O que fazer durante uma escapada ao destino de praia queridinho dos americanos no México
Eu já conhecia Los Cabos, destino queridinho dos americanos, de outras viagens. A primeira delas foi em 2008, quando caí de amores mais pelo surrealmente impecável hotel Las Ventanas al Paraíso que pelo destino em si (falei muito sobre o hotel lá nos primórdios do blog).
Não que Los Cabos não tenha atrativos. Tem. Mas a Riviera Maya também tem, a Riviera Nayarit também. Nesta temporada mais longa por lá, ao largo de uma semana inteirinha, não apenas fiz mais passeios do que tinha feito das vezes anteriores como também conheci mais hotéis (me hospedei em 3 deles, revisitei dois que já conhecia e fui espiar mais dois). Profundamente atingido por dois furacões nos últimos anos, o destino se reergueu completamente, hotéis foram renovados e reabriram suas portas, novos hotéis não param de inaugurar por lá e o turismo segue sendo o principal motor da região.
A viagem começou com um convite especialíssimo do grupo Marriott para participar do evento de inauguração de seu novo hotel por lá, o estupendo JW Marriott Los Cabos, sobre o qual eu falo em detalhes aqui. Mas, passadas as duas noites de evento e trabalho, estiquei a viagem por minha conta e fiquei o restante da semana esmiuçando o destino por lá.
Localizado na pontinha da península de Baja California, Los Cabos é, na verdade, a junção de dois municípios vizinhos – a super turística Cabo San Lucas e a colonial San Jose del Cabo. O chamado corredor hoteleiro designa justamente os 30 quilômetros repletos de hotéis em sequência que ligam o centro dos dois municípios.
São muitas as atividades para fazer por lá: mergulho, snorkel, cavalgadas à beira mar, passeios em 4×4/jipes/quadriciclos pela árida paisagem local etc. Tem até um tour que leva ao povoado vizinho Todos Santos onde, juram os moradores, estaria o tal Hotel California que inspirou a lendária canção homônima. Mas, sendo bem franca, a maioria dos turistas acaba passando a maior parte dos dias na praia e piscina de seu próprio hotel e acaba saindo mais no período noturno mesmo (a noite de Cabo San Lucas é cheia de americanos indo à loucura, na vibe “spring break”, como em Cancun).
Pessoalmente, acho o centro antigo de San Jose del Cabo, todo colonial e tomado por galerias de arte, a região mais gostosa para passear dia e noite. As casinhas coloridas, a bela igreja, o clima meio hippie e meio hipster misturado – gosto muito. Todas as 5as. feiras à noite, por exemplo, acontece ali algo delicioso: as ruas ficam fechadas para carros, as calçadas se enchem de mesinhas e cadeiras dos bares e restaurantes dos arredores e as galerias ficam abertas noite adentro para serem mesmo visitadas e curtidas, sem custos e sem pressa. Ótimos restaurantes também não param de abrir suas portas por lá, como o adorável La Lupita, que soube com maestria, num ambiente ultra simpático, fazer releituras de dois patrimônios mexicanos: os tacos e o mezcal.
Mas é Cabo San Lucas a maior vedete turística; inclusive pelas belíssimas formações rochosas em pleno mar, esculpidas no encontro do mar de Cortés com o oceano Pacífico, que estampam dez entre dez matérias e publicidades do destino. A mais famosa delas é batizada de El Arco e tombada como Patrimônio da Humanidade.
Durante o dia, o programa mais comum em Cabo San Lucas é tomar um dos barquinhos que saem da marina para chegar o mais perto possível dos rochedos. Há barcos dos mais distintos tamanhos – dos watertaxi aos grandes catamarãs – e os mais concorridos saem a partir das 16:30, para pegar o por do sol bem ali no Arco. Passeios para mergulhar e fazer snorkel, ou também para pescar, também acontecem todos os dias. Ou, é claro, durante esta época (inverno por lá), há também a opção dos passeios para avistamento de baleias na região da Baía Madalen – e leões marinhos, golfinhos e até tubarões também são figurinhas fáceis por lá. A maior quantidade de lojinhas de souvenirs se concentra ali mesmo, no entorno da marina. À noite, San Lucas concentra as principais opções de nightlife, de barzinhos mirrados a complexos grandes, como o Señor Frog, que lota algumas noites da semana (e reúne também uma quantidade surreal de bibocas e ~farmácias~ ali vendendo Viagra, Prozac e afins sem receita).
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Durante o período de mais de uma semana que fiquei por lá, um dos outros dois hotéis nos quais me hospedei e que recomendo é o impecável Las Ventanas al Paraiso, que eu também já conhecia de viagens anteriores, perfeito para casais em busca de romance e sossego. Na minha opinião, os mais bonitos e maiores quartos do destino (afinal, ali todo quarto é suíte), gastronomia refinada, extenso menu de atividades, tremendo spa, antecipação de todas as vontades do hóspede, mimos constantes. Continua sendo um dos melhores hotéis nos quais já me hospedei. Não à toa, segue sendo um dos mais premiados do mundo por seu serviço impecável e o maior referencial no turismo de luxo do destino – um verdadeiro case que segue despertando paixões incuráveis em quem se hospeda por lá.
De vibe bem diferente, também fiquei algumas noites no enorme Sheraton Hacienda del Mar. Tem ótimo custoXbenefício e é boa opção para famílias com crianças pequenas e grupos grandes de amigos. Com diversas piscinas, diferentes bares e restaurantes e um bom spa, reúne programas e atividades para quase todo tipo de hóspede – só não tem muito espaço lá quem busca sossego, já que o ruído dos hóspedes é constante, dia e noite. O restaurante De Cortez é ótima opção gastronômica, inclusive para não hóspedes, com releitura de pratos clássicos mexicanos, grande área ao ar livre e vista para o mar. Apesar de enorme, tem os quartos todos com vista para o mar e balcão, distribuídos em villas, o que minimiza (em parte) a sensação de super lotação.
Para alguns dos muitos deslocamentos que fiz por lá, utilizei os serviços da empresa Transcabo, que me foram oferecidos como cortesia pelo escritório de turismo de Los Cabos na fase final da minha viagem por lá. Num destino em que nem sempre transfers e taxistas agradam turistas, gostei bastante da pontualidade e do profissionalismo dos trechos que fiz com a Transcabo e recomendo, inclusive o transfer de partida hotel-aeroporto.
Em tempo: Los Cabos fica a 2h20 de voo da Cidade do México, mas também é acessível com voos diretos a curta distância a partir de diversos destinos nos EUA, como Miami e Los Angeles (embora, pessoalmente, eu não recomende a conexão internacional em LA).
Para ler mais posts sobre o México, clique aqui.
Para reservar hotéis em Los Cabos através do Booking.com, clique aqui.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Também gostei de Las ventanas del Paraíso… ¡qué fotos!
Mari, ¿as praias são tranquilas como na Península de Yucatán? ¿A temperatura do água é quente como em Tulum ou Praia do Carmen? ¿Há mais correntes marinhas que na zona de Praia do Carmen?. Los Cabos é um destino que me atrai, mas não sei nada de ali… Só conheço, por fotos, essas formações rocosas que parecem rascacielos que surgem do água.
Lindo o hotel, não? Um encanto mesmo!
Sobre as águas, não, são BEM diferentes as do Pacífico e Mar de Cortés e as do Caribe. Em Los Cabos há sempre muita correnteza, praias de tombo e águas bem agitadas – e geladas. O mar é bom para mergulho mas na maioria das praias do destino não é muito legal para banho, não – por isso é bom também para surfistas 😉 Se vc, como eu, prefere águas mais quentinhas e tranquilas, a Península de Yucatán é mesmo mais indicada.
Obrigada, Mari!
É certo… eu gosto das águas quentes e tranquilas..ou das águas tranquilas e não tão quentes, mais com o sol muito quente (es la otra opción)
Otimo post , estou querendo ir conhecer lá em janeiro de 2017, alguma dica?
Douglas, as dicas estão todas no post 🙂
Obrigado, setembro é uma época boa para a visitar o balneário?
Setembro ainda é verão e costuma ser um mês BASTANTE quente por lá.
Bom dia Mari, tem como chegar no Arco por terra , ou só de barco?
parabéns pelo post, ficou muto bom .
Só de barco mesmo, Gilson. Mas é bem rapidinha a viagem desde a marina e há várias lanchas que fazem o trajeto.
Mari, estou em dúvida de ficar num resort mais perto de Los cabos, como o Riu ou Pueblo Bonito, próximos da marina, restaurantes, lojinhas, bares ou ficar no Paradisus ou Hilton. Vou com marido e filhos adolescentes (12 e 15 anos). SE ficar nestes resorts mais afastados, teremos que pegar carro todos os dias para ir ao centro, porém são melhores. Podes me ajudar?
Rosi, não conheço especificamente nenhum destes que vc citou. Mas em geral os resorts melhores em Los Cabos ficam afastados do centro, sim. O que acontece é que, como muita gente quer mais é aproveitar o resort, a maioria acaba indo poucas vezes para o centro. Pessoalmente, em Los Cabos, acho que vale escolher o resort pelo resort, aproveitar as facilidades e a praia do resort, fazer os passeios de barco pela região e tomar um táxi (muitos resorts têm também serviços diários de transfer) para ir ao centro só quando quiser mesmo.
Oi Mari tudo bem estou indo em outubro para ficar por três noites no hotel Breathelles em Cabo de San Lucas e três noites no hotel El Ganzo, este tempo da para conhecer a faixa da zona hoteleira e as praias eu escolhi estes hotéis por sua boa localização, aceito sugestões para passear e aproveitar bem estes dias que estarei lá em Lua de mel, adorei a sua dica é vou aproveitar San José, obrigada Francine
Francine, acho que 6 noites em Los Cabos é mais do que suficiente para conhecer toda a região. Minhas sugestões para passear e onde comer são mesmo estas do post 🙂
Boa tarde Mari! Tudo bem? Gostaria de saber qual melhor trajeto pra chegar a Los Cabos sem precisar de visto e qual compania aérea mais indicada. Gostaria de saber também sobre o resort Marquis. Estou na dúvida de qual escolher. Las ventanas é maravilhoso mas o orçamento é bem elevado. Grata!
Rafaella, o melhor caminho para chegar a Los Cabos é sempre voar do Brasil com conexão na Cidade do México. Só posso opinar sobre Las Ventas, JW Marriott e Sheraton Grand Los Cabos (há review dos três aqui no blog), porque são os hotéis nos quais me hospedei nas minhas viagens para lá.
Entendi! Muito obrigada!
Mari, adorei o post!!! Parabéns!! Vou passar minha Lua de Mel lá, e vou me hospedar no hyatt ziva que fica em san jose del cabo. Existem transfers para ir para o centro de san lucas? qual a melhor forma? taxi , onibus ou outra?? Da para conhecer o centro de san lucas em um dia? Obrigada pela ajuda 🙂
Oi, Aline. Dá pra conhecer o centrinho em um dia, sim. Não sei sobre os transfers, mas existem táxis, ônibus regulares e há também tours que vc pode contratar na própria recepção dos hotéis.
Olá Mari, estou indo em lua de mel e gostaria de saber o gasto medo por dia? Recomenda levar dólares ou pesos?
Att
Adriano
Oi, Adriano, tudo bem? É muito difícil falar em gasto médio. Tudo depende do perfil do turista, que tipo de restaurante procura, que tipo de passeios fará etc. Nas minhas viagens, há dez anos eu prefiro sempre sacar moeda local diretamente quando chego no destino, sacando direto da minha conta corrente no Brasil (mas tem que avisar o gerente antes ou desbloquear saques internacionais no aplicativo do seu banco). É a maneira que acho mais segura (assim não preciso ficar carregando muito dinheiro por aí; vou sacando conforme preciso). Mas também uso muito (e em qualquer destino) meu cartão de crédito porque uso muito meus pontos convertidos em milhas para voar por aí. De qualquer maneira, andar com moeda local é sempre melhor, em qualquer destino; mas Los Cabos é um destino muito frequentado por americanos, então diversos lugares aceitam dólares também (mas nem sempre com a cotação mais vantajosa pra você, é claro).
oi Mari
to querendo ir passar o réveillon la com uma amiga. La o publico eh so casal? tem festas de reveillon? tks
Oi, Andrea. Não é só casal, não! Toda a costa mexicana é bem “festeira”. Los Cabos não chega a ser a loucura de Cancun mas tem muuuuuitas festas de reveillon.