Da minha coluna de hoje no Jornal de Itatiba:
Portugal sempre me encanta. Na verdade, eu tenho alma portuguesa também por parte do meu avô e sempre me sinto em casa nesse adorável país europeu. Estive ali pela primeira vez em janeiro de 2001, antes do euro entrar oficialmente como moeda em circulação – bons tempos dos escudos, em que o país era baratinho, baratinho até para brasileiros. Depois, passei rapidinho em 2004 e estava há tempos morrendo de vontade de voltar.
Estou aqui, em terras portuguesas, e feliz da vida. Mesmo em tempos de euro, Portugal continua sendo um dos países mais acessíveis do velho continente: acessível pelos bons preços, belas boas estradas e ótimo sistema de transporte público, pela língua tão familiar, pelo povo hospitaleiro e pelos excelentes hotéis e restaurantes.
Nessa nova incursão portuguesa conheci, finalmente, um pouco do norte do país. Só um pouco – e, claro, percebi que preciso voltar urgentemente para conhecer mais e melhor. Fiquei encantada com a cidade do Porto. Eu tinha estado ali antes, acredite, apenas para uma conexão, no aeroporto – que desperdício! Dessa vez, fiquei seis dias por ali, entre passeios e andanças pela cidade e fugidinhas para cidades deliciosas nos arredores – Aveiro, Braga e a linda Guimarães (alias, viajar ida e volta, em confortáveis trens, para qualquer uma dessas cidades custa apenas 4,30 euros).
Porto foi feita para caminhar: suas melhores atrações estão concentradas no centrinho, da livraria Lelis ao café Majestic, da Sé às ladeiras da Ribeira. E para degustar o mais doce néctar do país, basta cruzar a ponte Luís I e, na avenida que beira o Douro em Gaia, visitar as cavas de vinho do Porto.
Mas isso ja eh assunto para outro post 🙂
Mari, adoro seu blog mas essa é a primeira vez que comento. Eu estive em Porto por 3 dias faz pouco tempo e me encantei pela cidade. Achei um lugar super romântico e apaixonante. E boa também para apaixonados. E o sotaque português então, nem se fala! Já quero voltar e fazer como vc: ficar mais tempo! Bjs!
Oi, Dany, obrigada pela visita! Tomara que vc possa voltar logo pra Portugal (e pro Porto); e que vc continue, tambem, aparecendo por aqui :-)))
No Porto, podemos ir comer frutos do mar e peixe no Norte, em uma área chamada de Matosinhos.
Oi Mari, assim como a Dany, gosto muito do seu blog! Apesar de ser a primeira vez que venho comentar, o sigo há algum tempo.
De todas as cidades ue visitei quando estive em Portugal, nenhuma me encantou mais do que Porto. Talvez isso seja influência de BH, a cidade onde eu moro. Consigo ver coisas muito parecidas entre elas: as duas são capitais importantes, mas ainda mantêm a calma de uma cidade não cosmopolita! Gosto dessas “meio-metrópoles” por elas serem assim: agitadas e leves ao mesmo tempo!
Abraços!
VOOS BARATOS, sim, Matosinhos eh territoria dos otimos restaurantes de pescados e frutos do mar. Mais uma das delicias do Porto…
JU, sabe que eu tambem adoro as “meia-metropoles”? 🙂
Oi Mari! Tudo bom? Nossa, to adorando teu blog…E eu acho que ele caiu do céu mesmo!
Mari, eu e meu marido estamos pensando em passar um tempo fora, nosso destino seria França, mais precisamente Paris, mas estamos bem perdidos principalmente quanto a trabalho e moradia…
Onde eu poderia buscar informações, dicas e ajuda a respeito?
Desde já te agradeço.
Um abraço!
Como português sinto-me sempre muito feliz quando estrangeiros fazem comentários tão favoráveis acerca de Portugal. Se bem que, para nós, é um pouco difícil considerar os brasileiros como estrangeiros! Mas deixe-me retribuir a sua apreciação dizendo com a maior sinceridade que o Brasil é o mais belo país do Mundo, de que nunca me canso apesar das várias visitas. E não é só pelo clima ou paisagem, é também pelas pessoas. Vocês são inigualáveis na forma de receber, fazem-nos sentir como família!
Juan
JUAN, obrigada pelo comentario tao simpatico! Eu acho mesmo, sinceramente, que brasileiros e portugueses tem muito em comum.
GRAMPOLLA, acho que o melhor blog sobre Paris eh o conexaoparis.com.br. A Maria Lina eh uma brasileira que vive ha anos e anos na cidade e sabe de tudo.
Muito obrigado pelos belos artigos que escreve. são de muita valia e muito bem escritos.Não conhecia nada sobre o Porto e fiquei fascinado.
Você está entre meus blogs favoritos