservar com antecedência um carro com motorista que já esteja esperando por vcs no porto; mas nesse caso, sorry, não tenho nenhuma empresa específica para recomendar :/

  8. Alô, muito bom seu blog ! Ajuda mesmo a pensar o que vale a pena fazer 🙂 A minha dúvida seria no valor razoável que se pode conseguir com os taxistas para dar a volta á ilha como voce´fez, lembra do valor ? Será pago por pessoa sim ? porque vamos 4 pessoas e eu gostaria de estar preparada para nao ser enganada 😛 OBrigada e bjos

    • Oi, Sara! Não lembro exatamente quanto foi, porque já faz um ano; eles normalmente já têm um preço fechado de tabela, mas vale negociar em cima dele. E o valor tem que ser acertado pelo dia e pelo carro, não por pessoa. Afinal, levando vocês quatro, o motorista terá as despesas de tempo, trabalho e combustível apenas uma vez, já que todos viajarão juntos todo o tempo.

  9. Mari, vou em agosto com o MSC Divina com meu marido, estou com medo da língua, me viro bem com um ingles beeeeeemmmmm fraquinho? rsrsrsrs

    • Oi, Cris. Com um inglês básico dá pra se virar no navio, sim. Aproveite e procure logo no primeiro dia pelos tripulantes brasileiros ou que falem português – sempre tem alguém – caso você precise de alguma ajuda extra com o idioma ao longo do cruzeiro.

  10. Oiie Mari.
    Também vou fazer este itinerário no Allure, final de setembro.
    Em ST Marteen, dá para sair cedo de barco para St Barth e voltar a tempo de tirar umas fotos em Maho? Teremos 9h disponíveis.
    Bjs

  11. Oi, Mari. Vou em dezembro pela Costa Cruzeiros. Em St. Maarten ficaremos apenas de 13h a 18h. Quanto tempo de taxi levou do porto até Maho? Quremos ir pra lá!
    Beijos e obrigada!

  12. Olá Mari,

    Estamos indo, meu marido eu , em 21 de fevereiro no MSC Divina, e a primeira escala é em ST Marteen. Você lembra de valores aproximados dos táxis para ir a Orient Beach, Maho Beach e centrinho? Parabéns por suas informações. Muito objetivas. Velu pelas dicas.
    Rosamaria,

    • Rosamaria, não lembro exatamente. Mas saía bem barato se vc tomasse uns taxis compartilhados (tipo van) com outros passageiros. Outra opção boa é já fechar todos os passeios com o mesmo taxista (mas só pagar no final, é claro).

  13. Olá Mari, tbm adorei suas Dicas. Irei com minha esposa no Allure agora em Março. Então Maho é interessante apenas para tirar fotos dos Aviões. Para curtir uma praia, com boas bebidas melhor ir para Orient pela manhã? Vc indicaria alguma outra praia boa para se banhar?
    Abraços,
    Jonny Lourenço

  14. Oii Mari…quero viajar pra lá em março…pretendo me hospedar no Riu…não falo inglês …só espanhol…você acha que vou ter dificuldade de comunicação na ilha?

  15. Oi Mari,
    Estarei indo agora em dezembro num cruzeiro com Harmony e ficaremos de 8:00 as 5:00, nessa parada. Adorei suas dicas. Somos um grupo de 7 pessoas. Vc tem algum contato de lá que faça um mini tour pela ilha ou só dá para contratar lá? Quais as praias boas para um banho legal?
    Abcs

    • Simone, as minhas dicas são essas que estão no post mesmo. Não tenho contato para tour, infelizmente; a melhor pedida eu ainda acho que é fechar com um táxi lá na hora. As praias mais legais para banho estão todas do lado francês.

1 Trackback / Pingback

  1. Saint Martin | MariCampos.com

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*