Turquia no inverno

IstambulComo foram meus quase dez dias pela Turquia durante o inverno

.

.

.

Tenho paixão por Istambul. Acho a cidade uma das mais incríveis e românticas do planeta, e tão cheia de história em toda parte que nunca consigo parar de me surpreender. Então resolvi aproveitar que voaria com a Turkish Airlines para uma viagem à Tailândia para parar por 10 lindos dias na Turquia, na metade do longo caminho à Ásia.

ACOMPANHE AS DICAS DA MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

FB_20150222_20_08_43_Saved_Picture[1] Foi minha terceira visita ao país, mas a primeira no inverno. Como a estação foi especialmente rígida e fria este ano, enfrentei o perrengue de ter meu voo desviado de última hora, amarguei 30h de absoluto caos entre Ankara e Istambul (pepino meteorológico, é claro, mas também um suuuuuuper gerenciamento equivocado de crise por parte da Turkish Airlines), mas depois fui novamente tão feliz no país que até já esqueci a parte ruim da viagem.

Clique aqui para ver ofertas de passeios e tours na Turquia

Capadócia

Muita gente, equivocadamente, espalha por aí que a Turquia não é destino para mulheres viajando sozinhas. Eu, que estive agora pela terceira vez completamente sozinha no país, posso dizer de camarote: ledo engano. Não é por ter cultura, tradições e religião majoritária diferentes da nossa que o país é pouco receptivo às viajantes do sexo femino.

A gente enfrenta olhares constantes e assédio frequente, é claro (afinal, somos nós as diferentes por ali), mas não é um assédio invasivo como em muitos países árabes, não; fui sempre muito bem tratada e me senti extremamente segura caminhando sozinha pelas partes europeia e asiática da cidade, visitando atrações, parando em charmosos cafés e restaurantes e até na vida noturna (a minha única recomendação, já disse antes aqui, é nunca pegar táxi na rua: pedir sempre para o hotel ou restaurante onde você está chamar um de confiança).

Capadócia

Clique aqui para ler mais sobre hotéis em Istambul, reservas e preços

Quem não se sente 100% segura com a viagem solo por lá mas também não quer se juntar a um grupo de excursão porque curte viajar de forma mais independente, pode fazer como eu optei por fazer desta última vez no país: entrar num roteiro personalizado, elaborado por uma operadora.

Estava sozinha, mas num roteiro lindo, feito especificamente para mim, pela Teresa Perez e com total assistência deles. Os roteiros personalizados, cada vez mais em voga por aqui, são elaborados de acordo com os interesses, vontades e budget do cliente, garantindo um ou outro passeio guiado, mas também muito tempo livre para explorar e curtir o destino por conta própria. Assim a gente não precisa se preocupar com nada, nem mesmo com os transfers de e para o aeroporto, mas tem liberdade total para explorar o destino por conta própria, leve e solto, nos dias livres ao longo do programa.

Clique aqui para ver ofertas de passeios e tours na Turquia

Istambul

O roteiro em parceria com a excelente operadora local Sea Song cobriu toda a parte turca da viagem, da minha chegada a Istambul ao meu embarque a Bangkok – apenas os voos internacionais não foram organizados por eles.

Foi minha primeira vez no inverno turco e, embora Istambul tenha ficado bem caótica durante os dias de nevasca (eles não estão acostumados com isso e, portanto, não têm nem equipamento nem pessoal suficientes para limpar a neve das ruas e calçadas), foi lindo ver a cidade branquinha, coberta de neve, encantadora como sempre.

Depois, com dias mais ensolarados, a neve derreteu rapidinho e deu pra explorar com calma e tranquilidade todos os cantos da cidade, dos bairros mais tradicionais ao agito comercial e noturno de Nisantasi – e ainda conhecer cantos diferentes da cidade, mais off the beaten, como Balat.

Istambul

Flexíveis e mega atenciosos, o pessoal da Sea Song, parceiros locais da Teresa Perez nesta viagem, não mediu esforços para que tudo corresse bem durante minha estadia. Organizaram de última hora minha chegada a Istambul (com o pepino dos voos desviados a Ankara, só fiquei sabendo que embarcaria para Istambul cinco minutos antes de entrar no avião, sem tempo hábil para avisa-los com antecedência; liguei ao chegar ao aeroporto de Istambul e em menos de meia hora já tinha um carro me esperando) e toparam, sem stress nenhum, fazer em outro dia o passeio que eu tinha perdido por causa da nevasca e do pernoite forçado em Ankara. 

Clique aqui para ver preços de hotéis em Istambul. 

InstagramCapture_0c992918-478b-429e-b715-bbefd48fca57_jpg[1]

Para hospedagem, recomendo super, na parte mais moderna de Istambul, os ótimos Shangri-la, Park Hyatt (excelente surpresa e incrível custoXbenefício) e as unidades Four Seasons Bosphorus (melhor spa, com hamman maravilhoso!) e Four Seasons Sultanahmet (com rooftop imperdível, com vista tanto para Hagia Sofia como para a Mesquita Azul), com excelentes relações custoXbenefício – e todos já testados e aprovados nas minhas viagens. Depois farei posts falando melhor sobre eles. 

Clique aqui para ler mais sobre hotéis em Istambul, reservas e preços

Istambul

Meu itinerário incluiu também uma escapada de três dias à Capadócia que não poderia ter sido mais perfeita: com o inverno, as curiosas formações geológicas da região ficaram parcialmente cobertas de neve, gerando uma paisagem estupenda em contraste com o céu azul e os dias ensolarados de inverno.  

Fiz os principais passeios, do museu a céu aberto de Goreme às visitas às vilas, cidades subterrâneas e museus – e o passeio de balão mais incrível ever (aliás, acho que se tem um lugar no planeta onde tal passeio é imperdível, esse lugar é a Capadócia). Inesquecível.

Clique aqui para ver ofertas de passeios e tours na Turquia

O resumo da Ópera <3

Tive também ótimo guia em português e o motorista mais paciente, que topava parar toda hora para eu fotografar aqui e ali ao longo do caminho.  

A hospedagem no premiado Museum Hotel é mesmo tudo aquilo que falam, imperdível  – afinal, além da vista sensacional dos quartos e do serviço quase irretocável, não é todo dia que a gente pode dormir numa propriedade tão tradicional, reproduzindo as típicas casas nas rochas da região. Café da manhã divino, a piscina mais bonita da Capadócia e excelente restaurante. 

Bônus extra: do hotel quase todinho a gente consegue ver os balões subindo pelos céus da Capadócia de manhã cedinho e nos finais de tarde (dependendo da época do ano).

Clique aqui para pesquisar mais hotéis na Capadócia

Viagem redondinha, perfeitinha, irretocável. Istambul é das minhas cidades preferidas do planeta e a Turquia toda é tão incrível que é mesmo destino para voltar muitas vezes. Na próxima quero ir também para o litoral! 

Clique aqui para ver ofertas de passeios e tours na Turquia

.

.

Leia mais sobre a Turquia no blog. 

20 Comentários

  1. Estive em Instambul também sozinha há alguns anos, e em nenhum momento senti desconforto ou insegurança. É realmente uma cidade maravilhosa e me deixou morrendo de vontade de voltar para conhecer o país todo numa viagem mais longa. To doida pra ver todos os seus posts com dicas que vou guardar até voltar pra essa terra mágica!
    beijocas, Mari!

  2. Mari, vou passar dois dias/noites em Istambul numa conexão para o Cairo. Um dia será em janeiro, no inverno. Estava pensando em ficar no Beyoglu. É um bom local no inverno?
    E sobre a vida noturna, no inverno também consigo aproveitar? Tem dicas para a noite?
    Adorando seus posts!!!
    Beijos

    • Rodolfo, esta viagem especificamente foi em fevereiro. Mas já estive na Turquia em outro inverno em que não nevou. Este ano, como o inverno no hemisfério norte anda sendo bem rigoroso, é possível que vc encontre Istambul nevada.

    • Rodolfo também estou indo final janeiro dia 25….então corremos o risco de neve….estou bem preocupada com a questão frio….em outras viagens nessa mesma época achei tranquilo as temperaturas…mas nessa estou preocupada. Sabes algum …me informe. obrigada.

  3. Bom dia Mari, estarei indo para Turquia agora dia 25/01/2018 com minha esposa e eu gostaria de saber se vale mais a pena comprar roupas térmicas (chamadas de segunda pele tbm) aqui no Brasil ou lá em Istambul?

    Obrigado

  4. Ótimo relato de viagem Mari! Estarei indo à Istambul em fevereiro/18. Você sabe se neste ano tem risco de nevar? Tentei fazer uma pesquisa com previsão do tempo para fevereiro mais não tive sucesso.

  5. Bom dia! Estou indo à Turquia agora em setembro de 5 a 17, como estará o clima por aí? Que tipo de roupas devo levar?
    Obrigada!

    • Paula, como você deve ter percebido no post, não moro na Turquia; apenas visitei o país algumas vezes. Em setembro ainda é final de verão na Turquia. Entre no weather.com para ter uma ideia melhor de que tipo de temperatura você pode encontrar no país.

  6. Olá Mari!

    Adorei o seu post! Estou pensando em visitar a Turquia com minha esposa e filha em final de dezembro e início de janeiro. Pergunto sobre a moeda e os preços por lá. É caro permanecer na Turquia? É possível fazer um bate e volta para a Capadócia?

    Grato, fraternalmente

    • Oi, José Augusto! Não é nada cara a Turquia, não. 1 lira turca vale cerca de 0,65 centavos de real hoje (outubro de 2018) e preços em restaurantes, atrações e souvenirs costumam ser bem ok (nos bazares, tem souvenirs por desde 1 lira 😀 ). Bate e volta para a Capadócia eu não recomendo! É longe, é preciso voar até lá e tem TANTA coisa linda para ver que vale pelo menos 2 noites da viagem (eu recomendo 3).

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*