A gastronomia tailandesa está em alta no mundo, e com razão: seus pratos, além de extremamente exóticos e saborosos, têm sempre imenso apelo visual. As frutas são sempre minuciosamente entalhadas e chamam atenção também pela variedade de suas espécies – como a dragon fruit, branca com pontinhos negros, de textura semelhante a um kiwi e sabor muito mais leve e delicado. A oferta de tipos e formatos que não conhecemos por aqui é incrível – e são todas deliciosas, inclusive as de aparência esquisitíssima. Mas os pratos tailandeses são mesmo um caso à parte, com uma confluência de cores, sabores, temperos e texturas de jamais cair no esquecimento. Aliás, o destaque internacional da thai food é tanto que Ministério da Educação Tailandês criou até uma selo de garantia, em parceria com a escola culinária do hotel Oriental em Bangkok, para fornecer certificação concreta e confiável às centenas de chefs que viajam anualmente ao país atrás de especialização.
Os pratos mais degustados pelos visitantes são o curioso e delicioso arroz frito (acompanhado de camarão, frango, carne, porco ou um pouco de tudo), os noodles, a sopa de frango e a salada picante de papaya verde. Condimentada por excelência, a comida tailandesa jamais deve ser solicitada com a observação “spicy, please” – o que vem para quem pede spicy food na Tailândia é tarefa para poucos; os olhos ficam sempre marejados e não há Singha Beer que resolva o seu problema. Mas seus pratos são bonitos e saborosos seja no mais hypado restaurante ou na barraquinha da Kao San Road, frequentadíssima por turistas do mundo inteiro.
Além de tantas misturas e temperos, é curioso notar também que o café, antes ignorado pela maioria da população, virou uma paixão nacional nos últimos cinco anos, especialmente após a inauguração da primeira loja da rede Starbucks no país – cujas filiais atualmente pipocam pelos quatro cantos de seu território. Hoje, o chá tão apreciado pelos tailandeses perde cada vez mais terreno para o café, que virou até ingrediente dos novos pratos da cozinha tailandesa, sobretudo nas sobremesas.
Hahahahahahahaha, adorei essa tua síndrome!
Show as dicas, queri… e que bom que tu gostou do vídeo 🙂
Bjão, Diogo
Mari Campos,
Antes cuando se pensaba en comida, se pensaba en comida. Agora cuando se piensa en comida, se piensa um pouco en Os Destemperados.
A você não le pasa?.
Hablando de comida adoro la oriental y también la picante.
Beijos.
Carmen
é verdade, Carmencita: os destemperados mudaram o modo de todo mundo encarar um prato de comida! 😉
A dragon fruit aqui se chama “piaia”. acho uma fruta bem bonita, mas bastante sem graça.