Já falei aqui que poucos lugares do mundo (por mais que eu ame praticamente todos os que visitei) tiveram tanto impacto sobre mim quanto Istambul. E não foi só da primeira vez, não; na segunda visita, fiquei tão abobada, atordoada e emocionada quanto da anterior. Acho impossível descrever essa cidade – e repito: segura e sedutora também para mulheres viajando sozinhas. E voltaria para lá quantas vezes fossem possíveis.
E a Turquia não é só Istambul, é claro. Agora, servindo de pano de fundo para a novela das nove (nove e meia? Dez? eu nunca sei), Salve Jorge, a Capadócia também atrai todos os olhares dos brasileiros. Digamos que, agora, a Turquia toda esteja mais na moda por aqui do que nunca.
Tradição e modernidade ali caminham lado a lado (como em mulheres de jeans e top ao lado de mulheres com os rostos cobertos em trajes locais), entre herenças otomanas e bizantinas, mesquitas exuberantes, pontes imensas e paisagens arrebatadoras, como as montanhas “furadas” da Capadócia e suas cavernas subterrâneas impressionantes, ou as rotas de perfume e seda do Éfeso. A mistura perfeita de Ásia, Europa e, por que não?, um toque de Oriente Médio.
A onda tá tão forte que tem operadoras que estão se especializando em roteiros para lá. Se eu fosse você, ficava bem de olho.
Mari, quanto tempo!!! Andei sumida com o pequerrucho que chegou ha pouco tempo! 🙂
Ai, Turquia é a minha queridinha, adoro aquilo de paixao!! Agor que está na telinha da GLobo, sem duvida vai se tornar objeto de desejo de muito brasileiro. 🙂
Beijokas!
Fe, que legal vc de volta aqui!!! saudade!!!