Quebec

6tag_160814-075445 Um pedacinho da França no Canadá – e linda mesmo debaixo de chuva

 

 

 

 

Tem vezes que a gente viaja e realmente não dá sorte com o clima, não tem jeito. Foi assim minha experiência com Quebec: choveu o tempo todo durante todos os meus dias por lá. Mas é preciso dizer que, mesmo que frequentemente irritada com a chuva que não dava trégua e com as famigeradas capinhas de chuva descartáveis que não davam conta do recado, eu adorei a cidade e já planejo voltar.

Quebec

Às margens do rio Saint Lawrence, Quebec é uma cidade de várias caras. Na parte antiga, dividida Basse Ville (cidade baixa) e Haute Ville (cidade alta), tem ruas estreitas, casas de telhados franceses do centro antigo e charretes disputando espaço com os carros, como se fossemos mesmo transportados para outra época. Tem até um charmoso funicular.

Quebec

QuebecQuebecQuebec

Na parte nova, não chega a ser super contemporânea, não; os novos edifícios comerciais, mais altos, nem se sobressaem tanto assim aos edifícios mais antigos restaurados, mas a vibe geral é bem cosmopolita. Seja num canto ou noutro, foi o pedacinho mais autenticamente francês que eu vi no Canadá e achei bem fácil se locomover de um canto a outro, inclusive à pé.

Quebec

A Quebec histórica, Vieux-Québec (antiga Quebec), é o destino principal de todo turista que visita a cidade. Amuralhada, com construções de pedra, de um jeito que a gente vira e mexe pensa que está num canto da Europa e não da América do Norte. Ali vale visitar o Parlamento de Quebec, que ocupa um palácio de 1886 com 22 esculturas de bronze na fachada e belos jardins (tem tours guiados para ver a Câmara do Conselho Legislativo).

Quebec

Mas o castelo mais famoso da cidade é, sem dúvidas, o Château Frontenac, hoje convertido num belo hotel da rede Fairmont. O hotel, aberto em 1893 como hospedaria para os passageiros de trem, é aberto em boa parte para visitação turística (no próximo mês, devem lançar uma app para tours auto-guiados pelo palácio) e é mesmo cheio de belos detalhes (o que mais me encantou foi o teto do lobby). Inspirado no castelo homônimo do Vale do Loire, acabou virando o grande ícone de Quebec e pode ser visto de quase toda a cidade por fica bem na divisa da cidade alta com a baixa. Fiquei hospedada ali e gostei bastante no geral. Para quem só está de visita, meu conselho é terminar o tour no bar do hotel, super contemporâneo, com ótimos drinks e cafés e uma vista linda da cidade.

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

QuebecQuebecQuebec

Do Frontenac, são poucos passos para chegar à Citadelle (a fortaleza dentro da muralha de 4 km que circunda a área chamada de velha Québec, com vista espetacular de Quebec) e o belo terraço Dufferin, com vistas para a parte baixa da cidade (é do terraço que partem e chegam os funiculares que ligam os dois espaços).  Também pertinho, ficam a Basílica de Notre-Dame, com direito a porta santa e candelabro doado por Luís XIV no altar, e a Capela Museu das Ursulinas, com adornos de altar criador por Pierre Noel Levasseur no século XVIII.

QuebecQuebecQuebecQuebec

Para ver mais modernidade na cidade alta sem se afastar muito do miolo turístico, vale rumar para a avenida Cartier, de ruas bastante residenciais com algumas lojas locais, restaurantes, charmosos cafés tipicamente franceses e o Les Halles du Petit-Cartier, mercado a céu aberto.

Quebec

Na cidade baixa, a Vieux Quebec tem ruas mais estreitas, sendo algumas com pedras ou paralelepípedos no adorável Quartier du Petit-Champlain. Chegar ali é mais gostoso se você descer a escadaria batizada de “breakneck stairs” (da época da fundação de Quebec) visitando lojinhas de souvenirs, cafés, creperias, bistrôs e pequenas galerias no caminho (deixe para tomar o funicular na volta). É bom programa ficar para almoçar por ali em alguns dos restaurantes mais antiguinhos, como o Cochon Dingue e seguir passeio à tarde pela região baixa, incluindo o Porto Velho e a Praça Real, marco zero da cidade.

QuebecQuebecQuebecQuebec

Dali, vinte minutos de caminhada (ou 5 em táxi) te separam da parte mais vibrante da “nova Quebec”: o bairro de Saint Roch, que ganhou agora status de trendy. O que antigamente era uma região industrial em grande parte abandonada e evitada vive agora um novo boom, tornando-se o local mais badalado da cidade para a vida noturna e uma área de compras em franca expansão.

Quebec

Um projeto audacioso de revitalização investiu mais de 350 milhões de dólares na área e, devagarzinho, começou a atrair jovens estudantes, artistas e intelectuais por causa dos alugueis baratos. Hoje, tendo a rua St Joseph como linha mestra, vê cada vez mais restaurantes (não deixe de visitar o Le Bureau de Poste, que tem preço máximo de 5 dólares para todos os itens do cardápio), lojas (pule as marcas conhecidas e foque nas locais, como a Philippe Dubuc, os brinquedos Benjo ou as criações 100% locais de jovens designers na Signature Quebecois, instalada na cripta da bela igreja de Saint-Roch), bares, café e teatros se instalarem por ali. Um hotel grandalhão do grupo Wyndham, o Hotel Pur, e o boutique Le Vincent Boutique Hotel (www.hotellevincent.com) foram os primeiros a investir de verdade no potencial turístico da área – mas outros hotéis boutique estão agendados para abrir até o ano que vem.

Quebec

Fora da alta temporada do verão, vale saber que Quebec também é destino bastante procurado por turistas durante o inverno, com direito a quatro estações de ski ao seu redor e um agitado Carnaval que dura quase vinte dias – com direito a muito Caribou, a bebida resultante da mistura de vinho tinto, rum (ou uísque) e xarope de maple, que ajuda a esquentar as gélidas noites locais.

Para entender melhor a história da cidade e sua latente herança francesa, vale visitar o Museu da Civilização. Para apreciar belas obras canadenses e arte Inuit, o Museu de Belas Artes de Quebec, com mais de 3 mil obras em sua coleção permanente, é belo programa também.

 

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM? Digite MARICAMPOS5 no campo cupom para ter 5% de desconto no seu seguro!

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?  Digite RBBVGRATIS no campo cupom para ter frete grátis!

 

2 Comentários

  1. Parece uma ótima ideia tomar um drink, café ou chá no belo Châteu Frontenac. Além disso, ficar lá deve ser uma experiência histórica. Algo assim como de repente voltar a um passado muito distante.

    Mari, adorei a Ciutadella. É um lindo lugar!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*