Até hoje, a maioria dos turistas brasileiros que visita a Jordânia – segundo me contaram os guias por lá – faz parte de grupos em pleno turismo religioso, percorrendo os highlights da Terra Santa (em geral, Egito, Jordânia e Israel na mesma viagem). E um dos lugares de maior peregrinação católica no país é justamente o local do batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão, indicado sempre como “Baptism Site”.
O lugar fica a poucos minutos da zona hoteleira do Mar Morto na Jordânia e literalmente em frente à fronteira com Israel, com míseros metros de largura do Rio Jordão separando os dois países. No local exato do batismo foi construída uma igreja da qual, hoje, só restam ruínas – mas ganhou uma cobertura para poder receber os turistas e eventuais grupos de oração. Muitas placas explicam cada lugar, cada época de construção, cada significado, muito bem explicadinho.
Calcula-se, pelas marcas no leito do rio, que o Jordão tenha sido muito, mas muito mais volumoso antigamente |
O local do batismo de Jesus aqui… |
… e aqui em close |
E, em frente à fronteira com Israel foi construído um “puxadinho” com uma pia batismal, que é onde normalmente os grupos se reúnem para rezar ou ouvir as explicações do guia. No dia da minha visita, logo depois das intempéries climáticas jordanianas e de 48h praticamente ininterruptas de chuva ali na região, o rio Jordão tinha subido mais de dois metros seu nível e o local do tal “puxadinho” estava alagado (do lado israelense o acesso também estava fechado com fitas de isolamento). Mas eu me “auto-batizei” no local assim mesmo :-))))
A pia batismal e Israel logo em frente, literalmente, onde estão as palmeiras |
Cheio de detalhes |
A fronteira de Israel, a cinco metros de distância |
A área chamada de Baptsim Site também concentra várias igrejas – católicas e ortodoxas – e fica num belíssimo bosque, bem tranquilo e gostoso de caminhar, cheinho de oliveiras. Em 1h dá pra ver tudinho com folga. Vale a visita.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Eu achei um pouco estranho a questão da pia batismal, pois Jesus foi batizado no rio Jordão como era costume na época, assim como é citado na Bíblia.
“Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João.
João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? ”
Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.
Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.
(Mateus 3:13-17)
Letícia, obviamente a pia batismal foi construída muito posteriormente.
Olá, estou querendo viajar pra Israel e Jordânia. somos três amigas. Algumas pessoas falam que é perigoso ir um grupo de mulheres sem um homem para acompanhar. É verdade, esta informação?
De maneira nenhuma, Tati. Leia os outros posts sobre a Jordânia aqui do blog e você verá que visitei o país sozinha, sem nenhum problema. Jordânia e Israel, nas zonas turísticas, são seguras e hospitaleiras com as mulheres.