Ilha de Páscoa: sonho realizado em janeiro desse ano |
Quem acompanhou o Pelo Mundo – aqui no blog, no twitter ou no Facebook – o ano inteiro me viu zanzando por aí como nunca. Entre tantos embarques e desembarques, e apesar dessa minha mania incorrigível de ficar voltando aos lugares que amo, marquei novos pontinhos no meu mapa-mundi (e revisitei destinos que me são queridos, preciosos, também, claro).
Para aproveitar esse climão de fim de ano, resolvi fazer a #retrospectiva2011 do blog diferentona, publicada em distintos posts. Nesse aqui, um revival sobre os destinos visitados pela primeira vez nesse ano de 2011, pra facilitar a vida de quem estiver buscando informações sobre os mesmos:
Ilha de Páscoa: enfim, a tão sonhada viagem ao umbigo do mundo saiu do papel nas minhas férias de janeiro. Foram cinco dias divinos naquele que era o destino mais mítico da minha vida. E foi tão, mas tão legal, que acabou virando trabalho e rendendo matérias 😉
Peru: conheci o basicão – Lima, Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado. E taí outra viagem que eu queria fazer desde a infância. Babei por Machu Picchu, me surpreendi com o Vale Sagrado (a parte mais legal da viagem!), curti Cusco (mas, honestamente, menos do que eu imaginava) e pirei em Lima (sobretudo com a gastronomia fenomenal).
País de Gales: com foco na fofa Anglesey, que virou co-residência dos príncipes William&Kate, me encantei por esse pedaço da Grã-Bretanha tão cheio de pompa e tradições. E foi baita surpresa, porque eu nunca tinha me empolgado muito pra visita-lo.
Vail, EUA: esquiar nas pistas do hemisfério Norte é oooooutra coisa; estrutura simplesmente perfeita. E o bacana de Vail é que, além da vibe super cool, é rodeada por outras estações de ski que viram perfeitas para bate-e-volta. E, aproveitando o tema ski, desbravei também as pistas de Portillo e Valle Nevado, no Chile, first time.
Bilbao, Espanha: enfim, conheci essa fenomenal cidade basca. O Guggenheim impressiona, é claro, mas a cidade vai MUITO além dele. Quero voltar e voltar e voltar. Ali pertinho, fui também para Guernika, encantadora.
Astúrias, Espanha: também no roll de novidades espanholas, me encantei pelas Astúrias, enquanto fazia um roteiro de trem com o Transcantábrico. Da fofa Gijón à beleza arrebatadora da Playa de Catedrales, uma Espanha absolutamente imperdível.
Granada, Espanha: as novidades espanholas também incluíram, enfim, Granada e a Alhambra, o monumento mais visitado do país – para ir com babador, divino.
Guernsey: a mais famosa das Channel Islands, que não quer aceitar a supremacia britânica e tem suas próprias libras, é passeio bem legal tanto pra quem está na Inglaterra quanto pra quem está na França (e, principalmente, pra quem leu “The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society” :-D)
Dublin, Irlanda: finalmente coloquei meus pezinhos na terra dos leprechauns 😀 E me arrependi de ter ido por apenas 3 dias; que Dublin merece muito mais. E a costa irlandesa é um desbunde.
Milão, Itália: tá, eu não fui pra Milão pela primeira vez esse ano. Mas é que, dessa vez, eu encontrei uma cidade TOTALMENTE diferente da que vi na primeira vez, e pra melhor. Foi como descobri-la first time 😉
Almeida, Portugal: que fofura essa mini cidade portuguesa, pertinho da fronteira com a Espanha.
Toscana, Itália: tá, vocês estão carecas de saber que eu já fui pra Toscana outras vezes e AMO esse canto do planeta. Mas foi a primeira vez que percorri a Chiantigiana, num dos melhores roteiros que fiz ever – e cheguei a cantinhos e vilarejos que não conhecia. E quero voltar urgentemente.
Baita ano 😉
P.S.: Curiosidade: entre idas e vindas, trabalho e lazer, novos e velhos lugares, o Chile foi de novo o campeão do meu ano: cinco viagens pra lá. Se contar as conexões em SCL na ida e volta pra Espanha, seis 😉
Mari,
Passei só para desejar um ótimo 2012 para você e sua família!
Adorei acompanhar suas viagens em 2011 e tenho certeza que 2012 trará ótimos destinos!
Um abraço
Brigadíssima, Lu! Pra vc também!!!
Mari, suas viagens são sempre inspiradoras. Bom 2012 para você.
Brigadissima, Yara! Um 2012 lindo pra vc.
Puxa Mari, foi ótimo te seguir pelo mundo este ano.
Que o ano novo te leve a novos destinos, e que você continue inspirando seus leitores a explorar esse mundão e a compartilhar experiências…
Tks! Que seja um ano viajandão pra todos nós 😉
Tava lendo, lembrando das fotos dos posts e suspirando!! Tão bom né? Também tenho fascínio pela Ilha de Páscoa, mas vou fazer umas coisas mais fáceis antes.
Que venham muitas viagens em 2012 para nós! E uns encontrinhos too…
siiim!
Baita ano mesmo!!!
Viajei para todos esses destinos com você através do Blog..
Preciso aprender a viajar e blogar simultaneamente também.. Mas nao é facil… 😛
Que 2012 seja um ano repleto de saude, alegrias e muitas viagens inesquecíveis como estas e espero que a gente se encontre em algum cantinho desse mundão…
Não sei quando e para onde mudamos mas esperamos sua visita 😀
Bjs e um feliz 2012
Brigadissima, Oscar! E ói que eu vou mesmo visitar vcs! :-)))))
Mari! Quero deixar aqui tb os meus desejos de um otimo 2012, com muita saude, sempre, alegrias, conquistas e viagens!!! Que seu mapa mundi ganhe mais e mais bandeirinhas do tipo “eu estive aqui”! 🙂
Super obrigada de novo pela sua ajuda nesse ano com a minha viagem viu! 🙂
bjuss
Eu li os posts da Ilha de Pascoa na epoca que voce foi e fiquei com mais vontade ainda de ir pra la. Tenho que ler o resto das viagens urgentemente!
Olá Mari,
Conheci seu blg hj e adorei.Muito diversificado com detalhes de encher os olhos.
Gostaria de saber se vc já foi à Bulgária.Procurei e não achei nada referente.
abraços
Eli
Oi, Eli; muito obrigada pela visita. Mas ainda não visitei a Bulgária, infelizmente.
Em setembro agora estarei em lua-de-mel no Tahiti e terei poucas horas na Ilha de Páscoa (tanto na ida quanto na volta).
Eu queria fazer o seguinte: chegar no aeroporto da Ilha (Mataveri), pegar um táxi até os moais, tirar fotos e voltar. É possível isso ou os moais são distantes do aeroporto? Da pra sair do aeroporto pra tirar foto e voltar?
O mesmo é válido para Santiago (Chile), ficarei algumas horas lá. Dá pra conhecer algo? Obrigada. Bjs!
Oi, Camila. O aeroporto na ilha de Páscoa é praticamente no centro e há um conjunto de moais bem próximo (há muitos, mas os demais são mais distantes; há um grupo deles em Hanga Roa mesmo, pertinho do museu). Se você tiver horas de conexão, dá tempo, sim, seriam 15 minutos num táxi no máximo. O senão é que você precisa passar pela imigração. O aeroporto é pequeno, assim como a ilha; mas vai depender de quantas horas você tiver por lá e de como estiver o movimento de passageiros pela imigração quando você chegar. Em Santiago também, mas eu só recomendaria deixar o aeroporto se vc tiver mais de quatro horas de conexão. Santiago é uma cidade grande, o trânsito pode ficar ruim e costuma ter filas grandes na imigração, não convem arriscar. Convém, antes de mais nada, ligar na companhia aérea e conferir como andam atualmente as regras para tal (as regras estão sujeitas a mudanças e pode ser cobrado pagamento da taxa de embarque no local já que vocês estarão desembarcando e embarcando novamente ao invés de simplesmente fazendo conexão sem sair do aeroporto).