Meu encontro com o Lago Ness (Loch Ness para os escoceses) foi já na saída das Highlands – tomei a cênica A82, considerada uma das estradas panorâmicas mais bonitas do mundo, e mandei ver na roadtrip entre Inverness e Edimburgo.
A viagem é looooonga e leva pelo menos seis horas de chão, sem contar as eventuais paradas – mas vale a pena, porque a paisagem é mesmo linda, linda, linda o tempo todo. Cerca de duas horas depois de sair já estamos em companhia do imenso Lago Ness – são 27 milhas de extensão, uma loucura.
A lenda do Monstro continua movimentando (e muito) a economia local – de atrações a souvenirs. E eles brincam mesmo com a coisa, propondo aqui e ali instalações que “simbolizem” o monstro à beira do lago, como na foto acima.
Dizem que o Lago é muito profundo e até hoje há cientistas estudando como se formaram as “cavernas” existentes em diversos pontos.
tá vendo o monstro? ; |
O mais legal é visitar o belo castelo de Urquhart (7,40 libras o ingresso), que fica bem às margens do lago. O castelo foi todo destruído, ficaram apenas as ruínas – e talvez seja ainda mais lindo por isso.
Quando o lago está chegando o “final”, existem sensacionais eclusas em sequência (chamadas ali de Water Stairs, porque ficam mesmo em “escadinha”) e conectam o Ness com outros 3 grandes lagos da região.
E eu dei uma sorte DANADA com o tempo, como vocês podem ver – fez um dia lindo, perfeito para aproveitar as paisagens do lago.
As fotos aqui estão todas no sistema #nofilter e o passeio todinho foi, felizmente, no sistema #nomonster ;)))))
Mari,
Você alugou carro ou fez tour? Tô querendo entender a logística dos passeios às Highlands, já que não dirijo mas quero muito ir.
Eu estava de carro, que queria otimizar e visitar vários lugares no mesmo dia, e no meu próprio ritmo. Aconselho muito. Mas também dá pra ir em tours: dá pra comprar em qualquer hotel ou agência os tours em ônibus e vans que saem diariamente para vários cantinhos diferentes das Highlands.
Brigada, Mari! 🙂
Fiz o passeio no lago de barco, de Inverness até St Agustin, se não me engano, a cidade das eclusas, bem legal! Chegando lá fotografei uma camisa da seleção brasileira pendurada num varal…Unbelieveable!!
Olá Mari, tudo bem?
Subirei de Edinburgh to Inverness de carro, tem algum caminho ou pontos turísticos que vc me recomenda para aproveitar mais esse tour? De lá, irei descer o lago ness, sentido Glasgow e depois Belfast. (e me aconselhar a se hospedar onde? próx. a Inverness).
Muito Obrigado.
Oi, Wagner! O caminho de Edimburgo a Inverness é lindo por si só, atravessando as Highlands: http://www.maricampos.com/highlands-para-quando-voce-for/
Dá visitar algum(s) dos vários castelos do caminho ou também para fazer a rota do uísque e visitar (grátis) algumas destilarias da região: http://www.maricampos.com/whisky-trail-o-tour-gratis-da-glenfiddich/
Há outras opções diferentonas de passeios como essas aqui: http://www.maricampos.com/off-road-nas-highlands/
Em Inverness, me hospedei neste hotel aqui http://www.maricampos.com/hotel-review-rocpool-reserve-highlands-escocia/ e acho Inverness a melhor base para hospedagem mesmo nas Highlands; há também por ali pousadinhas, bed&breakfasts e hotéis de rede tipo Ibis e afins.
Todos os posts sobre a minha viagem pela Escócia você encontra aqui: http://www.maricampos.com/tag/escocia/ 😀