Paris dezonée nas férias

navigo paris
(imagem retirada do site da empresa de transportes públicos da Île de France, ratp.fr)

Paris elimina as diferenças tarifárias entre suas distintas zonas de transporte durante as férias de verão

 

 

Uma boa notícia para quem faz o passe de transporte NaviGo quando visita Paris: a lei que extinguia a divisão do alcance do transporte público na cidade em zonas aos finais de semana vai durar durante todas as férias de verão – deste final de semana próximo até o dia 16 de agosto.

Quem me chamou a atenção para a importância da boa nova foi a fofa Laura Próspero, que leva brasileiros para passear por Paris e arredores (e a boa nova pode ser confirmada aqui e aqui). Para quem não sabe, Paris é dividida em cinco zonas diferentes e o preço do passe de transporte NaviGo (que pode ser adquirido em versão semanal, mensal ou anual) varia de acordo com a quantidade de zonas percorridas.

Já tem um tempinho que aos finais de semana rola a “dézonage”, permitindo trajetos entre quaisquer pontos entre as zonas 1 e 5 pela tarifa mais baratas. Agora, em razão das férias escolares, a cidade terá a “dézonage” válida até dia 16 de agosto – ou seja, com o Navigo MENSAL ou ANUAL (o semanal tá fora desta iniciativa), dá pra viajar entre quaisquer zonas de Paris (de toda a Île de France, na verdade) pelo menor preço por todo esse período – e, inclusive, usar Roissybus e Orlybus. E, ao menos em teoria, tal inciativa virará permanente a partir de setembro próximo.

Sei que alguns leitores aproveitam justamente a “fuga” dos parisienses nesta época para alugar um apartamento e ficar de 20 a 30 dias baseados na cidade. Pois a iniciativa é um bom pretexto também para o turista que vem para ficar bastante tempo e está acostumado a ficar só entre as zonas 1 e 2, onde se concentram as principais atrações, conhecer castelos, vizinhanças e outros lugarzinhos simpáticos da Paris menos turística.

Para ficar de olho (afinal, dizem por aqui que ainda este ano vai rolar “dézonage” definitiva para a cidade.

 

p.s.: lembrando que é preciso uma foto 3×4 e fornecer o endereço de onde vc está se hospedando na hora de fazer o cartão.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*