Today’s Travel Quote: A good traveler has no fixed plans and is not intent on arriving – Lao Tzu
O NYT postou hoje um tema interessante, que ja anda mesmo ha um tempo permeando o imaginario e as enquetes de sites de viagem: quando vc viaja, o que te acompanha? guias impressos de viagem ou informacoes que vc coletou em blogs, sites de viagem ou revistas eletronicas? Do Trip Advisor aos nossos amados blogs de viagem, ‘e verdade que as informacoes de viagem e turismo on line dominam mesmo nosso cenario na hora de planejar a trip: nada como poder ler um depoimento detalhado de alguem que realmente se hospedou naquele hotel, que realmente comeu naquele restaurante, que visitou aquela atracao X num dia chuvoso e ainda assim achou legal…
Mas, por outro lado, sinto pessoalmente um prazer imenso em entrar numa livraria e folhear guias de viagem, “namorar” bastante alguns deles ate me decidir por um e leva-lo comigo, nem uque seja em informacoes copiadas para meu precioso caderninho ou paginas xerocadas no meio da minha papelada de viagem.
E vc? Planeja sua viagem utilizando somente elementos online ou ainda valoriza bastante elementos impressos, de revistas a guias?
Pra ler a materia toda e refletir, aqui.
oi, Mari!
Eu uso os dois, com o mesmo grau de importância! Levo guias impressos das cidades q vou ficar mais tempo e coleto informações na web tanto para essas cidades qto para as q vou ficar menos tempo, ainda compro revistas de viagem q muitas vezes unem os dois, pois são impressas e têm depoimentos de quem já foi lá.
Sou perfeccionista e qto mais detalhe eu puder obter de um lugar, melhor pra mim. Saio daqui com um monte de papéis, mapas, caderno com dicas, guias impressos, etc…mas acho q é um peso fundamental q faz minha viagem ser como eu gostaria q fosse e evita a maioria das roubadas!
saudade de vc!
beijo gde
Olha, até é legal ler os sites e tal mas tem hora que vc precisa de um livrinho impresso, acho legal ir até a papelaria e comprar um livrinho e incluir nos gastos de planejamento =)
Sempre tem um mapa legal
Mari, acho que os dois também, um completa o outro. O guia impresso pra mim precisa ser bonito e com fotos legais, mesmo que a informação não seja muito detalhada em termos de hoteis e restaurantes. Mas ele abre o apetite para a viagem e na volta pode ser relido com prazer. Fora que cada vez que vc passa pela sua estante e vê aqueles títulos todos, lembra o quanto vale a pena ir trabalhar numa quarta feira de cinzas, por exemplo. Na internet eu busco a informação mais imediata e precisa, qual é o hotel que está bacana, qual o restaurante que vale a pena. E centenas de alfinetinhos no google earth, para orientação in loco. é isto.
Olá!
Eu aproveito o melhor que os 2 tem a oferecer. Pesquiso bastante online, mas não dispenso livros impressos. Mandei buscar 3 livros o Rick Steves há pouco tempo, e pretendo fazer um “caderno de recortes” com cópias das páginas mais importantes para as viagens que eu for fazer.
O que não tiver nos livros, sites de viagem complementam.
Oi Mari!
Tb acho que ainda há espaço para os dois! E são mtas as vezes que eu pego um site legal e imprimo o conteudo que me interessa..ou seja: virou um guia impresso! 🙂
Mas realmente acho que com iphones e ipads da vida, vai ser cada vez menor a necessidade de se ter guias impressos…tudo leva a crer que isso eh o futuro! So falta agora todo mundo ter um iphone e cia! rsrs
Uso os dois claro!!!
Tenho um monte de guias em casa e é quase impossível ir a livraria e nao ficar namorando a parte de turismo!
Enquanto estou pesquisando…vou nas informacoes na internet…em sites oficiais das cidades, blogs, foruns etc…
Beijos,
CarlaZ
A primeira coisa que faço é fuçar na Internet. Entro em sites oficiais, visito alguns blogs, pesquiso fotos. Mas nunca, nunquinha viajo sem um guia impresso oficial, desses dos bons, consagrados! Nem que seja, como você falou, fotocopiando partes dele. Aliás, o mercado editorial brasileiro de guias de viagens cresce vertiginosamente como já revelaram várias reportagens por aí. Adoooro! =)
Mari,
Eu adoro comprar guias de viagem, fico horas em livrarias olhando. Da última vez comprei 5 de uma só vez. Mas também olho tudo na internet: sites oficiais da cidade, blogs, revistas eletrônicas. Também assino revistas e procuro as antigas quando defino algum destino. Mas na hora de levar, carrego o guia impresso e algumas informações coletadas na internet, bem resumidas. E todo o resto levo digital, para acessar no celular, palm ou computador.
Assim que escolhemos o destino, eu faço uma pesquisa por todos os meus blogs favoritos. Releio todos os textos daquele tema, anoto as dicas e faço perguntas pentelhas =P. Depois consulto algumas revistas antigas. Por fim dou um pulinho na livraria e compro algum guia que no final da viagem fica na pratileira bem bonitinho. (Faço coleção de guias de viagens) 😀
Eu uso os dois… começo com o online e depois vou nos guias.
O legal é que aqui no canada tem guia de viagem na biblioteca, dessa forma eu sempre tento pegar varios (maximo 3 do mesmo tema) e começo a ler e misturo tudo xerocando 🙂
bjs
Acho q depende da viagem e do destino. Há destinos inundados de informação – nestes em geral, um bom guia de viagens é suficiente, mais sua checada dos lugares exatos q quer visitar. P/ destinos mais complicados, com pouca informação na rede, acho preferível ter toda e qualquer informação disponível – e aí blogs, trip advisors da vida e afins são fundamentais.