Sozinha em Dubai e Abu Dhabi

Abu DhabiSozinha em Dubai e Abu Dhabi: como foram minhas experiências “solo” nos dois Emirados

.

.

.

Desde que postei a primeira foto da minha paradinha de 3 dias em Abu Dhabi agora em maio, a caminho da Australia, várias leitoras começaram a me perguntar sobre se era seguro para uma mulher viajar sozinha pelos Emirados Árabes, se eu tinha me sentido bem ou incomodada com o fato, se havia muito assédio etc.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

Então resolvi incluir também Dubai no mesmo post, já que muita gente costuma visitar os dois Emirados na mesma viagem (eu visitei Dubai em 2012, na ida e na volta da viagem à Jordânia, também sozinha). E reafirmo o que já tinha dito na viagem anterior para lá: sim, é seguro para mulheres viajando sozinhas passear pelos dois destinos mais turísticos dos Emirados Árabes.

.

.

Como é viajar sozinha a Dubai e Abu Dhabi

Entre tantas coisas que Abu Dhabi e Dubai têm em comum está o fato de terem uma população árabe muito pequena (em Dubai, não chega sequer a 14% dos moradores!) e a maioria de seus moradores serem expatriados vindos de outras partes do mundo (Ásia, Europa e Americas, em sua maioria, incluindo vários brasileiros).

Isso significa que, apesar de serem destinos árabes e de religião muçulmana oficial e terem algumas regras sociais bem rígidas (tipo: são proibidas demonstrações de afeto entre casais em lugares públicos), são bem relax em outros sentidos. E, como vivem em boa parte do turismo, estão acostumadíssimos com viajantes de todo canto.

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios em Dubai

Lenço  na cabeça, por exemplo, a gente só tem que usar ao visitar lugares sagrados, como a Grande Mesquita. Braços e pernas obrigatoriamente cobertos, também só nesses lugares (e há regras para os homens também, como a proibição de bermudas ou camisetas cavadas).

Nas praias privativas dos hotéis (e até em algumas das praias públicas) turistas usam biquínis sem problemas. Mas, é claro, bom senso é fundamental.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

.

.

Bom senso é fundamental sempre

É claro que, como prega o bom senso, o turista deve sempre respeitar os costumes locais. Afinal, não há porque usar nada muito curto, justo ou decotado em um destino em que algumas mulheres andam cobertas dos pés à cabeça o tempo todo, certo?

No mais, com tantos expatriados zanzando de lá pra cá o tempo todo, achei bastante seguro caminhar, passear, comer e sair à noite sozinha em toda a zona turística de Abu Dhabi e de Dubai. E não senti assédio ostensivo ou desagradável em nenhuma parte.

Valem também as recomendações básicas de sempre: não entrar em ruas desertas em geral, não andar sozinha à noite em áreas sem movimento (até porque não se vê mesmo ninguém caminhando à noite por lá) e não sair bradando aos quatro ventos que está viajando sozinha.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

.

.

Na hora de passear sozinha em Dubai e Abu Dhabi

Turistas do sexo feminino viajando sozinhas a lazer não são (ainda) abundantes por lá. Mas não é tão raro assim vê-las, e muitas mulheres viajam sozinhas a trabalho pela região.

Também achei bem tranquilo e seguro pegar táxis sozinha, inclusive à noite (os táxis não são caros e, com o calor absurdo que faz em algumas épocas na região, fica impossível não usa-los mesmo para distâncias curtas).

Os táxis são abundantes, com carros novos, confortáveis, com taxímetro digital e os motoristas costumam ser discretos. Os táxis rosa de Dubai são conduzidos exclusivamente por motoristas mulheres.

Se alguém teve uma experiência diferente, please, conte pra gente nos comments.

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios em Dubai

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

.

Para ler mais sobre Dubai, clique aqui.

Para ler mais sobre Abu Dhabi, clique aqui.

Para ler mais sobre mulheres viajando sozinhas, clique aqui.

Para ler mais sobre viagens solo em geral, clique aqui.

46 Comentários

  1. Mari, conheci o seu blog através do Viaje na Viagem, e ele tem sido o meu grande guia para uma viagem que faremos em janeiro para a Jordania. O destino foi escolha dos meus filhos (10, 13 e 16) depois de assistirem a um Globo Repórter sobre o pais, e o meu marido gostou da ideia. Lendo novamente os seus relatos, senti receio de alugar um carro para rodarmos de uma forma independente pelo pais. Você teria ainda o contato do motorista que te acompanhou pela Jordania? Eu ficaria eternamente grata (e muito mais tranquila) se tivéssemos alguém como ele para nos conduzir em um pais onde inteperies climáticas podem acontecer com frequência. Aguardo ansiosamente a sua resposta,
    Ana

    • oi, Ana! sim, lembro bem de você comentar sobre os seus meninos decidindo as próximas férias depois do programa. Olha só: eu não acho perigoso dirigir na Jordânia, não, de maneira nenhuma. Estava com motorista porque viajava sozinha e tinham, erroneamente, me dito que não era seguro uma mulher viajar sozinha por lá (porque, sim, é super seguro). Mas tive o azar de enfrentar duas tempestades de areia bem feias e, sim, nesse momento dei graças a Deus de ter um motorista local experiente que conseguiu, sozinho, arrumar o carro todas as vezes que deu problema durante as tempestades. Eu não saberia nem por onde começar a tirar areia do motor e, muito menos, teria o sangue frio dele de sair do carro em plena tempestade pra lidar com o problema. Tirando isso, é plausível, sim, dirigir por lá – mas é bom se informar bastante antes sobre como proceder no caso de (toc, toc, toc) rolar uma tempestade durante a viagem de vcs. Infelizmente, não consigo achar o contato dele aqui nas minhas coisas. Mas estou vendo com contatos que fiz lá na Jordânia se consigo a indicação de um bom motorista de confiança pra vcs, ok? Daí posto aqui rapidinho, assim que chegar.

  2. Oi Mari,adorei sue blog, e tb estou planejando viajar sozinha no final do ano e adoro achar mulheres que nem vc que nao tem medo de conhecer o mundo.Estou morando na Australia e antes de voltar para o Brazil vou viajar sozinha por varios paises,estou planejando ainda quais sera. Antes de eu voltar para o Brazil,vou fazer um stopover em Abu Dabi de 24 horas.Gostaria de fazer albums perguntinhas, Vc sabe qual um local bom pra me hospedar em Abu Dabi? E,meu voo chega as 7:15 da manha e eu sai no outro dia as 8:15 da manha.Eu estava pensando em pegar um taxi e ir para Dubai ficar ate o final da trade e depois voltar para Abu dabi e ir para o hotel.Vc acha q eh muita loucura minha,??Obrigada!!!

    • Oi, Franceane! que legal, aproveita mesmo para passear. Nos outros posts sobre Abu Dhabi aqui no blog, eu conto onde me hospedei em detalhes. Fiquei perto da Mesquita e gostei muito – mas a maioria dos hotéis fica mais longe, na Corniche. Com taxi, fica fácil ver o principal de Abu Dhabi em um dia – mas ir até Dubai no mesmo dia acho meio loucura. O trajeto Abu Dhabi-Dubai dá mais de uma hora – o que quer dizer que vc gastaria umas 3h só entre ir e voltar a Dubai. Eu, se fosse vc, ficaria só em Abu Dhabi mesmo – ou planejaria um stopover mais longo.

  3. Mari, tudo bem? Eu e uma amiga queremos ir agora em 2015 para a Jordânia. Estou um pouco receosa por causa da guerra no oriente médio e também devido ao assédio por parte dos homens. Você aconselharia irmos mesmo com esses fatores???

    Obrigada e beijos.

    • Oi, Suzana. A guerra não é em todo o Oriente Médio, é apenas em alguns países. A Jordânia costuma passar ilesa a todos os conflitos e o país é muito, muito acolhedor. Eu tenho MUITOS posts sobre a Jordânia, viagem que fiz sozinha (http://www.maricampos.com/toda-a-jordania/). Se puder, leia todos os posts, que tá cheio de dicas para mulheres viajando sozinhas. Foi o país árabe mais tranquilo em termos de assédio que já visitei. Eu contratei um motorista para andar comigo de lá pra cá, porque algumas distâncias no país são longas e a gente chama mesmo muita atenção por ser diferente. Mas é um país adorável.

  4. Mari, tudo bem?
    Ficarei um dia em Dubai e um dia em Abudhabi agora no final de outubro. Ficarei hospedada em Abudhabi. Você tem algum hotel que seja seguro com preço bom para indicar?
    Beijo Mayra

    • Oi, Mayra. Não sei exatamente o que seria um “preço bom” nos seus parâmetros. Mas para não abrir mão do quesito segurança, escolha um hotel de redes grandes, como Starwood, Accor, Marriott etc. Essas redes têm hotéis de diferentes faixas de preços, fica mais fácil vc achar um que caiba no seu bolso.

  5. Oi Mari, tudo bem?

    Estarei indo para Dubai em janeiro de 2015 com minha filha de 12 anos e meu marido. O problema é que meu marido está indo a trabalho e não poderá sair com a gente. Estou com receio de sair para conhecer os lugares somente com ela porque falo muito mal o inglês e também porque tenho medo de chamar atenção por ser mulher e estar sozinha com uma criança. Vou me hospedar bem em frente ao maior shopping de Dubai. Você acha que preciso de um motorista para me acompanhar? Você indicaria algum? Fica muito caro?

    Você é um orgulho para nós mulheres. Super corajosa e à frente de seu tempo. Parabéns!

    • Vera, super obrigada pela visita e pelos elogios. Fico feliz mesmo cada vez que vejo a mulherada inspirada, saindo por aí. Quanto a Dubai, fique tranquila: Dubai é muito diferente de outros destinos árabes. Eu costumo dizer que é meio “a Arábia vai a Vegas” 😀 É um destino de expatriados, com gente do mundo inteiro vivendo ali (inclusive muitos brasileiros) e um mix de culturas interessante – e é bastante segura, inclusive para mulheres desacompanhadas. O trânsito de turistas pelos shoppings, souks e principais atrações acontece o ano inteiro. Um pouco de inglês você vai precisar no dia-a-dia (pedir as coisas no hotel, no restaurante, compras etc), não tem jeito; dá pra se arriscar no portunhol também. Você vai precisar de taxi para os deslocamentos até porque costuma fazer muito calor mesmo. Os táxis têm valor bem razoável – e pode sempre pedir no seu hotel por um taxi com mulher condutora, se preferir. Existem até os “pink taxis”, que são taxis pintados de cor-de-rosa e conduzidos por taxistas mulheres, disponíveis no emirado todo, que ficaram bem famosos por lá. E há, ainda, também em todos os hotéis fartas opções de tours por Dubai, caso em um ou dois dias vocês prefiram esse tipo de programa.

  6. Mari, obrigada pelo seu retorno.

    Fico mais tranquila assim. Acredito que utilizarei taxi para o transporte. E o inglês….rss acho que me viro.
    Um grande beijo e continue nos inspirando. <3

  7. Mari,

    fiquei feliz em ler seu post.
    Estou indo, a trabalho, para Austrália e a rota passa por Abu Dhabi.
    Na verdade, só fico 2h, por isso nem posso sair do aeroporto, mas estava aflita, pensando nas guerras e etc.

    Depois de ler, pensei que queria outra rota: uma que me proporcionasse mais tempo para conhecer!

    você tem alguma dica ou algo para dizer além do que já li aqui?
    E concordo com você: bom senso sempre!

    Obrigada

  8. Oi Mari!
    Estou indo para India agora em Março e tenho um dia em Dubai. Gostaria de uma dica, já que vou sozinha, se é melhor fazer os pontos turísticos de taxi ou de metrô. Os taxis são confiáveis, devo combinar o preço antes de entrar, qual a melhor maneira para eu me virar sozinha em Dubai por um dia?
    Abraços
    Simone Brasil

    • Simone, os táxis são super seguros, sim. Se preferir (e é bem legal mesmo), tem uma companhia de táxis rosa que você vê no aeroporto mesmo cujos motoristas são todos mulheres, justamente para deixar as mulheres mais à vontade. Outra opção é comprar um tour no aeroporto (se for só escala) ou na recepção do seu hotel (se você tiver pernoite); a oferta de tours em Dubai é imensa e, tendo bastante tempo, dá pra vc fazer tanto o city tour completo quanto o passeio de tarde no deserto, que são os dois tours mais procurados.

  9. Mari, tudo bom?

    Vou passar 4 dias em Dubai e Abu Dhabi em janeiro/2016.

    Estava pensando em alugar um carro para perambular pelas duas cidades.
    Você acha viável?
    Tem algum risco de andar sozinha de carro por lá?

    Obrigada.

    • Oi, Gabriela. Viável, acho que é. Eu, pessoalmente, fiz as duas cidades (em ocasiões distintas) em táxi (que é barato) e em Dubai também comprei dois tours curtinhos, compatíveis com uns horários horríveis que eu tinha de chegada e saída do Emirado. A vantagem do táxi e dos tours é realmente não ter preocupação nenhuma – estacionar, por exemplo, não é tarefa fácil em muitas atrações. E os táxis são abundantes nos dois Emirados, com carros novos, ar condicionado etc – e em geral bem confiáveis. Todo mundo que conheço fez mais ou menos a mesma coisa: táxi e tours comprados (alguns amigos usaram também o transporte público em Dubai). Não conheço ninguém que tenha alugado carro sozinho lá, não; mas vou ver se consigo informações mais precisas sobre isso e volto aqui para postar, se conseguir.

    • Denise, dá mais ou menos no mesmo, porque em 4 dias vc pode fazer os dois destinos – os emirados ficam literalmente um ao lado do outro. Dubai tem mais atividades turísticas, mas Abu Dhabi tem a mesquita mais incrível – se vc tiver mesmo quatro dias para o stopover, eu recomendaria fazer ambos destinos (mesmo que vc se hospede as quatro noites no mesmo hotel e faça os tours ao outro emirado em carro ou van).

  10. Olá.. boa noite!! Gostaria de tirar uma dúvida… estou afim de conhecer Dubai… porém.. estive em 2014 na Jordânia … e entrei em Israel pela Jordânia… meu passaporte não tem o carimbo de Israel… ao preenchi formulário na entrada… e sai pela Jordânia novamente… gostaria de saber se terei problemas para entrar em Dubai … estou pretendendo ir neste ano de 2016….!!!!
    Desde já agradeço

  11. Olá.. boa noite!! Gostaria de tirar uma dúvida… estou afim de conhecer Dubai… porém.. estive em 2014 na Jordânia … e entrei em Israel pela Jordânia… meu passaporte não tem o carimbo de Israel… bem, ao preenchi formulário na entrada… e sai pela Jordânia novamente… gostaria de saber se terei problemas para entrar em Dubai … estou pretendendo ir neste ano de 2016….!!!!
    Desde já agradeço

    • Por isso não há problema, Daniel. Não estive em Israel, mas estive em Dubai na ida e na volta da minha viagem à Jordânia e anos depois em Abu Dhabi, com o mesmo carimbo da Jordânia no passaporte. E muitas pessoas fazem Jordânia e Israel na mesma viagem mesmo.

  12. Oi Mari, parabéns pelo post!!
    Então, tenho uma dúvida sobre a ida aos EAU.
    Estou indo para o sudeste asiático e farei um stopover nos emirados voando pela Etihad, mas tenho lido e ouvido falar que mulheres solteiras desacompanhadas de homens não podem entrar no país, ou as vezes até tem dificuldades parar tirar o visto. Como foi pra vc? Vc tirou o visto e entrou tranquilamente quando foi?
    Obrigada 🙂

  13. Muito interessante o seu trabalho sobre o tema “mulher viajando sozinha”.
    Trabalho numa área que me permitiu viajar, até agora, por 45 países. alguns desses países visitei inúmeras cidades e zonas diferentes, e ainda repetidamente.
    Alguns amigos que conhecem esta minha actividade têm, durante anos, sugerido que escrevesse um livro sobre muitos “gagues” que me aconteceram nessas viagens e deslocações. Nunca tive ensejo nem tempo de o fazer, contudo sempre achei que seria interessante. Claro que hoje ninguém escreve livros sobre viagens e sim o que faz a Mari Campos, através desta via.

    Muito obrigada pela ajuda que tem dado às mulheres sobre este tema !

    Maria de Abreu

    • Obrigada, Maria! Mas escreva seu livro, sim! Eu mesma tenho um publicado sobre o assunto (Sozinha Mundo Afora) e acho que qualquer ajuda sobre o tema é válida para as mulheres que ainda não criaram coragem de viajar sozinhas pela primeira vez ganharem o mundo 🙂

  14. Oi Mari, tudo bem?
    Estou indo sozinha a Dubai próxima semana, e pelo que já li, é tranquilo pegar taxi no aeroporto, ne? Achei muito caro o transfer que o hotel me ofereceu, cerca de 235 reais, somente uma perna. É isso mesmo? ou taxi do aeroporto é mais barato?
    Ficarei bem próximo ao Burj Khalifa.
    Outra pergunta…. não reservei nada antes…. é fácil reservar estes tours pelo hotel? ou recomenda reservar em algum lugar diferente?
    Muito obrigada pelas dicas….Dani

    • Dani, Dubai não é um destino barato, mas o táxi desde o aeroporto costuma ser mais barato que esse transfer oferecido pelo hotel, sim. Se você estará sozinha, pegue os táxis cor de rosa, que são exclusivos para mulheres e contam somente com mulheres como taxistas – bem seguro e tranquilo. E é possível, sim, reservar esses tours pelo emirado (e inclusive em emirados vizinhos, como Abu Dhabi) no próprio hotel, sem problemas. Costuma haver muita oferta de tours operados por distintas agências e receptivos locais e os táxis também são abundantes por lá.

  15. Olá! A princípio irei passar 3 dias em Abu Dhabi e 4 dias em Dubai em setembro deste ano, e irei sozinha! Completamente! Fico aflita pq é a primeira vez que viajo só para tão longe
    Rsrs
    Vc teria algumas dicas de passeios para essas cidades e o que fazer e deixar de fazer?

    Pelo seu post, não terei problemas, me trouxe muita paz! Glória a Deus por isso!

    Mas gostaria de saber mais sobre passeios oferecidos etc… Nesse quesito tô completamente perdida!
    Rsrs

  16. Oi Estou indo para Dubai dia 19, saio do Rio, com conexão em Londres, depois Dubai, no quinto dia minhas amigas chegam para seguirmos para o Cairo. Minha dúvida, fico um dia em Abu Dhabi, ou um bate volta é suficiente. Sei que vou me acabar no mercado do ouro.
    A outra coisa que poderia fazer seria dormir uma noite em Abu Dhabi, e seguir para o Cairo de lá e não encontraria as amigas, que estariam em conexão. Saio dia 19 , mas chego lá só dia 21 e volto dia 26.

    • Cleide, se você tem bastante tempo, compensaria dividir sua estadia entre os dois Emirados, já que são vizinhos e mover-se entre eles é bem comum para turistas. Porque você não vai direto do aeroporto de Dubai para Abu Dhabi, se hospeda lá por duas noites, e depois duas noites em Dubai, encontrando suas amigas para seguirem todas juntas para o Cairo?

  17. Mari Tudo bem?

    Você que viveu a experiência, como é o lugar para mulheres?
    Força de trabalho, salário para mulheres?
    trabalho na área de planejamento financeiro e gostaria de saber se tem campo para mulher trabalhar nesta área lá.

    Obrigada bjo bjo

    • Bianca, meus dias lá foram todos, em ambos destinos, unicamente como turista. Então não posso dizer nada sobre seu campo de trabalho. Obviamente encontrei muitas mulheres trabalhando na hotelaria, por exemplo, mas não saberia opinar sobre isso. Acho que em outros lugares – como Linkedin, por exemplo – você vai encontrar gente da sua área com opiniões mais embasadas sobre isso.

  18. Olá
    É um texto muito bom
    É exactamente isso… O que é preciso é bom senso
    Eu sou portuguesa e trabalho em Abu Dhabi
    Estou sempre entre Portugal e Abu Dhabi
    É super tranquilo para uma mulher andar sozinha, mesmo para conduzir é fácil.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Ciências, Engenharia e TI: Já pensou em estudar em Abu Dhabi, de graça, com ajuda de custo e com grande possibilidade de emprego? | Estudos Internacionais
  2. Abu Dhabi | MariCampos.com
  3. Shangri-la Abu Dhabi | MariCampos.com

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*