A gente sempre lê que uma viagem à Toscana tem que incluir Florença, Siena, Lucca, San Gemignano, Arezzo, Montalcino, Montepulciano, Pienza e Cortona. Eu mesma já escrevi sobre todas essas cidades tanto no blog quanto em matérias por aí.
Mas o legal dessa última incursão toscana foi chegar a cidadezinhas minúsculas, vilarejos escondidinhos (alguns sem estrutura nenhuma para hospedagem, é verdade) que valem super a paradinha para visitar durante umas férias por lá.
Além das cidadezinhas (como Carrara, Volterra e San Miniato), hotéis e restaurantes já mencionados aqui nas últimas semanas, ainda tenho uns últimos highlights para citar antes de encerrar (por enquanto) essa série toscana aqui no Pelo Mundo. Como, por exemplo, recomendar a Rota dos Etruscos, sobretudo para quem visita a Toscana pela segunda vez: são MUITAS as cidades que guardam reminiscências impressionantes, de ruínas a museus, do período em que a Toscana toda esteve sob o domínio deles.
A fofinha Sovana é, provavelmente, a mais rica delas nesse sentido: apensar de pequenininha e acanhada, tem não só museus bacanérrimos como o tesouro de San Mamiliano, a tumba de Ildebranda e a fascinante necrópolis do Parco Cittá del Tufo (passeios para um dia inteirinho na cidade).
Outros borgos e vilarejos que merecem muito a visita – nem que seja por só “meio período”, numa tarde ou manhã bem tranquilas, são os fofos Bolgheri (gracinha!!!), Massa Maritima, Sorano e Pitigliano. Todos eles, a propósito, estão na rota dos etruscos, cheios de ruínas. E são pequenos, tranquilos, de ruelas estreitas e restaurantes escondidinhos, do jeitinho que a gente gosta 😉
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Mari,
Desculpa pentelhar mas já pentelhando, não se esquece de por o contato do motorista que você usou para os passeios nas vinícolas! Por favor!!!
beijoss
Luana, quando eh sua viagem? q fiquei no Brasil tao corrido e tao rapido q esqueci completamente e agora ja to viajando de novo… ta no caderninho q levei pra italia, la em casa 🙁
Mari,
Vou semana que vem, dia 13! Mas só chego Florença no dia 17 e só a partir do dia 20 estarei no laticastelli! Mas se não der para você passar o nome, sem problemas! Já peguei tantas dicas boas com vc e no seu blog!!
Você tem idéia de onde posso pesquisar um motorista?
Ps: vou postar fotos da viagem no instagram e vou tentar fazer um míni diário! Se conseguir te encaminho!!!
Bjos e boa viagem!!!!
Vou anotar pra incluir na listinha por se algum dia eu vou a Toscana(eu já sinto que tenho que ir…)
Bjs
Carmen L.
Mari,
Estarei viajando em agosto:Roma- Toscana- Veneza, total de 11 dias.
Programamos 4 dias em Roma,porém estou em dúvida sobre o tempo de estadia em Florença e Veneza.
Pensei 04 dias na Toscana (Florença com bate e volta em outras cidades) e 03 em Veneza,porém estou em dúvida se passo 5 dias em Florença e penas dois em Veneza.
O que você indicaria?
Bjs Erika
Erika, Jorge
eu ficaria apenas 2 noites em Veneza e cinco em Florença, para poderem conhecer bem a cidade e ainda fazer uns dois bate-e-volta legais 😉
Olá td bem? Ficarei 20 dias na Itália qual sugestão de tempo para cada local.
Acha suficiente 10 dias na região Toscana?
Alessandra, depende do que você quer ver na Toscana – para algumas cidades, dez dias está de bom tamanho. Reserve pelo menos 4 noites e 4 dias inteirinhos para Florença. Algumas cidades toscanas dá pra fazer bate-e-volta desde Florença em outros dias, se você preferir não se deslocar muito com suas malas. Roma também precisa de pelo menos 4 noites/4 dias inteiros. Dá uma olhada nos outros posts aqui do blog sobre a região e o país para ajudar você a se decidir pelos destinos que mais te interessam.