
A escala em Nassau, Bahamas, durante o cruzeiro no Oasis of the Seas a convite da Royal Caribbean foi a mais curta e com o horário mais chatinho de todas – ficamos lá das 8h às 13h30 apenas, e justo num domingo.
Como nas escalas não havia programação oficial para a viagem de imprensa (cada um fazia o programa que quisesse por sua própria conta), me separei do grupo para conferir um pouquinho da ilha no pouco tempo que eu tinha disponível por ali (e ainda arranjando uns bons minutos para aproveitar o free wifi de qualidade que eles oferecem no saguão do porto )
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Ao contrário do que esperava das paradas em St. Thomas e St. Maarten, eu não tinha mesmo grandes expectativas quanto a essa escala em Nassau. Aproveitei para caminhar pelas ruelas do centro histórico enquanto quase não havia outros pedestres ou lojas abertas. As casinhas coloridas são uma graça, mas o climão “fake” de Nassau ficou ainda mais evidente com as ruas tão desertas.
Aproveitei pra espiar rapidinho o programa mais comum dos cruzeiristas que desembarcam ali: tomar a van (US$4) até o Atlantis, um mega resort que oferece de tudo, de compras e almoço a praia privativa e nado com golfinhos (há pacotes de day use desde US$70 por pessoa). Mas achei furada. Bem mais negócio ficar, de graça, na prainha pública logo ao lado, com areia clarinha e mar delicioso, e cheio de peixes; me arrependi de não ter passado mais tempo ali (dizem que praia boa mesmo é a Pink Beach – ou Pink Sands Beach -, de areias cor de rosa, mas muito distante para quem para em Nassau numa escala curtinha)

Voltei para o centrinho de Nassau quando as lojas já estavam abertas e outros muitos turistas (eram quatro navios aportados ali ao mesmo tempo) zanzavam de lá pra cá atrás de lembrancinhas, diamantes (as joalherias são absolutamente abundantes na Bay Street, a rua principal) e… bebidas alcoólicas aos montes.

A prefeitura estava toda decorada para a celebração dos 40 anos de independência das Bahamas e charretes passavam pra lá e pra cá com turistas o tempo todo. Ali no centro dá pra visitar de graça uma destilaria de rum (a John Watling´s) e aprender um pouquinho (ainda que superficialmente) sobre a história da bebida nas Bahamas e visitar também o museu The Pirates of Nassau (bem fraquinho; talvez mais interessante para quem viaje com crianças).
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
É uma pena que o Caribe é tão longe, porque é um destino maravilhoso. Sei pouco sobre o Caribe, mas eu gosto de viajar a ele através de suas fotos.
Ola Mari
Vou agora em julho neste mesmo cruzeiro que voce fez.
Vamos ficar das 7 as 14h em Nassau apenas. vou com minha esposa , 1 filha de 8 e 1 bebe de 1 ano.
o que sugere pra fazermos?
como posso acessar essa praia publica ao lado do Atlantis.
ja vi precos do day use mas como terei pouco tempo nao sei se vale a pena (apesar das fotos dos aquarios serem bem legais!).
obrigado
oi, Fernando! as sugestões que te daria são exatamente as que estão no post. Para chegar à praia pública ao lado do Atlantis é só pegar um táxi ao desembarcar no terminal de passageiros.
Desculpe incomodar novamente
minha viagem esta chegando
Ainda nao entendi direito : pego o taxi (ou ferry) e desco onde exatamente para acessar a praia em paradise island.
acho que vou pagar a taxa pra ver o aquario do atlantis e as coisas gratis la (alem de usar o banheiro talvez, principalmente para trocar as fraldas..) apos ter ido na praia (mas li que os passes de day use acabam cedo entao deverei descer no atlantis primeiro).
depois volto e vou ali no centrinho (quero comprar uma camisa da hard rock)
Oi, Fernando. Quando eu fui, vários “taxistas” já estavam com as plaquinhas “Atlantis” na mão à espera dos turistas no porto. A maioria dos cruzeiristas desce do navio já decidido a ir pra lá, então os caras vão apenas lotando os barquinhos conforme as pessoas vão chegando – e depois fazem a mesma coisa para o trajeto de volta. No meu caso, o barquinho tinha uma única parada, bem em frente ao Atlantis, que é o destino final da maioria. Conforme descíamos, eles só indicavam para que lado ficava a praia para quem não queria ir ao complexo do Atlantis.
Muito obrigado.
Descobri que ao lado direito do atlantis tem o hotel riu e logo ao lado dele esta a entrada para a praia publica.
mesmo no domingo o centrinho nesse horario tem comercio? (vou com esposa, sogra e tia….)
é isso mesmo, tudo bem pertinho, Fernando. Sobre o centrinho, não vale a pena ir cedo, não. Vá primeiro à praia e deixe para ir ao centrinho antes de voltar para o navio. De manhã cedo, mesmo nos dias de semana, tá quase tudo fechado por lá.
Mari, vou agora final de novembro de 2015, de lua de mel. Vou fazer o cruzeiro da Royal, com parada em Cococay e em Nassau. Você indica ir ao Atlantis? Ou indica alguma outra coisa mais legal para se fazer? Não queremos gastar muito. No aguardo e obrigado.
Oi, Leonardo. O que eu indico fazer em Nassau é mesmo o que está sugerido neste post aqui. Se vc quiser ir ao Atlantis (não é meu tipo de passeio, como comento no post), costuma ser passeio para a escala inteira.
Estive agora em Nassau e tava um vento muito forte,frio e chuva ,no inverno de Janeiro,e só fomos ao Atlantis e vale muito à pena! É maravilhoso! Não tive a chance de mergulhar nas águas do Caribe,pois estavam batendo muito e proibidas de entrar! Coco cay na maioria das vezes tá impróprio de conhecer devidos às condições do mar e todos quase sempre ficam no navio. Têm todas as classes sociais lá na cidade e tem que ficar esperto pois até cocaína me ofereceram num barzinho na pracinha! Acho que só o Atlantis já vale! Praia só no verão! Frequentar Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio com sua águas cristalinas não ficam nada a dever! Acredito que um cruzeiro pelo Caribe em outras ilhas talvez valha mais a pena mas no verão . A Pracinha é fraca , não irei de novo! Tudo muito parado, devagar !
Olá Mari,
Estarei fazendo um cruzeiro com parada em Nassau com a NCL. Minha dúvida é pagar para conhecer Blue Lagoon ou ficar perto do porto e conhecer Junkanoo por conta. Existem outras praias próximas ao porto que vale a pena? Obrigada
Oi, Ivana. Como vc pode ver pelo post, só fiz mesmo o passeio por conta própria pelo centro e a ida até o Atlantis (que não curti) e a prainha pública ao lado do complexo (que eu recomendo e é bem rápido chegar). Fora isso não posso mesmo recomendar e vou ficar devendo (sorry!), porque não experimentei.
Obrigada pela atenção Mari!
Oi Mari
adorei suas dicas. Vc lembra o nome dessa prainha pública junto do centrinho que vc foi? Foi andando ou de algum transporte?
Obrigada
Simone, a prainha pública fica ao lado do complexo Atlantis e não do centrinho da cidade. Você precisa pegar uma lancha ou táxi aquático pra lá.
Oi Mari,
Vou fazer um cruzeiro semana que vem e nossa primeira parada é em Nassau, entre 7h e 14h.
Minha dúvida é: como você comentou no post que o centrinho abre mais tarde, e o passeio para o Atlantis tem 2h30 de duração, você acha que é possível visitar o Atlantis e depois visitar o centrinho já com as lojas abertas? Adorei a sugestão da prainha ao lado do complexo, mas queremos conhecer coisas diferentes, e sem dúvida o Atlantis é uma delas.
Obrigada.
Dá tempo, sim, Melyssa. Se o passeio que você vai pegar ao Atlantis tem apenas 2h30 de duração, se ele sair logo cedo você tem tempo de sobra para ver o centrinho mais animado – cheque antes qual o horário exato da saída do passeio, para planejar bem. Se ele sair 8:30 e retornar as 11h, por exemplo, você tem tempo sim para um footing curto no centrinho. Só lembre-se que você tem que reembarcar sempre cerca de 1h antes da partida do navio e que você sempre gasta um tempo entre caminhar do navio ao local de saída do tour e depois do centro até o navio (na prática, você vai ter entre 7:30 e 13h na escala, incluidas suas caminhadas de deslocamento).