Para curtir o que há de mais legal em Miami Downtown sem nem precisar de carro
Tenho essa mania esquisita de não ser a maior fã de aluguel de veículos quando viajo. Acho o carro mega válido quando a proposta é mesmo uma road trip e existem lugarzinhos preciosos no caminho, daquele tipo que o carro faz mesmo toda a diferença para conseguirmos chegar – Toscana, Provence, Serras de Portugal etc. Mas nunca vejo muito sentido (opinião minha, é claro) em ficar circulando de carro alugado dentro de uma grande cidade – gosto mesmo é de caminhar e, eventualmente, para os lugares mais afastados, fazer uso do transporte público (que adoro particularmente pelo people watching 😀 ) e dos táxis.
Como gosto muito de Downtown, adoro a liberdade de não ter que me preocupar com estacionamento e caminhar por aquelas quadras enormes (ladeadas por palmeiras aqui e ali) e usar o ótimo (e gratuito) metromover. Nessa última visita, ainda descobri os novos bondinhos que circulam pela cidade, encantadores: gratuitos, têm dois trajetos fofos de Downtown a Midtown que são uma delícia – você gasta muito mais tempo que se fosse em táxi, é claro, mas a experiência em si é muito mais legal (além dos turistas, encontrei nas minhas “viagens” nos bondinhos vários moradores locais que utilizam diariamente o serviço para ir e voltar do trabalho).
Gosto dos arranha-céus cobertos de lâmina espelhada que reflete o céu nos dias mais bonitos, das palmeiras nas avenidas maiores, dos hotéis mais legais, dos restaurantes, dos rooftops na vida noturna. Acabo sempre me hospedando por ali (desta última vez, no excelente Four Seasons Miami). Adoro voltar caminhando para o hotel depois do jantar ou programa noturno, numa boa. Acho, em geral, (bem) menos afetada que Miami Beach, principalmente na região de Brickell e do distrito financeiro. Dá para fazer comprinhas ou people watching também em Bayside ou comer muitíssimo bem em alguns dos ótimos restaurantes de Downtown, como DB Bistro, EDGE, Atrio, Zuma e Biscayne Tavern, entre outros. Gosto até das lojinhas diferentes da Mary Brickell Village 😉
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Do píer de Biscayne Bay (bem em frente ao Marriott Biscayne Bay) saem diariamente passeios em barco e lancha para ver um outro lado de Miami que pouca gente conhece (conto sobre esse passeio aqui). Os bondinhos gratuitos chegam ali rapidinho.
Para recuperar energias e descansar das andanças, recomendo muito o spa L-I-N-D-O do Viceroy Miami, by Phillip Starck:
Se “subir” um pouquinho até a área chamada de Midtown, impossível não passar uma tarde inteirinha se encantando com as cores das paredes de Wynwood (incluir um café ou uns drinks no lindo Wynwood Kitchen&Bar também é pedidaça para encerrar bem o passeio – almoçar antes também vale)
Shopaholics respiram felizes e aliviados com as lojas do The Shops at Midtown, que incluem Carter’s, Target, Ross e Marshalls, além da loja de fábrica da Guess, sempre apinhadas de brasileiros. Por aquelas bandas, o Design District é programão até para quem não é tão ligado em compras: uma delícia conferir as novidades de decoração e as peças de design cheias de bossa à venda por lá. O bairro está ficando tão bacana, já com ótimas opções de restaurantes e bares, que resolveu investir mais pesado também no consumo de luxo: a 40th St já reúne diversas big brands alinhadas em seus dois lados e, garantem as fofocas mais quentes da cidade, várias lojas do bam bam bam Bal Harbour Shops estão de mudança marcada para lá até o começo do ano que vem.
Para os que estão aí pensando “beleza, mas e como eu faço para me mandar prum shopping na hora das compras sem carro?”, no problem: você pode ir e voltar em táxi tranquilamente para qualquer um deles; à exceção do longínquo Sawgrass, provavelmente vai sair mais barato que uma diária avulsa de locação. Alguns shoppings, como o Dolphin Mall (que é queridinho dos brasileiros) têm traslado de ida e volta diário, com saída de vários hotéis de Downtown. No Dadeland Mall dá pra ir até de metrô, para bem em frente. E tem transporte free de Downtown para o Bal Harbour Shops e as Shops at Midtown 😉
E opções de traslado de e para o aeroporto ou o porto de Miami você encontra aqui.
Na última vez, eu até mais radical do que você e descobri a delícia de Miami no inverno:
http://jccbalaperdida.blogspot.com.br/2013/01/na-baixa.html
Concordo plenamente quanto a alugar carro em uma grande cidade. Cria distanciamento. Cabe numa road trip, tipo:
http://jccbalaperdida.blogspot.com.br/ ou http://jccbalaperdida.blogspot.com.br/2013/07/woodstock-esqueca-o-festival-e-seja.html
Só não concordo com Downtown. Ainda acho o ar fake de South Beach atraente.
bj
Mari, con este post he cambiado mis ideas preconcebidas sobre Miami… agora mesmo… adoro a cidade!
eee, muy bien, Carmen! 😉
Ui! Deu vontade de voltar a Miami. Faz mais de 10 anos que não piso lá…
Oi Mari,
ficarei hospedada no Hotel Holiday inn Port of Miami,em frente ao Bayside e peço sua ajuda para me explicar sobre o metromoverou outrotipo de transporte para o Dadeland Mall e o transporte free para o Bal Harbour shops,onde pegar, etc.
Att
Inez, o metromover só circula nessa região central de Miami, mais Dowtown mesmo. Você pode usa-lo gratuitamente para chegar à estação de metrô mais próxima ou se locomover por outros cantos da região. Com o metrô, aí, sim, você consegue chegar ao Dadeland (estação Dadeland south). Peça na recepção do seu hotel um mapinha gratuito de Miami que contém todas as paradas de metromover e estações de metrô. Na recepção eles também marcarão exatamente qual a parada mais próxima pra vc do shuttle para Bal Harbour.