Sobre malas, maletas, mochilas e malices

Mala é um assunto muito delicado. Para mim, por exemplo, malas sempre despertaram um fascínio tão grande quanto bolsas (e eu gosto de bolsa pra caramba!). Por outro lado, fazer as malas sempre foi para mim, de longe, a pior parte de qualquer viagem – pior até que desfazer as ditas cujas na volta.
E esse assunto vira e mexe volta ao noticiário e blogs de viagem. Já perdi a conta de quantas vezes fui entrevistada sobre “como fazer malas para viajar”, ou “o que levar numa mala de viagem inteligente”.

[show_shopthepost_widget id=”4038797″]

Porque fazer mala não é mesmo tarefa fácil. A questão não é levar “pouca” ou “muita coisa” – até porque, vira e mexe, defensores ferrenhos de malas de bordo viajam só com mala de bordo mas despacham mil e uma coisas na mala do cônjunge, humpf! – mas levar coisas práticas, úteis, que resolvam nossa vida (ao invés de atrapalhar).

Enquanto eu acho ótimo fazer mala em “rolinhos” e simplesmente não consigo mais empacotar minhas coisas de outro jeito (minhas malas já têm “lugar cativo” para encaixar necessaire, sapatos, roupas etc), tem gente que acha o fiiiiiiiim da picada enrolar as roupas e quer colocar tudo aberto, dobrando as extremidades. Normal. Cada mala, uma sentença. Não tem jeito “certo” ou errado de fazer; tem o jeito que dá certo PRA VOCÊ 😉

O resto você já cansou de ler: roupas que amassem pouco, peças que combinem entre si, acessórios bacanas, peças curinga etc etc etc. Rola ainda a velha questà que divide o mundo entre “pessoas que não desfazem a mala no destino” e “pessoas que desfazem a mala e penduram as peças no cabide”, das grandes dicotomias da sociedade moderna.  E, óbvio, sem nem chegar na pedra filosofal daqueles que julgam a “qualidade” e “confiabilidade” dos viajantes pelo fato de levarem mala, mala de bordo ou mochila em suas viagens. AFFE.

Agora, uma coisa que eu sempre quis saber: quando você faz a sua mala? é do time do uma semana antes, que deixa a dita cuja como um altar num canto da sala, prontinha, esperando derreter a vela de sete dias para embarcar? é do time da véspera, com listinha ao lado, para não esquecer de nada? curte fazer a mala na madruga (como eu), quando a casa – e o mundo – estão em silêncio e você se concentra? Ou tá mais na vibe do Calvin, do turbilhão da última hora, jogando tudo na mala às pressas antes de sair correndo pro aeroporto?
Conta aí para eu ir lendo enquanto faço a minha nessa madrugada, vai ;))))

[show_shopthepost_widget id=”4038797″]

21 Comentários

  1. Sou daquelas que deixam para a madrugada do dia anterior. Não gosto, acho desgastante e um passaporte para o “ahhh esqueci o…” na hora que chega no destino – ou até antes.
    Adoraria fazer uma lista, preparar a mala 2, 3 ou 4 dias antes e não esquecer de nada. Também adoraria saber exatamente o que levar a ponto de não faltar nem sobrar nada – porque mala enorme e super pesada não é boas para ninguém, mas sempre deixo para a última hora.
    E ainda deixo ela sem o cadeado porque posso lembrar de algo pouco antes de sair de casa.
    Odeio bagunça,mas na questão mala, quase sempre é em cima da hora, meio que correndo e/ou com uma Mari cansada de sofrer com a possibilidade de esquecer algo ou deixar a mala enorme. 😉

  2. Hahahahhahahaha!!!!!!!
    Sem comentários! :-))))
    Ou melhor, só pra responder uma das perguntas. Faço na última hora. E quando consigo fazer um pouco antes, tipo na véspera, deixo alguma oisa para o último minuto que acaba aumentando em 5kg o peso da ala e me atrasando muuuuito! 😉
    Bjs darling!

  3. Na época da faculdade, eu viajava muito para os trabalhos de campo, e a mala era sempre igual: 1 camiseta, 1calcinha, 1 soutien e 1 par de meias para cada dia, e 1 calça jeans para cada 2 a4 dias. Chinelo, tenis e bota. Pronto! Fazia a mala na madruga, em 1 minuto. Quando levei esse hábito pras viagens “normais”, vi que não dava certo. Hoje eu faço uma lista, e uns 3-4dias antes começo a arrumar a dita cuja ( isso pra uma viagem de 1 semana – se for viagem de fim de semana pra praia volta o esquema da madruga). Mas também deixo sem cadeado até o ultimo minuto, vai que….
    Mas gostei mesmo da dica de levar só mala de mão, mas encher a mala despachada do companheiro de viagem de coisas… Hahaha
    Beijos e ótima viagem!!

  4. Mari,

    Eu faço sempre uma listinha de tudo antes. Uns 4/5 dias antes.
    Começo a fazer a mala um dia antes, finalizo na madruga, mas só fecho de vez na hora de ir embora!
    E outra… eu sempre tiro pelo menos uma peça de roupa (sempre é mais) da mala.
    O motivo?! Eu odeio carregar malas pesadas, embora admire muito quem tem sempre um roupinha diferente na última hora, um sapatinho show…mas não é pra mim…

  5. Hahaha! Me achei no Calvin, que joga tudo na última hora, no silêncio da madrugada! Mas na verdade, é pegadinha, nem poderia ser tão desorganizada, a responsabilidade das duas filhas não deixa (sim, porque É SEMPRE a mãe que faz a mala dos filhos)! Na verdade, como já é algo meio repetitivo e automático, fico tranquila e tenho essa ousadia de fazer na última hora. Mas já ao contrário de vc, ODEIO desfazer malas!! Ô momento chato!!
    Bjs e boa viagem! 🙂

  6. Ui, essa é complicada! Prefiro de madrugada, normalmente d ultima hora – sempre juro q na próxima será diferente! Deixo s cadeado, pq sempre lembro d alguma coisa .. Estou em fase de me educar: diminuir severamente a quantidade d peças, q nunca são usadas. Sabe aquelas porcariasxq jogamos pelo cantinho da abertura na ultima hora? Sempre furada!! Estou aderindo aos rolinhos, mas spre fica um pouco

  7. Eu gosto de fazer mala…faço com semanas de antecedência, vou colocando ali tudo que pretendo levar e não vou mais usar pq estou guardando para a viagem. Também sou daquelas que faz lista pra não esquecer de nada. Na véspera, coloco tudo em cima da cama e vou ticando na lista. É meio metódico, eu sei, mas assim consigo viajar só com mala de mão e sem nada na mala do companheiro…rsrsrs…meu

  8. Fazer a mala é uma arte.
    Cada um tem um estilo que melhor lhe convém, o desafio é justamente encontrar o equilíbrio entre o necessário e o prático.
    Como curto todas as etapas da viagem, sou daquele time que faz a mala 1 semana antes. Rssss
    E tentando não esquecer nada, tenho um check list padrão que vou adequando para cada tipo de viagem.
    Faço as malas em menos de 30 minutos.

  9. Odeio fazer malas, mas odeio mais ainda desfazer. E pior, eu tenho que fazer 3 (a minha e ade cada uma das filhas). Faço sempre na madrugada anterior da viagem, e ultimamente uso a técnica batidíssima de colocar tudo em cima da cama e cortar metade antes de enfiar na mala.
    Agora que você me deu essa idéia, estou pensando seriamente em levar apenas mala de bordo e colocar 2 botas, um trench

  10. Eu normalmente faco assim: uma semana antes de viajar coloco a mala no chao do closet e durante a semana vou colocando la aos poucos tudo o que quero levar, na madrugada do dia da viagem (acompanhada de uma garrafa de vinho) eh que eu pego essa mala e vou arrumar com calma, tirando tudo o que sobra e deixando pecas que combinam entre si. A necessaire de viagem normalmente ja fica pronta, assim

  11. Mari, eu devo demorar umas três horas para fazer uma mala. Odeio isso!! Eu começo, paro para comer. Reinicio a tarefa, paro para tomar banho e aí vai… Sempre tenho uma desculpa para interromper a arrumação!

  12. Eu adoro fazer mala mas agora estou enfrentando o desafio de diminuir o tamanho da mesma. Na minha cabeça, começo a programar a mala quando compro as passagens. Uma semana antes abro a minha querida companheira e vou colocando e arrumando e tirando e voltando…. Adoro ter esse trabalho! Faz parte do Kit: destino+sonho a ser realizado.

  13. Ah! Lembrando que vou diminuir o tamanho da mala após ler seu post sobre como ir New York/Boston de ônibus …. colocar a mala sozinha no bagageiro???
    Em Paris, naqueles ônibus do aeroporto com gaiola no meio para colocar as malas, quem disse que eu conseguia levantar a minha? O ônibus não partia e eu quase chorando…até que um homem fez a gentileza de colocar para mim e aguentei olhares

  14. ADORO malas, ADORO. mas fazê-las é um problema. eu começo a separar no guarda roupa mesmo o que vou levar, mas só na noite anterior à viagem começo a brincar de tetris. sempre acabo levando coisinhas a mais por causa do bendito pensamento: e se…

    Desfazê-las é só alegria, cheias de cacarecos, recordações e comprinhas.

    p.s. nesse momento, contrariando meu comentário, estou

  15. Acabo de descobrir que eu sou muito, mas muito mais doida do que eu pensava…

    Eu tenho listinhas, salvas no computador, de todas as malas que fiz de uns 10 anos pra cá, com títulos tipo "1 semana em NYC no inverno", "5 dias em Búzios no verão", "3 dias de congresso em BH" e por aí vai… Hoje em dia, quando vou fazer uma mala, pesquiso a lista mais

  16. Atualmente tem sido um suplício fazer a mala.Tanto faz local frio ou quente! Começo uns 4 dias antes, separo as roupas mais leves, os remédios..mas na véspera não sei o q acontece, fico nervosa, troco as roupas…um sufoco!!! Termina sempre assim: que a minha filha, que tem 21 anos aparece lá em casa para ajudar! Tenho uma vantagem: em termos de roupas menos é sempre mais. Quanto aos

  17. Oi adorei seu blog!
    Eu acho engraçado a gente sempre ficar em busca de dicas de como arrumar a mala. No meu caso, já li todas as dicas que estão por aí. Já fui de arrumar uma semana antes e deixar sem o cadeado…e ainda assim esquecer coisas.
    Pra mim adotar listas requer um nível de espiritualidade que ainda não tenho, hahahaha!
    Atualmente deixo pra cima da hora, na madrugada do

  18. Gosto de fazer com antecedência, mas nem sempre dá. Essa coisa do cadeado, putz, fiquei rindo sozinha! Eu abro, fecho, abro de novo etc mil vezes! Mudo tudo!
    Ontem a noite fiz a mala pro feriado, só de mão, e já to aqui pensando em mudar tudo! Quero chegar aos 5kg.
    Beijos

  19. Antigamente fazia uns 4 dias antes, hoje em dia ainda faço com antecedência com medo de um imprevisto (uma amiga teve que fazer no escuro por causa de uma falta de luz na véspera da viagem). Não faço lista e com a pratica já sei mais ou menos o que levar. Ah não me permito viajar pesada. Sou adepta de viajar leve em qualquer estação do ano. Pelo menos na ida hehe

    Bjs
    Dani

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*