Bali: como planejar sua viagem

BaliDiquinhas gerais para quem estiver planejando férias e escapadas a Bali, tintim por tintim

 

 

Contei nesse post aqui como foi a semana inteirinha que eu passei nessa ilha indonésia para a qual quero muito, muito voltar. Também contei em outro post o que achei de cada um dos três hotéis nos quais me hospedei por lá. E falei também sobre o boom das mulheres que viajam sozinhas para a ilha, sobretudo pós-Elizabeth Gilbert. Faltaram apenas as informaçõezinhas tipo be-a-bá para quem estiver pensando em ir pra lá, que seguem aqui:

Bali

Quanto tempo?

acho cinco dias o tempo mínimo para conhecer a ilha, e uma semana um período perfeitinho para aproveitar bem o que Bali tem para oferecer. A menos que você esteja num mega-giro-pinga-pinga por vários destinos asiáticos, achei uma semana suficiente para conhecer Ubud de cabo a rabo, peregrinar pelos templos, zanzar pelos arrozais e ainda curtir dias de relax à beira-mar.

 

Locomoção

o trânsito da ilha é sempre caótico e, por isso mesmo, não aconselho o aluguel de carro para passear por ali. Fica bem barato e muuuuuuito mais tranquilo alugar um carro COM motorista para te levar de lá pra cá, onde e como quiser. Dá pra alugar direto por uma semana no próprio aeroporto, nas lojinhas de rent a car mesmo, ou alugar conforme você for precisando.

Eu usei em Jimbaran e Ubud carros e táxis indicados pelos próprios hotéis (os preços são sempre bem convenientes, desde 5usd a corrida) e depois peguei a dica de um motorista show de bola com a Dri Miller (valeu, Dri!).  Adorei o Roby e recomendo muito, muito, muito: por 50usd, ele fica com você o dia inteirinho, te levando onde quiser, com gasolina, estacionamentos etc incluídos – você só paga os ingressos dos lugares que eventualmente quiser visitar. E o Roby é pura paciência e simpatia (pra bookar com antecedência, o melhor é escrever para wayanrobyparwantoroby@yahoo.com; mas se você já estiver em Bali e precisar dele, é melhor ligar para 082146846065). E dá pra fechar preço com desconto se você bookar o Roby por vários dias consecutivos.

A ilha parece pequena mas o trânsito pode ampliar – e muito – as distâncias. É normal, por exemplo, levar entre 1h30 e 2h de Jimbaran a Bali. Muita gente acaba levando quase 4h pra chegar aos pés do Monte Batur nos dias de mais trânsito.

Bali

Aluguel de motos

o aluguel de scooters e motos também é muito, muito farto. Mas, a menos que você seja um “selvagem da motocicleta”, só recomendo mesmo para zanzar pelas praias. Pegar estradinhas do interior de Bali com sua moto pode virar um tormento com o trânsito maluco da ilha.

 

Onde ficar?

acho legal e importante dividir a hospedagem entre interior e litoral numa primeira visita a ilha, para ter uma boa noção do que é Bali como um todo. Uns dias em Ubud, por exemplo, e depois um relax em Jimbaran, para terminar. Eu sugeriria 4 e 2 noites, respectivamente, mas isso vai muito do gosto de cada um. De Ubud, além da própria cidade e arredores, é fácil explorar a região dos arrozais, o Monte Batur e os templos do interior. De Jimbaran, fica fácil explorar o mercado de peixes e os imperdíveis templos de Uluwatu e Tanah Lot.

Bali

Praias em Bali

ir à Bali PARA ir à praia acho que não faz muito sentido para um brasileiro. As praias de Bali são bonitas mas estão longe, longe da beleza das praias do Caribe ou do sul da Tailândia, por exemplo. E são bem menos bonitas que as nossas. A menos que você seja um surfista, acho que a praia vale pelo relax e pela experiência, mas o grande barato de Bali é conversar com os balineses nos mercados, nos templos, nos campos de arroz e nas cidades do interior da ilha.

Escolher a sua praia é algo bem pessoal, é claro. Vá para Kuta se você quer muita infra para turismo, muitas opções de consumo, uma vida noturna que pega fogo e não se importa de dividir a areia da praia com montes e montes e montes de jovens australianos em Spring Break. Vá para Nusa Dua se você quer uma vibe do tipo resorts e nada mais.  Vá para Jimbaran se você quer praias o mais desertas possível e uma vilinha para explorar aqui e ali. Vá para  Seminyak se você quer muita oferta gastronômica e de consumo e beach clubs descoladinhos.

Bali

Compras

na hora das compras, pechinchar em Bali é mandatório. Em todos os mercados e barracas eles falam sempre em morning price e afternoon price na hora de conquistar os clientes. Mas é fato que comprar logo pela manhã tem suas vantagens: eles valorizam muito a primeira compra (é um sinal de sorte, e eles costumam passar o dinheiro do primeiro comprador nas peças da barraca para atrair boa sorte) e é mais fácil conseguir os descontos maiores pela manhã que pela tarde. Não deixe darem o preço em dólares: pea sempre o preço em rúpias, que é mais fácil para eles mesmos fazerem as contas e negociarem. Tem diquinhas para pechinchar em compras de viagem aqui.

O único local de compras de souvenirs onde não se pechincha é a loja Krisna, uma espécie de Atacadão em Kuta onde tudo é muito, muito barato. Você vai encontrar ali peças mais made in China que qualquer coisa, mas é bom para trazer, por exemplo, kits de chaveirinhos para distribuir no escritório 😉

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

Bali

Pagamento de taxas

é preciso pagar taxa de imigração antes de passar pelo balcão de imigração na chegada à Bali. Você pode pagar em diversas moedas diferentes (há uma tabela nos guichês de pagamento que inclui dólares, euros, libras, iens e mais umas duas dezenas de moedas pelo menos – mas não Real) o equivalente a 25usd ou 20 euros para ficar por até 30 dias na ilha.  É bom ter o dinheiro trocado.

Na hora de sair, é preciso pagar uma taxa de saída (!!!). Mas atenção: essa taxa só pode ser paga em rúpias. Assim, separe 150.000 rúpias (mais ou menos o equivalente a 15usd) e guarde num cantinho bem seguro para não correr o risco de não ter esse dinheiro na hora da sua partida.

 

Chegando em Bali

na chegada, vale a pena deixar o transfer do aeroporto ao seu hotel já combinado com o seu hotel ou com o motorista que você vai contratar para sua viagem. Vi vários turistas perrengando horrores para negociar as corridas e soube de gente que pagou 3 ou 4 vezes o valor de uma corrida.

 

Cultura

Ubud tem, além dos muitos templos e adoráveis galerias de arte, também ótimos museus que valem a visita para ajudar a entender a história da ilha. As ótimas performances que acontecem todas as noites às 19h30 no Palácio de Ubud também são programão (as recepções dos hotéis costumam ter uma listinha que explica que “show” acontece a cada noite e confirma os horários, que podem mudar em 30 minutos para antes ou depois). O kecak fire dance que rola todo final de tarde em Uluwatu também é programão – achei mais cansativo e menos interessante que o do Palácio, mas foi uma bela experiência, ainda mais com o sol se pondo como pano de fundo do espetáculo.

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios em Bali

 

uluwatu-001

Macacos

a “lenda” dos macacos de Uluwatu é também, em grande parte, culpa dos turistas que, por mais que sejam avisados, ficam instigando e alimentando os macacos em todo o templo. Cuidar de óculos, bonés etc é mandatório, porque os bichinhos são rápidos no gatilho pra furtar essas coisas. A dica é: vá bem no finalzinho da tarde, quando os macacos já nem dão mais as caras por ali (vi apenas 3 em todo o tempo que fiquei em Uluwatu). Indo no final da tarde dá tempo de andar o templo todinho e chegar bem a tempo para pegar um lugarzinho sentado para a performance do Kecak fire dance.

 

Prepare-se para responder uma infinidade de perguntas, sempre

os balineses são curiosos e normalmente enchem os turistas de perguntas como se fossem crianças; mas porque são realmente interessados no outro. No mercado, no aeroporto, no táxi, na rua, eles perguntam o tempo todo.  Em 15 minutos de conversa, um balinês provavelmente saberá metade da sua vida, mas ouvindo (e absorvendo) com uma atenção excepcional. E costumam ficar en-can-ta-dos quando a gente diz que vem do Brasil 😉

 

Para ler tudo o que foi publicado sobre Bali aqui no blog, clique AQUI.

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios no seu destino

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM? Digite MARICAMPOS5 no campo cupom para ter 5% de desconto no seu seguro!

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?  Digite RBBVGRATIS no campo cupom para ter frete grátis!

 

29 Comentários

  1. Olha eu aqui já procurando as “preciosas dicas de Maricota” para o meu próximo destino! Ehhhhhhh! Fechei Indonésia para maio! Tô empolgadíssima! Já devorei esse post e vou para os próximos na sequência!

  2. Oii, estou planejando uma viagem para Bali… O q me preocupa é a comunicação, pois meu inglês ñ é nada fluente, dá pra se virar bem lá ?? oobg…

  3. Olá, Estou viajando em maio para Bali, mas estou com um problema, Idioma, gostaria de saber se vç sabe de algum guia? motorista que fale português ou espanhol, pq não falo inglês.
    Desde já agradeço e parabéns.

    • Joel, o Roby, motorista que eu recomendo aqui neste post mesmo, no ítem “locomoção”, é bastante atencioso, está super acostumado a receber brasileiros e fala um pouquinho de português e espanhol, sim.

  4. Adorei suas materias sobre Bali.
    Estou programando faz algum tempo essa viagem, tenho alguns amigos balineses que sempre me perguntam qnd vou e tudo mais… porem nao tenho ninguem para me acompanhar daqui,
    alem dos meus horarios e td mais ser diferente ninguem quer bancar uma viagem dessa 🙁
    Enfim, fiquei muito feliz que nao tem problema algum em mulher viajar sozinha para la 😀
    Ja viajei algumas vezes sozinha, mas foi cruzeiro super tranquilo.
    Agora algo que me deixa meio insegura sao as escalas em outros paises. Por suas experiencias, eh um pouco tenso estar sozinha nesses procedimentos ou eh mais tranquilo do que aqui no br?
    Adorei o blog!! Entrou para lista de favoritos!!
    Bjss

    • Não há problema nenhum nas escalas, Ana. Se vc fizer conexão em Cingapura, como eu fiz quando fui à Bali, o aeroporto deles é maravilhoso, super auto-explicativo, muito mais organizado que qualquer aeroporto brasileiro (não à toa, ganha anualmente prêmios de “melhor aeroporto do mundo”) e cheio de coisas legais pra passar o tempo.

  5. Olá… gostaria de saber se eles aceitam pagamentos com cartões de débito? As taxas de travel moneys e cartões destes tipos estão absurdas. Então para levar tanta nota, pensei em habilitar meu cartão para débito internacional… na Thai funciona super bem… Alguém sabe disso ou alguma outra dica?

    Abrção

    • Ana Paula, cash funciona melhor em geral em Bali. Eu saquei logo ao chegar no aeroporto, direto com meu cartão do banco, como faço em todos os países. Continuo achando que tem as melhores cotações e taxas. Cartões de crédito e débito são aceitos, em geral, para alguns tours, nos hotéis e nos restaurantes melhores.

  6. Oi Mari!
    Adorei as dicas!! Vou viajar com meu namorado e pensamos em ir para Indonesia. Tu sabe me dizer em média quanto tu gastava por dia em alimentação?
    Beijos

  7. Oi Mari,
    Vou hoje para Bai hoje com voo de São Paul- Doha- Doha-Bali. No entant, devido a erupção de um vulcão, todos os voos para Bali estõ cancelados. Para não perder as férias, vou de São Paulo à Doha e de Doha à Jacarta. E de Jacarta por terra até Bali. Gostaria de saber quais dicas que vc tem da Estrada de Jacarta a Bali, lugares para conhecer nesse trajeto e se há alguém que possa nos levar .

    Meus dois filhos estão em Barcelona e nos encontraremos em Doha para a Aventura juntos.

    Muito obrigada pela ajuda e agradeço sua pronta resposta pois, embarco ainda hoje!

    Regina

    • oi, Regina. Mas que coisa! :/ Infelizmente, não fiz o trecho Jacarta-Bali – voei de Cingapura diretamente à Bali e só conheci os cantinhos da própria ilha, não indo a outros cantos da Indonésia. Sorry, vou ficar devendo essa informação – pesquisei, mas não encontrei ninguém que tivesse feito este itinerário. Se eu fosse você, escreveria para o Roby, o motorista que eu recomendo aqui no post, perguntando se ele não pode levar vocês. Mesmo que seja em cima da hora, talvez ele tenha uma brechinha na agenda, e ele é ótimo. Boa sorte pra vcs e boa aventura, inclusive em Doha 🙂

  8. Oi, Mari. Vou ficar um mês em Bali, em maio. Estou na dúvida de quanto dinheiro levar e se é melhor dólar ou euro. Tem alguma dica? Obrigada!

    • Karla, quanto dinheiro levar é uma questão bem pessoal, varia muito de turista para turista. Bali é bem barata em geral, mas vai depender muito dos seus gosto e estilo. Euro ou dólar, tanto faz; você troca os dois facilmente em qualquer casa de câmbio. Também pode sacar rúpias diretamente com seu cartão de saque do banco brasileiro nas ATMs de la.

  9. Olá Mari, estou com dificuldade para escolher hotel em Ubud.
    Quero saber qual a melhor localização para o mesmo, quero gastar no máximo R$120, pode me ajudar com dicas???

    • Oi, Rodrigo. Infelizmente, não tenho hotel nesta faixa de preço pra te indicar, nem próximo disso. A melhor localização, se você quiser Ubud mesmo, é ficar no centrinho, próximo ao mercado. De todos modos, ali é tudo muito perto, sempre a uma curta caminhada ou uma corridinha rapidíssima de táxi ou mototáxi.

  10. Olá. Vou em setembro para Bali. Pode dar me algumas dicas. Vou ficar uma semana dividida entre ubud e nusa dua. Compensa mais levar euros e fazer o câmbio ou levantar numa caixa? Sei que tenho que ter cuidado com a água e com a comida; mas poderei eu beber um sumo natural? Não posso comer uma salada?

    • Pedro, há várias dicas de Bali aqui no blog. É só clicar na tag BALI que vc tem acesso a todos os posts. Quanto aos cuidados, eu só bebi água engarrafada mas comi saladas, sucos, tudo normalmente. E não tive um mal sequer na semana que passei lá. Eu saquei direto na ATM, mas uma única vez. Se você quiser ir trocando aos poucos, talvez levar euros seja mais indicado.

  11. Oi Mari,

    Tudo bem?
    Adorei seu post e esta me ajudando muito na preparação do roteiro.

    Uma duvida, quanto vc pagou no transfer do aeroporto pro hotel? Devo ficar a primeira noite em uluwatu.

    Tenho 20 dias e pensei em dividir entre 3 uluwatu – 3 canggu – 6 ubud – 6 nusa – 1 continente antes de pegar voo
    O que acha dessa divisão?

    Você prefere nusa ou gillis? Tbm estou nessa duvida, já que ouvi relatos bons e gente que ficou decepcionada com gillis.

    Obrigada!!

    • Cleo, acho que a divisão está ok, já que vc tem bastante tempo na ilha. Pessoalmente, eu ficaria muito mais tempo no interior que no litoral; mas isso sou eu – acho que as praias de Bali costumam decepcionar os brasileiros, já que temos praias muito, muito, muito mais bonitas no Brasil. Então sobre Gillis/Nusa, acho difícil opinar; não sou muito fã das praias de Bali mesmo. Para mim, Bali é definitivamente muito mais o interior que o litoral – meus dias mais incríveis foram em Ubud e Sayan (que é vizinha a Ubud) e cruzando o interior de carro (com o motorista que indico nos posts). Sobre os taxis aeroporto-hotel-aeroporto, o ideal é inclui-los nas diárias do seu hotel ou fazer esse esquema de alugar carro com motorista que eu recomendo – a negociação de viagens de táxi avulsas no aeroporto pode ser um perrengue sem fim em Bali (não recomendo).

  12. Oi Mari!!!!
    Você foi um achado pra mim!! Quero ir a Bali. Vou pegar todas as suas dias.

    Tenho uma dúvida sobre o trajeto dos aeroportos. Eu su do interior de São Paulo, por onde começo?

    Beijos,
    Madri

    • Oi, Madri. Vc diz como chegar a Bali? Tem muitas maneiras! Eu fui via Cingapura, como conto no post. Mas você pode fazer diversas combinações possíveis. Sugiro pesquisar preços e itinerários no Kayak, assim você consegue ter uma boa ideia das opções disponíveis de voos para lá.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Praias em Bali:Seminyak, Kuta, Uluwatu & JimbaramVou Contigo Lifestyle
  2. Viagem Bali (Indonésia) – Resumão e Dicas Gerais | ALFA Dicas de Viagens

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*