Hotéis em Miami: onde ficar? downtown ou beach?

Ficar em Miami Beach é ter o marzão ali na sua frente –  South Beach, even better

Eu sou muito suspeita, porque eu nem sou uma grande entusiasta da cidade. Mas se tem uma área que eu gosto desde a primeira visita é Downtown – pra mim, de longe mais interessante que Miami Beach.  Aprecio a vantagem de me locomover fácil para ir e vir dos restaurantes, saber que posso até pegar o metromover vira e mexe, o transporte pra Miami Beach é farto e rápido (seja táxi ou ônibus) e a-do-ro Brickell e sua vibe contagiante, entre lojinhas maxi fofas e bares super legais – sem falar no Art District.

Miami Beach ainda nos dá uns flashes cinquentinha

Mas gosto é gosto, é óbvio. Ontem mesmo falei disso com uma amigona querida, a Malu, defendendo que prefiro downtown pra passear sozinha também; e daí ela disse que não, que pra passear sozinha se sente muito melhor em Beach. E tem mesmo muita gente que se deixa seduzir pelo o climão retrô+uó de Miami Beach – que, sim, é mesmo mais “walkable” que downtown e tem um pouco de tudo sempre a poucos passos, inclusive para os shopaholics. Sem falar que quem é fãzão de praia encontra ali seu reduto perfeito.
Eu sempre optei por ficar em downtown e “ir passear” em Miami Beach. Quando que me perguntam “fico em downtown ou em Miami Beach”, eu costumo responder “fica nos dois”. E esse ano, enfim, eu acabei fazendo o que sempre recomendei aos amigos e leitores: me hospedei metade das noites em downtown, metade em Beach. Porque, se você já fez isso, há de convir comigo que são praticamente duas cidades distintas, não? Duas Miamis. Na arquitetura, no público, nas lojas, no tipo de hotel, nos restaurantes, no jeitão mesmo.  As duas com seus prós e contras. Até porque Miami é bem democrática.

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

Coconut Grove tem um sem fim de galerias fofas, cafés e open air malls pra bater perna

Tudo bem: eu sei que turista em geral não tem paciência pra ficar trocando de hotel como jornalista. Mas, se você encarar a ideia como se estivesse mesmo conhecendo duas cidades diferentes nos EUA, fica mais fácil 😉 Então, quando você for escolher seu próximo hotel em Miami, tente escolher dois, um em cada lado da cidade. Aposto que você vai curtir.

Biscayne Bay e seu skyline todo recortado: o metromover também chega lá

Só pra quem só vai ficar uma noite na cidade, em conexão, com o firme propósito de fazer compras, que eu não sugiro nem downtown, nem beach: fique direto num dos (muitos!) hotéis ao lado do aeroporto. Por uma simples e óbvia questão prática, de aproveitar bem o pouco tempo disponível. Naquela área tem de tudo, não importa seu orçamento – acabei de visitar vários do grupo Marriott agora (eles possuem um complexo hoteleiro gigante ao lado do aeroporto), dos budget Fairfield Inn e Courtyards, pra quem busca alternativas bem econômicas, aos Marriott´s propriamente ditos e achei todos bem interessantes, com ótima relação custo benefício.

Brickell vista de cima: minha área queridinha de downtown

E há várias outras bandeiras também nessa área, é claro. A maioria conta com transfers de e para aeroporto e para zonas de compras também – o Dolphin Mall, por exemplo, que os brasileiros adoram, é logo ali ao lado.

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

11 Comentários

  1. Aluguei carro e fiquei perto do aeroporto da última vez que estive na cidade. Foi melhor que ficar em Miami Beach… É fácil circular pela cidade e ali há menos trânsito e as tarifas estavam mais baratas!

  2. Oi Mari, td bem? Vou pra Miami pela primeira vez em agosto desse ano, andei lendo umas dicas, estava em dúvida se ficava em Miami Downtown ou South Beach, acabei escolhendo downtown, claro que vou à praia, mas minha intenção é também conhecer a cidade, ir aos shoppings e etc.
    Não queria depender muito de carro, já faço isso no dia a dia, sem contar que parece bem difícil de estacionar ….. essa é a vantagem de NY, você consegue fazer muita coisa sem carro.
    Acabei me arrependendo, dizem que downtown é perigoso à noite, é verdade???

    Obrigada.
    Alexandra

    • Não é, não, Alexandra. Downtown em si (e até os lados de Biscayne) é bem movimentado à noite; sempre fico lá e vou e volto à pé do jantar/bar todas as vezes. É só tomar os mesmos cuidados que no Brasil: não se enfiar sozinha em ruelas desertas, manter a atenção enquanto caminha etc – mas, repito, nunca me senti ameaçada em nenhuma das vezes por lá (e estava sempre sozinha). E, sim, de Downtown dá pra fazer inúmeros programas à pé, com o metromover ou metrô e ônibus (e ainda tem os bondinhos turísticos de graça o dia inteirinho).

  3. Mari, obrigada pela informação!!! Até animei ….. escolhi ficar no Hilton Miami Downtown porque falam bem da localização, depois li uns comentários dizendo que em downtown tem uns locais soturnos e que é perigoso andar à noite.
    Conhece a área onde vou ficar?

    Agradeço sua atenção.

  4. Oi Mari, tudo bem?!

    Eu também irei pra Miami, vou agora no final de junho e por coincidência ficarei no Marriott, como você. Alguma dica?? Verdade que em Biscayne você fica na “boca” pra ir à vários lugares? É tranquilo por ali? Perigoso? Dá pra ir andando até Downtown?
    Qual a melhor forma de ir pra Miami Beach? Taxi, transporte público ou carro? É difícil estacionar por lá?
    Desculpe a avalanche de perguntas.

    Seu blog é muito bacana e informativo.
    Obrigada.

    Ellen.

    • oi, Ellen, Sua pergunta é muito parecida com a da Alexandra, logo acima da sua. Minha área preferida em Miami é Downtown propriamente, mais ao sul, indo em direção a Brickell. Mas gosto muito de Downtown e Midtown para passear. Em Biscayne, onde fica o Marriott, dá pra usar os bondinhos para passear se quiser e o metromover também quebra galhos durante os dias muito quentes. De Biscayne é bem fácil para ir à zona de compras de Midtown, a Wynwood etc (e dá pra chegar ao metrô para ir a alguns shoppings, como o Dadeland). À noite a região é mais deserta que Brickell mas nunca me senti insegura, não; mas, é claro, recomendo tomar sempre os mesmíssimos cuidados que vc tomaria com segurança no Brasil, dia e noite. Para ir a Miami Beach eu recomendo usar táxi (há ônibus tb, mas não saberia te indicar qual) porque estacionar por ali pode ser difícil dependendo do dia, local e horário.

  5. Olá,
    estou procurando hotéis e depois de ler seu post muito provavelmente eu escolha ficar mesmo em Downtown.( Precisamos de um lugar típico pra suprir o que um turista busca). Vou passar só dois dias em Janeiro e eu e minha família vamos estar vindo de Orlando. Eu te pergunto: é fácil andar de carro nessa área? Queremos aproveitar o máximo possível em 2 dias. Estamos pensando em ficar no hotel ” Courtyard by Marriott Miami Downtown”, não conheço e me preocupa em relação a estacionamento porque dirigir em um lugar onde não temos domínio bate um pânico.

    Muito obrigada pelas dicas :*

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*