A encantadora Saint Paul de Vence

 Quando eu baixei as fotos da viagem todas de uma vez (tenho esse hábito no final da viagem, por garantia), confirmei o que eu já sabia: Saint-Paul de Vence não só foi meu lugar favorito de toda a viagem como também o mais fotografado. 

Até vista às pressas, do ônibus, me pareceu uma gracinha

Foram poucas horas que passei ali, subindo e descendo as ladeirinhas tortuosas que formam esse vilarejo construído no alto de uma colina, entre uma infinidade impressionante de galerias de arte e também lojinhas de souvenirs, cafés, restaurantes etc – mas fiquei encantada (tenho uma paixão toda especial por cidades amuralhadas e com esse jeito de borgo italiano). 

 De longe, Saint-Paul já parece linda, empoleirada no alto da montanha. De perto, então, com todas as casinhas e ruas de pedra, a Catedral, a Chapelle Folon, a pracinha central sempre muvucada…. Ali, até o cemitério é atração turística, pois guarda os restos mortais de Chagall. 

As galerias de arte são impressionantemente numerosas…
… e tem arte até assim, no meio da rua

  Em 3 horas, dá pra conhecer tudo bem direitinho, inclusive com paradinha para almoço (se puder, fuja dos restaurantões e aposte nas portinhas escondidas nas ruelas menos movimentadas, que costumam guardar restaurantes fofíssimos no subsolo).

De carro, o acesso é muito fácil. De bus ou trem, para os turistas independentes, é mais complicado e envolve baldeações. Mas, na minha opinião, absolutamente imperdível para quem estiver visitando a Riviera – bate-e-volta mais que perfeito de Nice.  

Sorry, isso ficou mais um fotolog que um post. É que Saint-Paul é encantadora.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*