O estrangeiro e o caseiro


Hoje saiu um texto ultra polêmico no Times. O título já chamava a atenção por si só: turistas britânicos evitam a Espanha porque o país “já não é mais estrangeiro o suficiente”.

Segundo o texto, a proliferação de pubs e restaurantes com estilo britânico nos resorts e destinos do litoral espanhol – como Benidorm e Torremolinos – estão afastando os turistas britânicos do país porque os mesmos não consideram mais o país “exótico” como antes.

Há inúmeros bares espanhóis com nomes como Billy´s ou Harry´s com atmosfera puramente “pubista” (sorry, não resisti rs) que querem cativar os turistas para pints e mais pints, sobretudo em dias de jogo, com grandes telas para exibir as partidas.

Segundo a agência virtual sunshine.co.uk, os britânicos estariam mais interessados, atualmente, a visitar lugares que se parecessem muito pouco com sua própria casa. E o escritório de turismo espanhol realmente confirmou que o número de turistas britânicos no ano passado no país caíram 15% em relação a 2008.

Acho a queixa dos britânicos exagerada – não morei na Espanha por muito tempo mas conheço bem o país para poder afirmar que, na minha opinião,o país continua pra lá de autêntico. Mas esse é um tema que me intriga: se os britânicos, por um lado, estariam, teoricamente, “fugindo” dos fish&chips e pubs espanhóis, porque os brasileiros ainda curtem TANTO frequentar bares e restaurantes de apelo brazuca mundo afora ao inves de buscar outras opções, digamos, mais autênticas dos lugares visitados?

Juro que nunca entendi.

Today’s Travel Quote: Do not follow where the path may lead. Go instead where there is no path and leave a trail – Ralph Waldo Emerson

10 Comentários

  1. Eu penso que a costa espanhola está saturada, mas por sorte ainda pode encontrar lugares lindos e quasi autênticos sobre todo em o interior e algums em a costa. Eu conosco.

    Para algumas pessoas é cansativo ir sempre ao mesmo lugar. É lógico!!!

    Um saludo
    Carmen

  2. Um chute: pelas pessoas que conheço, sinto que os brasileiros são mais saudosistas. Os europeus são mais independentes e os brasileiros são mais apegados, sentem mais falta dos amigos, do clima do país, da energia.

    Acho que é uma questão cultural mesmo. Apesar das mil sátiras e irnonias, os brasileiros dão muito valor ao que têm. O problema é que fazem isso com uma grande frequencia quando estão longe…

    Beijos!

  3. Ola,o dos ingleses nao é só a crise, eles como os alemaes, ja têem bem vista a cidade, e a Generalitat sabe. Agora mudaram o nome da agencia de turismo: Turisme en Barcelona para Turisme en Catalunya, já que os dois juntos sao responsáveis por 30% das visitas….
    O grande filao, futuro, do mercado somos nós, as BRICs, Brasil, Russia, India e China….ao menos o que passam os professores da Uni de Turismo de aqui é que estao mais preocupados com os chineses e os indios que conosco 🙁 algo que temos que remediar. 🙂
    Desculpa se escrevi muito, mas me empolguei…
    um abraço,
    Felipe

  4. Felipe,
    Turisme de Barcelona é um consorcio. Turisme de Catalunya é outro. Agora seu nome é Agència Catalana de Turisme (ACT). Turisme de Barcelona tem que ver com o ajuntamento da cidade e Agència Catana de Turisme com a generalitat, ainda que os dois são ums “consorcios” de diferentes organismos públicos.
    Um saludo
    Carmen

  5. Ai, finalmente consegui matar a saudade do seu blog. 🙂 Rapaz, dizer que a Espanha está muito britânica é um exagero. Aqui tem vários pubs e resorts e tal, mas daí a falar isso… Daqui a pouco vao dizer que está também muito indiana e turca. 😛 Uma das coisas que eu amo aqui na Espanha é exatamente a ‘espanholice’ espanhola. Que é apaixonante!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*