Nunca fiz o cruce completo dos lagos, de Puerto Varas a Bariloche, infelizmente (dizem ser um dos percursos de viagem mais lindos do planeta). Mas dessa última vez em Puerto Varas, tive o prazer de fazer a travessia a Peulla, um passeio que, reza a lenda, tem sido cada vez mais procurado pelos brazucas (em Puerto Varas, dá pra comprar o passeio com a Turistour ou dá pra comprar online com a Cruce Andino)
Saindo de Puerto Varas, a primeira parada é nos lindos Saltos de Petrohue (acima).
Depois, Lago de Todos os Santos (ou Esmeralda) com essa cor INCRÍVEL pra tomar o barco responsável pelo cruce.
E então começa o desfile de paisagens embasbacantes, que dura 1h50, até chegar a Peulla. Uma sequência impressionante de vulcões, cerros, cordilheira, cachoeiras.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
A maioria fica dando voltas na parte externa do barco sem saber exatamente onde se deter, porque TUDO parece igualmente lindo.
Até os pequenos ficam malucos!
E então a gente chega ao portinho de Peulla.
Ali, os passageiros se dividem: tem gente que segue dali no cruce até Bariloche, gente que vai pernoitar ali e gente como eu que tava só a passeio. Quem quer comprar passeios locais compra diretamente ali, no porto, com um pessoal super atencioso (e que fala português). Senão, basta explorar o vilarejo.
Passeios de barco, cachoeiras, trekking, passeios em 4×4, tirolesas, picnic, atração ali não falta. Dá até pra sentar e ficar só admirando tanta beleza.
Fala sério: eu tive uma sorte dos deuses de pegar um dia estupendo como esse para a travessia, não???
Pra quem dorme ali, as opções são o centenário hotel Peulla e o belo hotel Natura, ambos de propriedade da família do simpaticíssimo Don Alberto, que está sempre no restaurante, na recepção, nas redondezas, checando se está todo mundo feliz e contente. Gracinha mesmo. Os restaurantes dos hotéis são também a única opção de alimentação em Peulla, porque o pueblo é minúsculo. Tem gente que leva picnic – o que não falta ali é espaço pra isso – mas eu encarei o almoço no Hotel Natura e foi absolutamente delicioso (um perfeito salmão na manteiga negra, por sinal).
Óia o povo empolgado na Tirolesa do véu da noiva!
E o passeio no 4×4 que entra no rio, sucesso absoluto entre a garotada:
Fazendo o passeio de um dia, a gente fica por 4 horas em Peulla – como é pequenininha, dá tempo de passear bastante e comer tranquilamente. No fundo, Peulla é uma fofura mas o lindo mesmo dessa viagem é o ir e vir pelo lago, com tantos vulcões no caminho, tantas cachoeiras. Você embarca de volta a Petrohue feliz da vida, sabendo que mais 1h50 de belezas estão pela frente.
Fabuloso passeio.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Mari, assino em baixo!
Fiz esse passeio há três anos e tenho guardado como uma das experiências mais agradáveis numa viagem.
É lindo, é tranquilo, é revigorante!
Parabéns e obrigado pelo relato. Foi uma delícia relembrar e sentir vontade de voltar…
Jr.
E vc sabia que fazer o passeio assim por partes sai muito mais em conta? Eu não fiz o Cruce inteiro, do Chile fui até Peulla e do lado argentino fui até Puerto Blest. E gastei muito menos que a travessia completa… Mas Peulla é realmente lindinha…
Grande lembrança, Carla! Fazer metade do passeio em cada país, além de tudo, ainda sai mais barato 🙂 (se bem que a ideia de pernoitar em Peulla pra fazer o cruce completo também me agrada)
Oi Mari!
Pelo que vejo vai ser difícil esquecer essa viagem, a cada dia você me faz revivê-la. Peulla é o paraiso! A união da natureza e da paz ou a paz da natureza…
Oi Mari,
Fiz este passeio em 2008, mas estava nublado, mesmo assim a cor da água é impressionante. Eu reservei pela Turistour aqui do Brasil mesmo, pelo site. Foi bom porque teve reajuste da tabela e eu paguei o valor acertado por e-mail.
As fotos estão lindas!
Olá, descobri seu blog pesquisando sobre Bergen. Dai acabei lendo outros posts também incluindo este da travessia porque não conhecia ainda e agora já estou com vontade de fazer. Tenho um blog de viagens também com informações e dicas de países da Europa. Agora vou postar sobre o Marrocos, minha última viagem. Se quiser, passe por lá para dar uma olhada.
Um abraço
Valéria
http://foradomapa.dimambro.com.br/
Olá,
gostaria de saber com é a volta do passeio, de barco ou van, e o retorno já vem incluso no preço do passeio,
antecipadamente agradeço a atenção,
Cesar.
Olá,
gostaria de saber com é a volta do passeio, de barco ou van, e o retorno já vem incluso no preço do passeio,
antecipadamente agradeço a atenção,
Cesar.
Cesar, vc compra cada um dos trechos da travessia avulsamente. Se vc clicar nos dois links citados no post, vc confere as infos e preços direitinho.
Olá Mari,
Sabe informar o valor do passeio 4×4? Qual a empresa devo procurar para fazer os passeios em Puerto Varas?
Lica, os preços certamente mudaram muito desde que fiz a travessia – como vc pode ver, o post já tem mais de dois anos. Procure em Puerto Varas (ou antes mesmo, via internet) qualquer uma dessas duas empresas que estão linkadas logo no começo do post, que foram as que usei.
Olá Mari!
Estou planejando ir em dez/13. Pretendo ficar 4 dias (chegada 19, partida em 24) inteiros hospedada em Puerto Varas, e fazer alguns dos passeios sugeridos.
Você esteve por lá neste período? Estou, pra variar, pensando no clima. Frio moderado nesta época?
Obrigada,
Ana Silvia
Oi, Ana. Quando eu fiz, em novembro de 2010, peguei calor. E em dezembro de 2008 também. De usar manga curta mesmo – talvez os muito friorentos precisem de um sueterzinho.
Obrigada Mari….De todo modo, pelo que li, nos pés botas ou tênis, certo? Deixarei as sapatilhas para Santiago do Chile…para onde pretendo ir depois.
Aproveito para te dizer, que as postagens sobre a região estão ótimas. Meu dilema agora é escolher o hotel…Reservei o Solace e Gran Hotel Colonos Del Sur. Estou doidinha por um quarto de frente para o lago! Não sei qual escolher…
Desculpe-me por postar o assunto dos hotéis aqui, já que li os comentários sobre o hotel em outro lugar…Mas acabo me perdendo ….
Ana Silvia
Bota acho exagero, Ana. Só se vc for subir até a parte da estação de ski, que costuma ter neve no topo mesmo no verão (mas daí só o teleférico funciona). Tênis é mais que suficiente; e ajuda pra vc caminhar e aproveitar. O Colonos del Sur tem mais quartos com vista para o lago. Mas fiquei no Solace em 2010 e achei o hotel uma graça.
Blza Mari.Também estou pendendo mais para o Solace….Pelo que vi nas fotos ele está mais no centro da cidade.
Ana Silvia
Acabei de fazer check out. O Hotel fica bem no centro, os funcionarios sao excelentes. Recomendo o hotel Solace.
Boa noite, Ana!
Estamos viajando para Santiago em Julho, porém queremos sua opnião qto este passeio, pois estamos pensando em fazê-lo completo e ficamos pelo menos 2 dias em Barilhoche. Vc sabe dizer se pode, ou é como “pacote” tem dia para ida e volta?
Abraços!
Rosana.
Desculpe…rsrs é Mari…coloquei Ana! rsrs
bjs
oi, Rosana. Pode, sim. Você pode comprar o pacote tradicional, que inclui uma noite de hospedagem em Bariloche, extender a hospedagem em Bariloche para mais noites ou, como eu fiz, até nem chegar ao lado de lá 🙂 Entre em contato com as empresas que fazem o roteiro (Turistour e Cruce Andino, linkadas no texto do post) para ver preços e opções que dão mais certo pra vcs.
Fiz a travessia completa, de Puerto Varas a Bariloche, em janeiro deste ano. Realmente é excelente. Oportunidade de descansar e contemplar ambientes dos mais lindos que já vi. Pernoitamos em Peulla, de frente para uma paisagem deslumbrante. É verdade que tivemos um stress na chegada a Peulla, por falta de informação da empresa de transporte (que não disse que só um dos 2 hoteis da vila estava funcionando, por causa de obras), mas superado isso, valeu cada instante. Como tivemos uma parada de umas 2:30 em Puerto Alegre, para esperar a outra balsa chegar, pudemos dar uma volta – “de grátis” – num bosque de arrayanes da área, o que nos poupou tempo e dinheiro de uma visita típica em Bariloche: Isla Victoria. O guia nos disse que não valia a pena, pois seria o repeteco do que vimos na travessia. Enfim, recomendadíssimo!
Fiz o passeio ate a Peulla e realmente vale a pena, o visual é maravilhoso!!! Dificil descrever tanta exuberancia!
Uma dica importante é nao ir de roupas escuras no verão pq existe uma quantidade enorme de insetos, uma especie de mutuca, chamada de ” tábano” . Esses insetossao atraidos pelo azul escuro e preto.
Fora esse problema, o passeio foi demais!!!
Olá!! Vou alugar um carro e gostaria de saber se consigo fazer esse passeio de barco sem comprar o pacote…
Outra coisa, saindo cedo de Puerto Varas, consigo passar pelos Saltos, fazer o cruce de barco até Peulla e fazer o passeio 4×4 lá? Dá tempo de voltar pra Puerto Varas no mesmo dia??
Thaís, vc passa obrigatoriamente pelos Saltos para pegar o cruce a Peulla. Se sair cedo, dá tempo – mas vc certamente chegará tarde de volta a Puerto Varas (eu fiz o passeio todo em um dia). Vc pode tentar comprar o cruce lá, na hora H, no píer mesmo; mas é comum que o barco esteja lotado.
Oi Mari Campos. vou para puerto varas , alugarei um carro como a thais .. darei a volta nos lagos andinos e queria incluir este passeio ate pleura.. tem lugar seguro para deixar o carro ? ir e voltar a puerto varas no mesmo dia?
Nicole, não sei quais seriam os custos, mas você pode deixar o carro no estacionamento do hotel Petrohué, que fica justamente em frente ao ponto de partida do barco que faz a travessia a Peulla. E, sim, mais uma vez, eu fiz esse passeio indo e voltando a Puerto Varas no mesmo dia.
Ola Mari Campos. Irei em Out/2015 fazer um passeio de moto e no retorno para Osorno gostaria de voltar de Bariloche por este caminho, Bariloche, Puerto Bless, Puerto Alegre, Puerto Frias, Passo Vicente Peres Rosales ( Fronteira ) Pangue, Peula a Petrohué e devolvendo as motos em Osorno.
Pergunta: Faço o trajeto de Bariloche a Petrohue em 1 ou 2 dias, pois estou de moto e sei que tenho 3 balsas para travessia e estou de moto. E se você sabe os horarios da balsas?
Obrigado
Não sei os horários das balsas, infelizmente. Mas a maioria dos hotéis na região sabe, acho que bastaria vc entrar em contato com qualquer um deles solicitando orçamento e esta informação. Eu sugeriria fazer o trajeto em dois dias – acho mais viável e tranquilo, e você também aproveita mais a bela região.
Olá Mari,
Estou buscando informações sobre como aproveitar melhor o trajeto Puerto Varas > Bariloche.
Vi que tem ônibus direto, porém gostaria de conhecer alguns locais indicados como Lago de Todos los Santos, Saltos del Petrohué (rafting) e aproveitar a tarde em Peulla para somente depois partir para Bariloche de lá, sabe se é possível? ou quem vai para Bariloche quando chega em Peulla tem que partir imediatamente?
Obrigado e excelente relato
Oi, André. Não, não é necessário partir imediatamente, não; vc pode até dormir em Peulla, que é algo que muita gente faz. Mas se quiser partir no mesmo dia, os ônibus geralmente saem lá pelas 3 da tarde. Os Saltos de Petrohué são realmente imperdíveis, mas são antes de chegar a Peulla. Para fazer o rafting lá, se vc não for em carro alugado tem que já comprar o passeio com o rafting incluído; senão, os passeios tradicionais fazem apenas uma breve parada para os turistas verem os saltos antes de embarcarem a Peulla.
Olá Mari,
Estou programando viajar para Puerto Varas de 06 a 11/07/2016 e quero fazer o passeio de barco passando uma noite em Peulla. Desta forma, tenho que reservar hotel em Puerto Varas e em Peulla, mas se eu não conseguir comprar este passeio?
Não estou seguro reservar estes hotéis e de repente não poder ir para Peulla!
Você pode me ajudar?
Jorge, para dormir em Peulla vc tem que reservar o hotel de lá (que é um só, a bem da verdade) junto com a travessia. Se você não tem certeza que fará esse passeio, melhor deixar para, se na hora H resolver fazer mesmo, fazer apenas a travessia ida e volta, sem pernoite.
Olá Mari,
Como pode ser feito o trajeto de Peulla à Bariloche? Vou viajar com meu marido, passamos 3 dias em Puerto Varas, sendo que o terceiro seria o cruce andino ou o percurso até Peulla. Quero saber se tenho como aproveitar a tarde em Peulla e partir a noite para Bariloche. Brigadinha =)
Oi, Elida. O cruce andino completo justamente vai até Bariloche do jeitinho que vc está falando. Vc sai de Puerto Varas cedinho, cruza a Peulla, passa o dia lá e sai à tarde em direção a Bariloche, tudo no mesmo bilhete 🙂
Olá , vou viajar no final de outubro de 2017 e entrei no Cruse Andino , para comprar o passeio antecipadamente até Peulla e retornar a Perto Varas e não achei esta opção. Estando em Porto Varas é fácil adquirir este passeio ou corro o risco de não conseguir.
Carlos, vc pode comprar através de agências de viagem brasileiras, através do link que está no post (envie um email a eles explicando que quer ir apenas até Peulla) ou em Puerto Varas mesmo. É possível comprar lá no Chile mesmo, mas se puder comprar antes, é melhor.
Olá! estou pensando em ir em agosto. você acha que vale a pena?
Vale, sim, o ano todo. Só lembre que agosto é inverno e a região costuma ser bastante fria.