Vocês sabem que eu ADORO fuçar em mercados em outros países. A bem da verdade, adoro inclusive fuçar em supermercados lá fora (e olha que eu odeio fazer supermercado em casa!). Acho muito, muito legal mesmo a gente entender um pouco da cultura local vendo o que e como as pessoas compram, consomem por ali.
Na França, assim como na Itália, as feiras de rua têm um papel importantíssimo no cotidiano das cidades, sobretudo nas menores; mas os mercados continuam sendo lugares assim, mezzo sagrados, para os fãs da boa cozinha. E o que mais me surpreendeu no Mercado de Carcassone foi que, além de pequeno, era limpíssimo e ultra organizado, como poucos que já vi por aí.
Um único andar, um edifício em forma de quadrado, e os stands dispostos lado a lado, bem bonitinhos. Tipo dois de peixes, dois de queijos, dois de carnes, e assim por diante. Com “vitrines” cheias daquele jeito todo francês de expor os animais inteiros, as aves sempre com cabeça e pés etc.
A barraca central é a mais legal: ali dá pra fazer uma boquinha in loco, com ostras frescas de diferentes tipos (salgadíssimas!!! mas deliciosas), trocentos tipos diferentes de queijos locais e vários rótulos de vinhos da região também.
Flagra! Olha só quem estava degustando ostras no mercado também: Jérôme Ryon, do La Barbacane, o único chef com estrela Michelin da cidade |
Geléias e compotas de violetas, super emblemáticas da cidade |
O Mercado fica no centrinho comercial da cidade nova de Carcassone, a cerca de 20 minutos de caminhada para quem estiver hospedado dentro das muralhas. Mas tem que ir de manhã, que à tarde fica fechado. O melhor é ir lá pelas 11h, assim você ainda acha tudo fresquinho e já está num horário, hum, digamos, adequado, para abrir os trabalhos gastronômicos com as degustações de queijos, ostras e afins 😀
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Tb preciso visitar mercado e supermercado onde vou, principalmente se é em um lugar “novo”. Fico me coçando até conseguir encontrar um, rs. Se for França e Espanha, então, nem se fala! Assim como esse de Carcassone, me delicio…
Nham nham… você sabe que eu também amo este tipo de programa 🙂