O trem adorado pelos fãs de Harry Potter já pode ser visitado nos estúdios da Warner Bros nos arredores de Londres
Passei as duas últimas semanas da Inglaterra, entre a Cornualha (um convite lindo, lindo, lindo do Visit Britain), Brighton e Londres – e muitos posts sobre a viagem estão a caminho, é claro. Mas, das fotinhos postadas ao longo da viagem no meu Instagram, uma das que mais gerou emails, tuites e afins foi justamente a da minha visita aos Warner Bros.Harry Potter Studios tour nos arredores de Londres – porque a atração agora exibe, enfim, o trem Hogwarts Express utilizado nas filmagens.
Aproveitei a semana londrina para escapar num dos dias até lá e conferir a novidade. Era um sábado chuvoso, com uma ventania danada, e os estúdios estavam simplesmente lotados quando cheguei: fila para tomar os ônibus, fila para retirar os ingressos (a gente compra antes, online, a – ouch! – 33 libras por adulto e 25,50 libras por crianças até 15 anos) e fila imeeeensa para entrar nos estúdios de fato – incluindo wannabe bruxinhos de todas as idades 🙂
O motivo de estar tão cheio era um bem específico: a esperada inauguração da nova atração dos estúdio, o trem Hogwarts Express. Na uma hora de espera na fila para entrar nos estúdios, conversei com várias famílias pottermaníacas locais que estavam visitando o local pela segunda ou terceira vez justamente por causa do trem.
Os estúdios em Leavesden, que foram “casa” dos atores dos filmes da série Harry Potter por mais de dez anos, constituem o único estúdio de Hollywood de propriedade e operações dentro do Reino Unido e desde sua inauguração como atração turística em 2012 já é uma das mais visitadas do país (e continua em operação para comerciais, videoclips, programas de TV etc)
Dentro dos estúdios, os fãs vão à loucura. São fotos e mais fotos, selfies, flashes o tempo todo, em toda sala, todo cantinho. E, cá entre nós, até quem não viu os filmes/leu os livros mas curte cinema se diverte muito lá dentro: além dos incontáveis itens de figurinhos, cenários e objetos utilizados na gravação dos filmes da série, há maquetes e diversas explicações e demonstrações sobre os efeitos especiais utilizados em todos eles, bem legal.
No último dia 19 de março, inauguraram uma nova área de expansão, incluindo como grande destaque a locomotiva a vapor (e alguns vagões) originais do trem Hogwarts Express utilizado nas filmagens – assim como, é claro, simulações da famosa Plataforma 9 ¾.,incluindo o teto de vidro, as paredes de tijolinhos e os carrinhos de bagagem enfiados na parede. Nos filmes, uma locomotiva a vapor britânica de número 5972, Olton Hall, foi usada como Hogwarts Express – e é justamente ela que retorna aos estúdios, agora como atração turística. No local, a gente pode entrar no trem e atravessar alguns vagões (que incluem janelas que demonstram o processo de criação das cenas filmadas ali) e também sentar-se em simuladores da viagem.
E, é claro, à saída, uma imensa lojinha espera os visitantes com um quantidade impressionante de itens inspirados no trem e toda sorte de lembrancinhas para Pottermaníacos 🙂
Em tempo: Como os estúdios ficam bem afastados do centro de Londres, a maioria das pessoas acaba optando por um tour para visita-lo. Mas quem quiser faze-lo de forma independente (como eu fiz), também é bem fácil: basta tomar o metrô até Euston, de lá tomar um dos muitos trens que passam por Watford Junction (dá pra usar o mesmo Oyster Card no trem) e, então, na própria estação, pegar um dos ônibus shuttle que fazem a cada 20 minutos o trajeto entre lá e os estúdios (2 libras por pessoa).
Bom passeio para fãs, sobretudo quem viaja com crianças e adolescentes.
Visitei os estúdios em novembro do ano passado! Vou ter que voltar pra ver o trem agora! Hehe
Fiz o roteiro por conta como você mesma descreveu, mas durante a semana. É engraçado ver a mistura de pessoas a caráter de Harry Potter com pessoas indo ao trabalho!
É um passeio que vale muito a pena mesmo!!!
A maior surpresa pra mim foi ver não apenas crianças fantasiadas mas MUITOS adultos com os cachecóis das casas… 😀
Exato! Eu também vi bastante adultos a caráter… E você via que a paixão pela casa era bem grande, independente de qual fosse! A visita fica bem mais realista com todo esse pessoal apaixonado pela história! Hehe
Mari, eu e a Sofia somos loucas pelo Harry Potter. Não vejo a hora de ir ao US em Orlando, ver o novo Diagonal Alley e pretendo programar uma visita a Londres com ela também pra conhecer esse estúdio. Demais. Não imaginava que seria tão legal : )
Paula, não cheguei a ver o Beco Diagonal em Orlando, mas suponho que seja ainda bem mais legal 🙂