Highlands, Escócia: para quando você for

 

Para quem planeja visitar as Highlands na Escócia, aqui vão uns lembretezinhos finais para facilitar sua viagem:
– a melhor “base” para explorar as Highlands, na minha opinião, é Inverness. O acesso desde Edimburgo é muito fácil e a cidade, além de gracinha, tem muitas opções de hospedagem e alimentação, além de vida noturna animadinha e comércio bem servido (tem de Primark a algumas big brands)
– alugar um carro para fazer essa viagem é altamente recomendável: as estradas são muito boas e muito cênicas o ano inteiro.  Apesar da insegurança de dirigir na mão inglesa e tal, o carro nos dá a maravilhosa liberdade de poder ir parando nas cidadezinhas menores e mirantes ao longo das estradas.
– quem não quer alugar carro também faz o trajeto Edimburgo-Inverness super bem e tranquilo em trem; são 3 horas e meia de viagem com belíssimas paisagens na janela.

– quem aluga carro pode fazer a viagem pela A9 (a mais curta, com cerca de 3h30, mas menos cênica) e  a A82 (beeeeeem mais longa, com quase 6h de viagem e montes de castelos e lagos – incluindo o Ness, é claro – no roteiro). Quem chega e sai por Edimburgo manda muito bem indo por uma e voltando por outra. Fiz e recomendo.
– quem for fazer a Whisky Trail e beber nas degustações não deve dirigir, obviamente. É tão proibido e perigoso como aqui.  Diversas agências e receptivos fazem esse tour diariamente a partir de Inverness; dá pra comprar na recepção do hotel. Quem não bebe o destilado (como eu) pode fazer um belo tour (incluindo o gratuito na Glenfiddich, que eu conto aqui) e desfrutar também das belas paisagens do caminho ( há destilarias na A95 e outras na A96 e A940, mas é tudo muito bem sinalizado ao longo de toda rota).
– quer alguém para dirigir por você nas sinuosas estradas das Highlands? O brasileiro Paulo e sua adorável esposa escocesa Diane, que também fala português fluentemente, trabalham o ano todinho com isso, em private tours (para orçamentos e info, email para seescotland@freeuk.com)

E, para terminar a série de posts sobre a viagem (ao menos por enquanto :D), deixo aqui registrada a canção que virou uma espécie de hino para os escoceses recentemente e que marcou muito meu iPod durante a viagem 😉

 

 

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

5 Comentários

  1. Querida,
    Uma dica mais de quem morou 5 anos na Escócia e visitou as Highlands 30 vezes.
    O melhor mês para visitar a região, no meu entender, é junho. Os dias são intermináveis, tem sol até as 11 da noite. É temporada baixa. As chances de pegar tempo bom são as melhores do ano (tempo bom em termos escoceses).
    Em julho e agosto a quantidade de carros alugados circulando pelas Terras Altas é tão grande que as single-track roads tão caraterísticas das Highlands (só passa um carro de cada vez) viram um autêntico pé no saco. Você fica muito tempo parado aguardando que o carro da frente avance.
    O inverno tem também seu charme, especialmente se vc consigue pegar as Highlands nevadas, mas em dezembro escurece por volta das 15:30.
    Meu cantinho favorito das Highlands? A Isle of Skye, absolutamente incrível e recomendável. No caminho vc pasa pelo famoso Eilean Donan Castle.
    Obrigado pelas fantásticas lembranças trazidas pelos teus textos. Bjs.

    • Tony, boa noite.
      Estou indo com a minha esposa no próximo mês (Set/14) para o Reino Unido e vamos conhecer as Highlands.
      Se você puder me mandar um email, queria algumas dicas (só está faltando isso para finalizar nosso roteiro).
      Obrigado.
      Abs.,
      Rodrigo

  2. Mari, como dividir 8 dias de viagem entre Edimburgo e Highlands? Outra coisa, o que achou da vida noturna em Edimburgo? Setembro é uma boa época? Brigadinha! bjs

    • Oi, Daniela! Acho que dá pra dividir em 4 dias em cada, assim dá pra fazer as Highlands com calma (eu fiquei 4 noites em Edimburgo e ficaria mais, que amei, mas acho bom ter tempo para fazer as Highlands sem correria). Achei a noite de Edimburgo bem legal (tanto na cidade nova quanto na antiga) e setembro é um mês legal, já finzinho do verão.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*