A “cultura” do turismo de inverno no país começou há 150 temporadas, e tudo por causa de uma aposta em St. Moritz
Quem vê hoje a infra-estrutura sensacional das estações de esqui , teleféricos, gôndolas panorâmicas, pistas perfeitas e conexões rápidas com trens para todas as portas de entrada no país mal imagina que toda a história do turismo de inverno na Suíça começou com uma simples aposta.
Foi na bela St Moritz que, em idos de 1864, o visionário Johannes Badrutt, então proprietário do Kulm Hotel, apostou com um grupo de seus frequentes hóspedes britânicos durante a temporada de verão que a estadia durante o inverno também poderia ser uma ótima maneira de aproveitarem o tempo livre. Como duvidavam, prometeu a eles o reembolso de suas despesas caso não gostassem do experimento. No final, ninguém pediu o dinheiro de volta: os britânicos gostaram tanto de passar o inverno seguinte por ali que esticaram sua estadia no hotel até a Páscoa.
Hoje, St Moritz é um dos mais emblemáticos cartões de visita da Suíça (e dos Alpes, e até da Europa em geral) quando se fala em turismo de inverno. Acabei de voltar de lá (uma viagem linda, linda, linda a convite do Switzerland Tourism no Brasil) e testemunhar algumas das ações que o destino está promovendo para celebrar estes 150 anos de temporadas de inverno muito bem sucedidas por lá, como o delicioso festival anual St Moritz Gourmet, que este ano homenageou justamente a gastronomia britânica trazendo à cidade alguns dos melhores chefs de restaurantes britânicos para cozinhas de nove hotéis da região.
Fiquei hospedada no excelente Carlton Hotel, parte da Leading Hotels of the World, que acaba de ser merecidamente nomeado o melhor hotel de esqui da Suíça pelo segundo ano consecutivo nos World Ski Awards – e tem mesmo ótimo serviço e vistas arrebatadoras dos quartos para St Moritz, as montanhas e o lago congelado.
Clique aqui para conferir ofertas em tours e passeios pela Suíça
Também acompanhei o primeiro dia do campeonato mundial de polo Snow Polo World Cup St Moritz, que acontece desde 1985 sobre o lago St Moritz congelado. Mas como a temporada de inverno só termina oficialmente em abril, ainda tem muita neve pra rolar e as comemorações ainda incluem os 1.7km da tradicional Olympia Bob Run com passeios em trenós bobsled de 1939, e diversos outros eventos.
Mas nem só de St Moritz vive o inverno suíço. Tive o imenso prazer de retornar à linda-divina-maravilhosa Zermatt, que continuo achando o melhor destino de inverno que já visitei – beleza natural insuperável com o gigante Matterhorn sempre à vista e uma quantidade impressionante de ótimas atrações de inverno mesmo para quem não encara as pistas de esqui e snowboard – do emocionante museu e centro antigo da cidade às lindezas sem fim do alto do Gornergrat e do Klein Matterhorn. E ainda é simpática e democrática como poucas em seu centrinho na hora de comer, comprar e sair à noite. A temporada de inverno deste ano também tem outras novidades, como a inauguração do cinema mais alto da Europa, o Cinema Lounge, dentro do tunel Breithorn do Matterhorn, a 3.883m de altitude.
E a bela Zermatt também está em festa neste 2015: em julho próximo celebra os 150 anos da primeira (e dramática) conquista do Matterhorn em 1865, a montanha que acabou virando um dos grandes símbolos da própria Suíça – e promete mais um monte de atividades e eventos especiais para celebrar o feito durante os meses do verão europeu.
Para viajar entre Zermatt e St. Moritz, os sempre ótimos e práticos trens suíços se encarregam de tornar a viagem puro deleite visual para o turista. O Glacier Express (que se orgulha de ser “o trem expresso mais lento do mundo”), por exemplo, faz a jornada mais demorada entre as duas cidades (quase oito horas de viagem diurna) mas também a mais bela, com imensas janelas panorâmicas nas quais os turistas ficam literalmente grudados, apreciando o desenrolar de picos nevados, lagos congelados, glaciares e outras lindezas da paisagem do itinerário.
Já pode voltar? 😀
Clique aqui para conferir ofertas em tours e passeios pela Suíça
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
ótimas dicas Mari!!
obrigada!