Para onde o viaja o mercado de luxo

Para quem curte acompanhar notícias do setor, duas pesquisas recentes tiveram por intenção “mapear” o turismo de luxo da atualidade. A primeira delas, batizada de Travel Dreams e promovida pela rede Virtuoso®  (famosa por criar experiências excepcionais em viagem,)  entrevistou 8,000 leitores de sua publicação Virtuoso LIFE para esse mapeamento (os depoimentos foram colhidos no começo do ano mas publicados somente agora em junho). Ali apareceram coisas como a Austrália como o destino de sonho número 1 pelo terceiro ano consecutivo, e Paris, Roma e Florença entre os destinos mais citados seja para escapadas, viagens culturais, gastronômicas etc.

Interessante ver que, neste ano, a pesquisa dividiu seus entrevistados em cinco “personalidades viajantes” diferentes do mundo do turismo de luxo que, guardadas as devidas proporções (e com pequenos ajustes, bien sur), também poderiam ser utilizadas como segmentadoras nas demais esferas do turismo em geral: o  Go-Getter (23%; o aventureiro, que quer ver e fazer TUDO durante as férias), o Connoisseur (23%; se preocupa com experiências premium em vinhos, gastronomia, arte e arquitetura em suas viagens),  o Classic Traveler (20%;  é leal aos lugares que ama e acaba retornando diversas vezes a seus lugares favoritos), o Relaxationist (17%; aquele que quer ir pra bem longe de tudo e se desligar, relaxer, revigorar) e o Trendsetter (17%; só fica ligado nas futuras tendências e se interessa em viajar para os lugares que começam a atrair a atenção de viajantes timidamente). E, claro, tem gente que é mesmo tudoissojuntoemisturado 😀

Ainda nessa pesquisa, apareceram como as três mais desejadas viagens dos entrevistados (vejam só!)  1) fazer um cruzeiro de volta ao mundo, 2) alugar uma villa na Europa e 3) fotografar os big five num safári africano, nessa ordem. Os safáris africanos aparecem também como vencedores na categoria “melhores férias em família”. Os top 3 destinos são Austrália, Itália e Nova Zelândia (o Brasil não aparece entre os 10 primeiros).

A segunda pesquisa, elaborada pela Pangaea Network, rede internacional de consultores em turismo, monitorou cerca de 800 profissionais de turismo (agências, operadoras e especialistas) do Brasil e mais 7 países ( China, França, Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos e Reino Unido). Uma das constatações óbvias é que apesar da crise na Europa e nos EUA, em geral o mercado está crescendo, especialmente em países emergentes como o Brasil e a China. Metade dos entrevistados em todos os países participantes declararam que normalmente reservam mais de 4 viagens de luxo por ano para cada cliente, enquanto 33% possuem clientes que viajam 2 a 3 vezes por ano.

As reservas são realizadas na maioria das vezes por mulheres e para viagens em casal, com crescimento do interesse por pacotes sob medida, além da possibilidade de provar novos serviços, hotéis e destinos (48,7% dos entrevistados no Brasil garantiram que seus clientes procuram experiências gastronômicas em viagem – muito popular também entre os ingleses, chegando a 75% dos entrevistados por lá).

Em tempo: para os operadores de turismo entrevistados há expectativa de crescimento do interesse turístico no Brasil e também em Oman, Myanmar, Vietnam, África do Sul, Moçambique e Emirados Árabes. Hum.

5 Comentários

  1. Muito informativo mesmo! Não sei se gosto de ver minha querida Omã na lista dos países com expectativa de crescimento turístico. É tão bom você sentir (ou ter a ilusão de) que um certo destino é só seu…

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*