San Miniato é absolutamente uma graça de cidade. Das mais pitorescas e acolhedoras da Toscana. E, não bastassem suas referências arquitetônicas, históricas e etruscas, San Miniato virou também uma baita referência na gastronomia mundial – e, muito em parte, graças à Macelleria Falaschi, que há quatro gerações leva gente de distintas partes do mundo até lá só para comprar suas carnes e embutidos.
A fachadinha discreta da Macelleria… |
… e um imagem da fofa San Miniato |
Qual não foi minha surpresa ao entrar ali e encontrar o próprio signore Sergio Falaschi no salão – o cara virou uma referência no slow food mundial e foi um dos precursores do movimento na região da Toscana. Ali fizeram fama suas salsichas (sem trocadilhos, plissss), sobretudo o mallegato, uma espécie de salsicha de sangue (como a morcilla espanhola) e outros embutidos à base de carne crua.
A simpática atendente do açougue… |
… e, ei!, olha só quem também está atrás do balcão 😀 |
Il signore Falaschi é tímido, mas ao mesmo tempo fala muito clara e didaticamente, de uma maneira fácil de entender. Explicou rapidamente o processo do produção e até mostrou rapidinho sua câmara fria. Foram só dez minutinhos de prosa, e, enquanto isso, entraram e saíram cinco pessoas diferentes buscando suas encomendas ali na salinha apertada.
Falaschi dá uma canjinha de seus conhecimentos ali mesmo, em meio às carnes |
Tem gente que vai até San Miniato praticamente só para comprar os produtos do Falaschi, dada a garantia de qualidade deles. E ele também, é claro, fornece matéria prima para inúmeros restaurantes toscanos, como o excelente Pepenero, do qual falarei em outro post.
Não sabe se curte a ideia? não tem problema: logo à entrada do açougue fica uma mesinha com um pratinho de “amostras” justamente para os novos clientes provarem e conhecerem seus produtos. A salsicha de carne crua estava lá, claro, primeirona da fila 😉
Vai uma salsicha crua aí? |
Pra visitar.
Faça um comentário