A catedral dos templários… |
Perugia é uma cidade gracinha da Úmbria que muita gente visita quando passeia pela Toscana. E, nessa caso, geralmente visitam no mesmo dia Arezzo ou Cortona, não sobrando muito tempo para curtir essa capital italiana do chocolate.
Então aqui vai uma sugestão bem resumidinha do que fazer em uma manhã perfeita pela cidade:
… um dos afrescos… |
– Primeiro, antes de entrar na cidade antiga, checar as reminiscências dos cavaleiros templários na cidade visitando a bela Catedral Bevignate. Estão ali as ruínas, os afrescos e detalhes fascinantes para quem é fã da história (e das lendas) deles.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
… e os subterrâneos |
– Entrar para cidade amuralhada é por si só uma baita experiência: são escadas rolantes que separam o ‘”cotidianismo” da cidade fora dos muros das ruínas etrucas e da verdadeira “cidade perdida” (antigas lojas, mercados, casas) literalmente dentro das muralhas. Ruelas medievais que mostram o que já foi um dia a fortaleza Rocca Paolina – uma outra Perugia no underground da cidade italiana – e o Pozzo Etrusco. Impressionante.
– o artista mais famoso da cidade, Pietro Vannucci, o Perugino, que teve como pupilo o renascentista Rafael, deixou suas marcas em Perugia, claro. Dá pra ver obra dos dois simultaneamente num afresco da bela (e minúscula) Capella di San Severo, na Piazza Raffaello. E tem muito mais Perugino na cidade, é claro, sobretudo na Galleria Nazionale dell´Umbria, que seguramente vale muito a visita (só o Palazzo dei Priori, do século XIII, onde a galeria está localizada, já vale).
– a cidade é boa de caminhar dentro e fora muro. Segura, tranquila, gostosa mesmo, seja nas lojinhas, no cafés, restaurantes, cantinhos.
– e claro, uma paradinha para pelo menos um café olhando o movimento da Piazza IV Novembre pra descansar as pernas 😉
O belo prédio da Galleria Nazionale |
Boa pedida é aproveitar o tour em Perugia para almoçar no excelente Il Postale, o restaurante com estrela no Michelin que fica dentro do bucólico hotel Castello di Monterone. Quem tem mais tempo, pode liberar seu lado Willy Wonka e fazer o tour guiado da fábrica Perugina (5 euros) e provar um dos clássicos Baci in loco.
A cidade vista intra-muri… |
… e fuora-muri |
Uma das portas da muralha que rodeia a cidade antiaga |
Cidade fofura.
Dica 1: pra quem tem bastante tempo em Roma, trata-se de uma bela opção de escapada de um dia, tipo bate-e-volta.
Dica 2: quem vai de trem desce afastado do centro histórico; dali o melhor é tomar o trenzinho tipo metromover que leva quase até as muralhas para ganhar tempo no passeio.
JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM? Digite MARICAMPOS5 no campo cupom para ter 5% de desconto no seu seguro!
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? Digite RBBVGRATIS no campo cupom para ter frete grátis!
Mari, que post legal para visitar Perugia. Ainda mais com tudo explicadinho aqui….Muito, muito inspirador.Porquê eu nunca pensei nisso antes??? rsrsrs
Nossa, que delícia voltar a “viver” Perugia no teu post! Estive lá a estudo por 1 mês em 2000, na Università per Stranieri! Que bela experiência! Que lugar encantador, me lembro com muito carinho de todos os dias que passei lá! Não sei se ainda tem, mas em julho rolava o Umbria Jazz Festival, na praça Principal, era demais!!!
Helouise, também acho Perugia uma delícia! fui em 2009 e 2012 e, certamente, voltarei 😉
Adorei a dica do restaurante Il Postale, a comida e apresentação dos pratos, o local…tudo maravilhoso! Obrigada.