Pra lá de Marrakech

A cadeia do Atlas ao fundo

Quem tem mais tempo em Marrakech (tem muita gente indo em lua-de-mel para lá e também existem pacotes ba-ra-tér-ri-mos saindo de Madri para uma semana na cidade), pode – e deve – programar também umas escapadas da cidade para ver lugares lindos e diferentes. Sendo assim, duas escapadinhas desde Marrakech que eu continuo achando imperdíveis são a linda, linda Essaouira, já na costa, e o adorável vale de Ourika.

Os passeios a Ourika geralmente incluem, além da linda paisagem da viagem pelo vale (na primavera, as árvores do caminho estão lotadinhas de roas, amêndoas e até cerejas), com vistas para as montanhas do Atlas (o que, na minha opinião, por si só já valeria o passeio), paradinhas em jardins de especiarias, produtores de azeite e cooperativas femininas que produzem cositas à base de Argan. Na metade do passeio, na “base” (a.k.a. restaurante) escolhida para almoço, costumam oferecer um opcional de hiking em Setti Fatma para ver as três cachoeiras mais famosas dali. Ter um tempinho para explorar um pouco a vila onde fizerem a parada de almoço é essencial: são sempre lugares bem pequenos, pouco turísticos e bem tradicionalistas – é interessante observar até a própria reação aos turistas.

Um dos jardins de especiarias do vale
O começo da trilha para as cachoeiras
O clima sossegado das vilas do caminho
Muita água, verde e montanhas durante todo o programa em Ourika
Marroquina simpática dando duro para produzir óleo de argan

No caso de Essaouira eu recomendo muito que se durma ali por uma noite ao menos porque a cidade tem aquela vibe francesa que todo mundo adora mas mantém mais a essência árabe que Marrakech, até porque tem menos turistas. O centro histórico é pequeno, dá bem para explorar em pouco tempo, e tem ótimos restaurantes e excelentes hotéis, de riads econômicos cheios de charme a hotelaços cinco estrelas – tem um Sofitel incrível na Medina que vale a visita mesmo para quem não está hospedado (um café, um chá, almoço, um relax no hamman). O souk da Medina é mais barato que o de Marrakech e ainda mais agradável, já que pega sombra em boa parte do dia mas é todo ao ar livre.

As muralhas da Medina de Essaouira
A vibe hitchcockiana (“oooooos pássaros!) que sempre rola no cais
Detalhe do cais
Os cafés de herança francesa
As casas da Medina, ao contrário de Marrakech, são quase todas branquinhas, branquinhas
Essaouira dá praia!
O souq ao ar livre

O bom é que tanto o vale de Ourika quanto Essaouira estão bem próximos de Marrakech e dá também para fazer um bate-e-volta de um dia para qualquer um dos dois destinos. Os passeios de um dia são amplamente vendidos em todas as recepções de hotel e até em alguns restaurantes (incluindo aquele terraço da Praça Djeema el-Fna em todo mundo vai para tirar fotos da praça lá de cima).
Outro passeio bastante vendido é o que vai Oukaimeden – mas esse é um day trip comum durante o inverno, já que a cidade é famosa por seu centro de ski.

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

8 Comentários

  1. Boa tarde Mari Campos,
    vou a marrocos em dezembro acompanhar o meu GALO !! vou ficar dos dias 17 a 23 em Marrakesh, gostaria de fazer os passeios para o vale OURIKA e para ESSAOUIRA, em média quanto custa estes passeios ? se tiver que escolher um dos dois qual seria ?
    Vou fazer um passeio de bike nos trajetos AGAIOUAR/OURIKA ou VAL TIGZIT TO THE LAKE TAKERKOUSTE, você conhece este lugares ? qual o mais bonito ?
    obrigado
    Daniel

  2. Bom dia Mari Campos,
    vou a marrocos em dezembro acompanhar o meu GALO !! vou ficar dos dias 17 a 23 em Marrakesh, gostaria de fazer os passeios para o vale OURIKA e para ESSAOUIRA, em média quanto custa estes passeios ? se tiver que escolher um dos dois qual seria ?
    Vou fazer um passeio de bike nos trajetos AGAIOUAR/OURIKA ou VAL TIGZIT TO THE LAKE TAKERKOUSTE, você conhece este lugares ? qual o mais bonito ?
    obrigado
    Daniel

    • Oi, Daniel. Os preços variam muito de uma agência/hotel para outro, mas, se forem passeios de um dia, tipo bate-e-volta, custam em média 30-40 dólares por pessoa. Os dois são lindíssimos, depende do que vc curte mais: o vale de Ourika é uma região muito verde, cercada pela cadeia montanhosa do Atlas, e Essaouira é uma cidade de praia. Vai do seu gosto 😉 Para o passeio de bike, só conheço a região de Ourika. Pedalar pelo belo vale deve ser mesmo sensacional.

      • Obrigado Mari pelas informações, com relação ao pedal vou decidir qual o local a fazer os dois são bonitos, com relação ao câmbio é preferivel levar qual moeda para trocar pelo Dihram ? euro ou dolar ? onde é melhor trocar em bancos,casa de câmbio ?
        Vou chegar em Casablanca e vou para Marrakesh, quanto tempo dura esta viagem de carro e de comboio.
        mais uma vez obrigado.
        Daniel

        • Daniel, euro ou dólar, tanto faz. Se quiser ter euro, como há muito mais europeus que americanos por lá, eles estão mais acostumados a fazer a conta, caso vc queira pagar algo com euros (muitos bares, restaurantes e negócios no souq aceitam). Eu continuo achando que não há melhor negócio que SACAR a moeda local com o seu próprio cartão do banco, direto da sua conta brasileira; é onde vc perde menos nas conversões e foi assim que fiz nas duas viagens para lá. Mas se vc quiser trocar, pode já fazer isso no próprio aeroporto, ao chegar, e depois nos bancos e casas de câmbio (em Marrakech, a maioria deles está na cidade nova). Os hotéis também trocam, mas a cotação é sempre ruim.
          Não fiz Casablanca-Marrakech por terra, mas a viagem dura em torno de 3h (um pouquinho menos em ônibus) e custa desde uns US$15.

  3. Olá Mari Campos,
    Tenho alguns amigos que irão e ficaremos em locais separados, então pensei no chip pre pago para celular , o que acha ? e facil de encontrar em Marrakesh ?
    Obrigado
    Daniel

  4. Atenção para todos que prestem vir para o Marrocos.

    Isso é um lixo ! Gente pobre pra todo lado, gente feia pra todo lado, mal encarado se você bate um foto eles vêm pedir dinheiro e se você não der forma uma quadrilha a sua volta, ontem estava em um restaurante comendo uma comida duvidosa quando chegou um mulher é uma criança e simplesmente já foram metendo a mão na minha comida, é assim o tempo todo se pegar uma mesa escolha aquela que está no fundão, estou em hotel quatro estrelas, o ar condicionado não funciona, o chuveiro não funciona, a limpeza nossa tempo nojo de colocar o rosto no travesseiro, o café da manhã aaaaaa o café da manhã tem azeitonas, pepinos, um leito duvidos, um café que vem metade de borra, dois tipos de paés duros, ovo cozido a única coisa boa é o suco de laranja de caixinha, mais nada, esses comentários acima são de pessoas que não sabem oque é bom ! Isso aqui é um lixo decepção total, fui ontem para essaouira que merda de praia parece o rio Tietê, um vento que faz a temperatura cair abaixo de zero e eles acham lindo…. Parece até bricadeira mas não é, É muito sério desabafo de uma pessoa que já viajou para mais de 30 países e esse é o meu pior pesadelo. Acreditem depois não vão falar que eu não avisei.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*