África do Sul: safáris fora do Kruger

África do SulÁfrica do Sul: safáris fora do Kruger – como foram minhas experiências em game drives longe do famoso parque nacional sul-africano

Depois de excelentes experiências anteriores em safáris (game drives) na África do Sul – em propriedades como Sabi Sabi, reserva Sabi Sands do Kruger Park, e Royal Malewane, no Great Kruger – resolvi apostar nessa última viagem em experiências semelhantes afastadas da área do mais famoso parque sul-africano. Bora saber mais sobre África do Sul: safáris fora do Kruger?

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Botse Botse
Os quartos do Botse Botse são todos iguais em tamanho, disposição e serviços mas cada um é decorado de um jeito

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OFERTAS EM TOURS DE SAFÁRIS EM DIFERENTES PARTES DA ÁFRICA DO SUL

Nos dois lugares escolhidos como base dessa vez – o fofo Botse Botse, em Zebula, onde fiquei por duas noites, e o gracinha Gondwana Game Reserve, onde só fizemos um day use – era possível chegar em carro, dirigindo por distâncias razoáveis.

Do aeroporto de Joanesburgo seguimos direto para o Botse Botse (cujo nome significa Lindo-Lindo), uma das propriedades que ocupa o loteamento de Zebula, distante cerca de 2h30 do aeroporto (demoramos 3h porque erramos uma saida). O Botse Botse é um bush lodge e não um game lodge, o que quer dizer que ele fica nas savanas sul-africanas mas não oferece game drives/safáris próprios. Ali estão incluídos café da manhã e jantar de 3 passos diariamente (além de internet, cafés, chás, muffins e outros mimos mil ao longo do dia), mas qualquer outra atividade que você queira fazer é cobrada à parte. E, no fundo, isso é interessante porque você pode customizar bem sua estadia – e, ainda assim, ela vai custar bem menos do que na maioria dos lodges de qualidade similar que trabalham com tudo incluído.

Botse Botse
Interação com cheetah: para tocar e acariciar o felino

DSC_0132

África do Sul: safáris fora do Kruger

Incluímos na nossa estadia dois game drives (em duas reservas diferentes dos arredores), duas interações com animais (cheetahs e elefantes) e ainda um tratamento de spa. Tudo isso reservado com o próprio hotel, que intermediou todo o processo com os serviços terceirizados. Na reserva Mabula, onde fizemos o game drive do qual mais gostamos, vimos uma quantidade impressionante de animais em pouco tempo e tivemos um dos finais de tarde mais bonitos de toda a viagem, com as savanas emolduradas pelo céu alaranjado.

PROCURANDO HOTÉIS NA REGIÃO DO KRUGER?

PROCURANDO HOTÉIS NA REGIÃO DO GREAT KRUGER?

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OFERTAS EM TOURS DE SAFÁRIS EM DIFERENTES PARTES DA ÁFRICA DO SUL

Clique aqui para ler mais sobre safáris

África do Sul

O bacana do Botse Botse é que o lodge é BEM pequenininho: são apenas quatro (!) quartos no hotel, então o atendimento é muito personalizado o tempo todo, das camareiras ao chef (fomos mimadas o tempo todo e o staff ainda deixava recadinhos lindos toda hora nos quadros negros dos quartos).

Refeições super caprichadas à noite, café da manhã feito na hora que pediamos (com granola caseira maravilhosa) e um atendimento que foi só sorrisos e cuidados da nossa chegada à nossa partida, uma graça.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Zebula
Elefantes lado a lado com os turistas na interação promovida pelo projeto de preservação do Zebula

DSC_0447 DSC_0609 DSC_0625 DSC_0712

Relax depois do game drive :)
Relax depois do game drive 🙂

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OFERTAS EM TOURS DE SAFÁRIS EM DIFERENTES PARTES DA ÁFRICA DO SUL

A outra experiência de safári aconteceu no Gondwana Game Reserve, já do lado ocidental (fica a 4h de estrada da Cidade do Cabo), foi apenas um day use, infelizmente (o hotel estava cheio). Chegamos para passar o dia, almoçar e fazer o safári do entardecer, mas adoraria ter ficado duas noites por lá também – achei uma graça, com bom serviço e os quartos em formato “de iglu” com vista desobstruída para as montanhas Gondwana e os laguinhos da propriedade.

Foi muito, muuuuito diferente fazer um safári ali. Toda a minha experiência em safáris anterior a essa, em viagens e propriedades diferentes, tinha sido através das savanas sul-africanas – e ali estávamos rodeados de montanhas, vales e fynboos por todo canto.

Foi uma mudança bastante interessante (embora eu seja apaixonada pelas savanas) e a região é tão linda que eu jamais acharia ruim 😀  Faltaram ali os leões, mas vimos elefantes, girafas, búfalos, impalas e gnus mil e até tivemos nosso carro perseguido (juro! nunca tinha visto isso antes!) pela solitária rinoceronte que encontramos.

Gondwana
Safári diferente: com vista para as montanhas Gondwana
Gondwana
Os lindos quartos em forma de iglu do Gondwana Game Reserve com vista para as montanhas homônimas

DSC_0133 DSC_0197 DSC_0260

Se eu acho que os safáris ali foram iguaizinhos aos que fiz no Kruger e arredores? Não, não foram. Senti falta da figura (essencial para mim) do trekker na dianteira do carro, de sair das trilhas literalmente offroad para encontrar os big five, dos sundowners no final da tarde, dos longos momentos de contemplação a cada espécie encontrada. Mas se eu curti? Claro!

E recomendo muito ambas propriedades, gracinha, e com excelente relação custoXbenefício (dá pra ver os preços e diferentes tipos de pacotes todos nos sites dos lodges).

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM.

.

Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul

PROCURANDO OUTROS HOTÉIS NA REGIÃO DO KRUGER?

PROCURANDO HOTÉIS NA REGIÃO DO GREAT KRUGER?

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OFERTAS EM TOURS DE SAFÁRIS EM DIFERENTES PARTES DA ÁFRICA DO SUL

Clique aqui para ler mais sobre safáris

36 Comentários

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Vamos em fevereiro para Cidade do Cabo. Tuas dicas de safari foram excelentes.Tem muitas opções e para quem nunca foi fica difícil escolher. Queremos uma experiência mais aventureira e menos comercial possível. Estamos pesquisando os safaris na rota ate port elizabeth ou arredores de cidade do cabo. Gostei da tua dica do Gondwana mas fico frustrada só de imaginar não ver leos e etc… Vamos fazer cotações… Tu conhece o Sambona? Eles tem opçãoExplorer Camp, onde se fica em cabanas – meio acampado mesmo- e se faz exploraçoes a pé. Achei fantástico. Mas queria saber tua opinião. Meu namorado achou meio inseguro.
    Te aguardo 🙂 OBrigadao! Manoela

    • Oi, Manoela. Pois é, a África do Sul tem uma infinidade de opções para quem quer safári. Eu nunca tinha ouvido falar deste Sambona. Dei um google agora e vi que eles têm lodges também e não apenas o esquema das barracas – acampar nunca foi a minha em nenhum tipo de viagem e seria menos ainda na savana africana (pelo site deles, não consegui ver se eles realmente são cercados pelos big five. Pessoalmente, eu não ficaria numa barraca em meio a animais selvagens. Mas esta sou eu). Os safáris à pé também não são meus prediletos, até porque são mais restritivos – eu gosto mesmo é dos safáris em carro para chegar bem pertinho dos big five e ter acesso a uma movimentação bem rápida, eficiente e segura entre diferentes animais, podendo ver uma quantidade e variedade maior deles.

      • Oi Mari, obrigada! 😉
        Descobri que o Sambona não tem trackers,
        Além do Godwana Game Reserve tu nos indicaria algum outro próximo a cidade do cabo ou na garden route?
        Pode ser um reserva/ acomodação mais simples e sem luxo e Pensamos em optar por uma noite mas com duas saídas: 5h30 e 16h. Tem muita info na internet e estou um pouco confusa…
        Me dá um norte? 🙂 Bj e otimo dia!

        • Manoela, é que não testei/fiquei em nenhum outro próximo a Cape Town, então fica bem complicado indicar. Poderia indicar por ouvir falar, mas sem conhecimento/embasamento nenhum, daí prefiro não fazê-lo – prefiro indicar somente quando testei e sei exatamente o que vocês vão encontrar. Vou ver se algum amigo ou outro leitor indica algum e volto aqui. Vocês não vão mesmo ficar nem uns diazinhos em Joanesburgo? Porque perto de Joburg conheço mais.

          • Manoela, o leitor Paulo Torres indicou pelo twitter a empresa nomadtours.co.za/. Eu não conheço, mas ele fez tours na Botswana com eles e viu que eles fazem tb nos arredores de Cape Town e da Garden Route. Se vc fizer e gostar, volta aqui depois pra contar pra gente como foi? Outra opção é fechar o safári com a sua agência de viagens no Brasil ou fechar com uma das empresas recomendadas pelo seu hotel, já lá na Cidade do Cabo.

  2. Oi Mari, adorei as dicas desse post, mas infelizmente estão fora do meu orçamento. O nosso planejamento é fazer o roteiro é ir de Durban até Cape Town de carro.

    Você tem informações sobre o Parque Nacional Pilanesberg ou outras opções mais baratas ?

    Obrigado

    • Eduardo, a viagem de carro de Durban a Cape Town é maravilhosa! Vocês estão fazendo uma ótima escolha. Estrada linda, rota cheia de vilarejos lindos para parar no caminho – se puder, pare em Knysna e na lina Hermanus, duas das minhas favoritas. Sobe o Parque Nacional Pilansberg, você quer informações genéricas sobre o parque ou especificamente sobre os safáris feitos por lá? Sei algumas coisas sobre o parque em si, mas nunca fiz safári por aquelas bandas, então não posso comentar/recomendar. E como só recomendo aqui no blog lodges/hotéis que eu mesma tenha testado e aprovado pessoalmente durante as minhas viagens (em qualquer país e em qualquer destino), sorry, mas vou ficar devendo também essa informação sobre opções mais baratas para safári na África do Sul.

  3. Mari! Adorei seu blog! Está de parabéns os relatos são muito detalhado se completos!
    Preciso da sua ajuda, tenho pesquisado bastante e não encontro algumas informações.
    Quero ir para a África do Sul por 10 dias (incluindo o dia de ida e volta, então tenho 8 dias para passeios) em agosto. Minha ideia é fazer o seguinte: Guarulhos – Kruger (passando por Joanesburgo, mas só pra trocar de avião porque não tem voo direto até o Kruger) ficar 2 dias, para fazer 4 safaris. Depois Kruger – Joanesburgo, ficar 2 dias em Joanesburgo. Aí faria Joanesburgo – Cabe Town e ficaria 4 dias e finalmente Cabe Town – GRU. Você acha a quantidade de dias esses lugares suficiente? Pensei em fazer a Garden Route, mas não quero dirigir e acho que o tempo também não é suficiente, o que me diz?
    Mas na verdade minhas maiores dúvidas são a respeito dos safáris. Pesquisei todos os Lodges que vc citou aqui e ficam muito fora do que pretendemos gastar nessa viagem. Estou pesquisando tudo por conta, passagens e hotéis, e fico na dúvida se todo hotel que se denomina Game Lodge obrigatoriamente tem os safaris inclusos. Nesses sites de hotéis tem de todos os valores: desde 150,00 até 50.000,00 a diária. Gostaria de prezar pelo que você disse, carros abertos, com tracker e ranger, por trilhas não pavimentadas e com poucos ocupantes no carro. Você acha que é possível achar um Lodge com a diária por volta de no máximo 1.500,00 a 2.000,00 que ofereça tudo isso? (Acomodação, safári nesses parâmetros e pensão completa)
    Outra dúvida, tenho pesquisado pelo mapa também, vi que a reserva Sabi Sabi fica próxima a um rio, devido ao rio você acredita que é mais provável ver os big 5 e também manadas? Digo por eles irem procurar água. Pois outros lodges que vi não tinham rios por perto, apenas algumas lagoas…
    Mais uma dúvida: você acha agosto uma boa época? Pelo que eu li parece que é, pois é inverno e fica mais seco e consequentemente os animais saem mais para procurar água…. o que vc acha?
    E por fim: a língua que eles usam lá é Inglês? Ou falam outras línguas também? Me preocupo com a questão do idioma mais por conta do Ranger e Tracker, para entender as explicações durante o Safari…
    Se puder me ajudar ficarei muuuito grata! Beijos e parabéns pelo excelente conteúdo novamente!

    • Oi, Ruany! Fica tranquila que, embora eles tenham 11 línguas oficiais na África do Sul, no turismo todo mundo se comunica em inglês por lá. A época é muito boa, sim, inclusive para Cape Town, que fica ainda mais pulsante no verão. Esse seu roteiro está bom – dá pra ver o básico de Joanesburgo em dois dias e curtir o mais bonito de Cape Town em quatro. Você deixa a Garden Route e outras belezas sul-africanas para uma próxima viagem. Mas, importantíssimo, certifique-se de ter DUAS NOITES e não dois dias apenas no Kruger e que seus voos cheguem lá antes das 14h e saiam só lá pela hora do almoço, se não vc não consegue fazer quatro safáris no período. A reserva Sabi Sabi é linda e vi os big 5 por lá, mas vi os big 5 também em outras reservas do Kruger – a região ali é toda espetacular. E ver os big 5, você vai descobrir isso lá, é incrível mas deixa de ser nossa meta enquanto fazemos os safáris porque a gente se encanta com todo tipo de animal e experiência que vive nestes momentos. Como eu nunca indico propriedades que eu não tenha experimentado, vou dever essa orientação pra vc – o que eu te aconselharia é procurar uma boa agência de viagens para essa parte do safári. Você pode resolver todo o resto vc mesma, como já está fazendo, mas acho bem interessante contar com o suporte de uma agência qualificada para essa parte, ainda mais que os dias de safári costumam ser a parte mais especial da viagem. Você expõe pro agente suas preferências e o budget que tem disponível, e ele te fala que lodges encontrou nesses modelos e quais recomendaria. Pessoalmente, não conheço nenhum que inclua os safáris E a pensão completa por essa faixa de preços (que seria algo entre 400 e 600 dólares), mas é possível que haja, sim. Vou ficar devendo essa parte, mas acho que realmente o know how de um agente bem qualificado, que tem acesso a diversas propriedades e sistema de reservas, pode ajudar nestes casos. Volta aqui depois pra contar se conseguiu?

      • Oi Mari!!! Nossa muito obrigado!! Me ajudou bastante!
        Com certeza, volto sim pra contar como fechei a viagem e depois que a fizermos conto também como foi!
        Só fiquei com uma dúvida (é que meu texto acabou ficando um pouco grande né, rs)
        Os hotéis que se denominam Game Lodge obrigatoriamente tem os safaris inclusos? É que vi vc falando em outro post sobre um Bush Lodge, que dai não tem o Safari incluso…
        Obrigado novamente! Beijos

        • Opa, desculpe ter pulado essa parte! Talvez eu tenha me expressado mal em algum post – vou relê-los para ver se comi alguma bola – mas na verdade a única distinção que faço é sobre a diferença de qualidade dos safáris nas game farms e nas game reserves, só isso. Há ótimos lodges de safári em diferentes regiões africanas, independente de serem chamados de game lodge ou bush lodge (bush é a savana africana) – e nenhum deles tem como regra absoluta ter os safáris incluídos ou não. Os serviços incluídos realmente podem variar de um lodge para outro. Pessoalmente, até hoje, só fiquei em um que cobrava os safáris separado, que era o Bootse Bootse, a 2h de carro de Joanesburgo – todos os demais incluiam dois safáris diários. Os game lodges geralmente incluem dois safáris por dia, sim, até porque seu nome é totalmente ligado à experiência – game drives são os safáris – mas não é uma regra 100% infalível. É fundamental conferir, antes de reservar, tudo o que está incluído para não ter surpresas. Há lodges que cobram safáris separado, há lodges que não servem almoço (somente café da manhã tardio e jantar), há lodges que incluem os transfers dos aeroportos e pistas de pouso e outros cobram em separado… entáo repito: é fundamental questionar tudo isso antes de fechar negócio 🙂

          • Mari! Obrigado por toda a atenção! Está me ajudando muito… sim, vou conferir todos os detalhes, é que queria saber se tinha alguma coisa do tipo pra ficar mais fácil de pesquisar. Estou te seguindo no snap e adorando! Beijos e “boas viagens” rsrsrsrs

  4. Olá Mari! Adorei as dicas! Estou indo para África do Sul em junho, serão 17 dias de viagem. De Cap Town vamos de carro até Port Elizabeth passando pelas cidades da rota do jardim. Já estou com um voo comprado de Port Elizabeth para Johannesburg e ficarei só 2 dias em Johannesburg, não terei tempo para ir ao Krug. Gostaria de uma indicação de um Lodge para ficar de 2 a 3 dias que tenha um safári legal próximo a Port Elizabeth. Você recomenda algum? Obrigada

  5. Mari boa noite!
    Seu blog está me ajudando muito, mas Ainda ficou uma duvida:
    Vc foi ou tem alguma ibnformacao sobre o Tshukudu private game reserve?
    Muito obrigada,
    luciana

  6. Olá, estou indo para Cidade do Cabo e vamos alugar um carro para ir até Gondwana, gostaria de saber se vc acha a estrada tranquila para viajar? Obrigada

  7. Oi Mari, há qto tempo, td bem c vc? N sabia dessa sua paixão por safaris!
    Há mto quero ir p/Africa do Sul e agora chegou a hora. Estou indo em novembro p/ficar 12 dias “úteis”. Só vou à costa leste, de Port Elizabeth a Capetown, de carro. A idéia é ficar 3 dias num safári, 4 na garden route e 5 em Capetown.
    Sei q vc acha q os melhores safaris estão na região do Kruger. Li q o único q vc recomenda do outro lado é o Gondwana. Tenho uma amiga q ficou no Kariega e gostou mto. Vc sabe alguma coisa a respeito dele? Saberia fazer alguma comparação entre os 2? Já ouviu falar de algum outro?
    Saindo do safari, tenho outra dúvida: vale + a pena dormir numa das 2 regiões vinícolas perto de Capetown ou fazer um bate e volta a partir de Capetown?
    Bjs,
    Lu

  8. Olá Mari! Parabéns pelo blog. Gostaria de uma sugestão sua. Já estive no Kruger e gostei muito. Meu pai, que já tem 84 anos está insistindo muito para conhecer a África do Sul e fazer um safári. Tenho receio pela idade dele, porém o médico acha que ele pode ir. Gostaria de uma dica de safári onde seja mais viável caso ele necessite de algum atendimento médico. Nesse caso acho o Kruger um pouco difícil pela distância de tudo. Tens alguma sugestão? Obrigada!!

    • Adriane, não sei quais as condições do seu pai, mas muitos lodges estão bem equipados para atendimentos emergenciais tipo primeiros socorros. E em geral recebem bastante turistas com mais idade. Os hoteis de safári todos que gostei, dos quais me hospedei, ficam mesmo na região do Kruger ou Grande Kruger. Há outras opções fora, como o Gondwana, mas também são 4h de carro dali até a Cidade do Cabo – os lodges do Kruger estão bem mais próximos que isso a destinos como Neilspruit ou Hoedspruit. Talvez se você testasse uma das opções mais próximas a Durban ou Port Elizabeth, por exemplo. Nunca me hospedei neles, mas tenho uma amiga que gostou bastante do Oceana e do Founder’s Lodge (Shamwuari), ambos próximos destas cidades.

  9. OI Mari tudo bem?

    Sei que o post é antigo, mas a questão é que irei passar 10 dias em Cape Town e estou buscando um safari próximo. (queria mt fazer no Kruger, mas não fica nenhum dia em JNB)
    Entre as opções perto de Cape Town, qual você indica?
    Estou pesquisando bastante e muitos lugares falam bem do Gondwana e depois do seu post, fiquei na dúvida.

    Obrigada

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*