O começo da novelinha pela fascinante e encantadora ilha francesa
Estou em Porto Vecchio, cidadezinha encantadora no sul da Córsega. E estou absolutamente IN LOVE com a ilha. Tenho fascínio por essa ilhota francesa no Mediterrâneo desde criança, por causa das histórias de disputas e de Napoleão. Mas agora, que já estou na ilha há quatro dias, posso garantir que essas terras vão muito, mas muuuuuuito além disso. É tanta, mas tanta beleza em toda parte, que ando com dificuldade de elencar diariamente as coisas que mais gostei de tudo que vi – e olha que peguei chuva na maior parte do tempo nos três primeiros dias por aqui. Que ilha!
É como um pedaço da Itália em território francês. É Itália, é França e é muita autenticidade corsa, tudo junto e misturado o tempo todo – um encanto! Povo cálido, simpático, sorridente, meio espalhafatoso como os italianos – assim como a língua sonora, “cantada”, animada (embora o francês seja a língua oficial, entre eles, os moradores geralmente falam em língua corsa, que lembra muito a língua italiana). Cidades tomadas de história, da arquitetura tão diversa às fachadas marcadas com balas de tantas disputas e conflitos em outros tempos. E uma beleza natural surreal, meio mágica, daquele tipo que a gente fica abobado olhando, sem saber direito o que fazer, mesmo debaixo de chuva.
Clique aqui para pesquisar hotéis na Córsega.
Clique aqui para ver ofertas de passeios e tours na Córsega
Não bastasse tudo isso, a ilha ainda tem uma gastronomia riquíssima, de restaurantes super locais, como o adorável Chez Leon, em Cateri, aos quatro restaurantes dos hotéis que levam a bandeira Relais&Chateaux na ilha (como os ótimos La Signoria e Les Bergeries de Palombaggia) ou estrelados no Michelin (como o CasadelMar). Curiosamente, como a história da Córsega trata mais de vida nas montanhas que à beira-mar, queijos deliciosos, charcuterie de primeira e carnes de caça (como o javali) estrelam os cardápios – mas há também fartura de peixes e frutos do mar, é claro. E ainda tem vinhedos lindos e vinhos excelentes, pra ninguém botar defeito (a vinícola Toraccia, aliás, vale MUITO a visita).
Dos muitos vilarejos e cidades encantadores da ilha, adorei Ile Rousse, Pigna, Corte, Calvi, Porto Vecchio. Ruelas estreitas, predinhos encantadores, jeitinho pacato, cálido e acolhedor em toda parte, sempre entre montanha e mar. Mas confesso que foi por Bonifácio que meu coração bateu mais forte – principalmente pelas espetaculares falésias que fizeram a fama da cidade, altíssimas, sinuosas, debruçadas sobre o mar. Impossível ali, hipnotizada pelas cores e formas surreais, não lembrar de Stendhal questionando “por que? Por que tanta beleza???”. Surreal.
Clique aqui para pesquisar hotéis na Córsega.
Clique aqui para ver ofertas de passeios e tours na Córsega
Tem mais Córsega por aí, é claro; mas já adianto que é mesmo daquelas ilhas para todo mundo colocar na wish list de viagem – mesmo. A Air France, que patrocinou meus voos de Paris-Córsega-Paris, voa diariamente de Paris, em distintos horários, tanto para Bastia quanto para Ajaccio, utilizando aviões da Air Corsica; os voos são curtinhos, com cerca de 1h30 de duração.
Clique aqui para ver ofertas de passeios e tours na Córsega
Clique aqui para pesquisar hotéis na Córsega.
#euquero MUITO
Tudo muito lindo! E com esse povo simpático fica melhor ainda!
Tengo muchas ganas de conocer Córcega, Cerdeña y Sicilia. Están relativamente cerca de mi ciudad y se puede llegar hasta ellas con diferentes compañías aéreas, pero como están cerca nos da un poco de pereza y siempre lo dejamos para más adelante (nos pasa también con las Islas Canarias o Las Azores). Además, sólo podemos ir en verano y allí es temporada alta, así que me imagino que estarán llenas de veraneantes, como en las costas españolas.
Seguro que, algún día voy a Las Canarias (me apetece sobre todo Lanzarote, La Palma, Gomera, Hierro y Fuerteventura). Estoy deseando también ir a Madeira, Las Azores y Cabo Verde. Hay un montón de islas relativamente cercanas a las que quisiera ir… Me faltan días libres!!!
jajaja si, Carmen! Es un problema que el mundo sea tan grande y solo tengamos una vida 🙂 Me encantan las islas y tengo muchisimas ganas de conocer sobretodo Cerdeña y Sicilia!
Olá, para fazer os passeios de barco em Bonifácio, precisa bookar antes ou consegue no dia mesmo? Vou em alta temporada, no começo de Agosto.
Obrigado,
Tiago Lopes.
Se você vai na alta temporada, Tiago, então é mesmo melhor reservar com antecedência porque fica lotado.