Naples, Marco Island e Everglades são boa opção para variar o combo Miami+Orlando na Flórida
Para quem gosta da vibe da Flórida, existem outros destinos próximos aos aeroportos do estado que recebem voos diretos do Brasil (Miami, Orlando e Fort Lauderdale) que são boa opção para variar o combo Miami+Orlando que faz tanto sucesso entre os brasileiros.
A região popularmente chamada de “Paradise Coast” engloba os destinos de Naples, Marco Island e Everglades e é facilmente acessível de carro a partir do aeroporto de Fort Lauderdale ou de Miami (cerca de duas horas de estrada muito bem sinalizada). Foi assim mesmo que eu conheci e explorei um pouco a região por alguns dias em dezembro último durante uma viagem de imprensa.
Naples é o principal destino da região – não somente pelas praias lotaaaadas de conchas dos mais distintos tamanhos e formas (colecioná-las parece ser um esporte regional!) mas também pelo centrinho charmoso, próprio para ser explorado à pé. Há bairros de afortunados e celebridades, com mansões de gosto arquitetônico duvidoso, mas se engana quem pensa em Naples como um destino só para quem tem bala na agulha. Pelo contrário: achei tudo sossegado e com climão provinciano na maior parte do tempo, incluindo diversas opções de hospedagem, passeios e alimentação também para orçamentos mais apertados.
Além disso, a cidade, apesar de pequena, tem boa oferta cultural ao longo do ano todo (incluindo charmosas galerias de arte) e costuma ser a base utilizada por turistas para explorar também Marco Island e os Everglades. Outras atividades culturais legais por lá são os concertos no Phillarmonic Center for the Arts, o Naples Museum of Art, os Collier County Museums, o excelente Baker Museum, a Big Cypress Gallery e o divertido The Children´s Museum of Naples (C´mon).
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Se Naples é cheia de charme no centrinho e no píer e Everglades tem o bucolismo das casas antigas à beira d´agua e os manguezais, ouso dizer que Marco Island é basicamente um destino de resortões à beira-mar e turistas – esmagadoramente americanos – alugando barcos, comendo com o pé na areia, praticando esportes aquáticos etc. É opção para quem quer mesmo curtir praia. Para ter mais mobilidade dia e noite e conseguir curtir cidade, praia, compras, restaurantes, bike e um tour a Everglades, ainda acho ficar no centrinho de Naples a melhor opção.
Para os shopaholicis, vale lembrar que a Paradise Coast é também um destino de compras, das galerias e lojas de vestuário da Fifth Avenue South e da Third Street South, ambas no centro de Naples, aos grandes malls e shopping centers como o Waterside Shops , The Village on Venetian Bay e o Naples Outlet Center (dá pra ler mais sobre compras em Paradise Coast neste post aqui). A chamada Treasure Trail em Naples (Tenth St) no Naples Design District reúne diversas lojas que revendem peças de grandes marcas. .Em tempo: visitei o complexo de lojas e restaurantes Tin City, bem famoso entre americanos, mas não curti – nem o ambiente, nem a loja, nem os restaurantes.
O golf tem destaque por lá em campos abertos e também nos privados que recebem de maio a outubro não membros para jogar (uma boa opção para turistas é o campo do The Ritz-Carlton Golf Resort, que tem aulas privadas e em grupo e também atividades ligadas ao esporte para famílias e crianças pequenas). Fãs de pesca também encontram sua tribo, de tours para pesca em alto mar no Golfo do México ao backcountry fishing – e tem até tours de “kayak fishing” nos Everglades.
Quem curte barcos encontra ali um mini paraíso; afinal, eles são parte importantíssima do próprio lifestyle de Naples e região. Não importa qual seja seu estilo, eles têm todo tipo possível de tour em barco, de sightseeings para ver as mansões à beira d´agua aos tours pelos manguezais da região; alguns tours em barcos menores focam na vida selvagem e trabalham com avistamento de golfinhos, peixe-boi, jacarés, tartarugas marinhas e pássaros em geral.
Para quem vai com crianças, o Naples Zoo at Caribbean Gardens pode ser um bom programa, assim como os passeios em Ariboat nos Everglades – não se vê muita coisa de wildlife, mas as crianças costumam gostar da bagunça e da molhadeira promovida pelos condutores. Há espaço de sobra para os fãs de birdwatching no Audubon´s Corkscrew Swamp Sanctuary.
Além do centrinho gostoso mesmo de caminhar e bater perna, Naples é muito famosa por seu Naples Pier, aberto todos os dias para pesca, observação de pássaros e golfinhos e também transeuntes. Fica literalmente lotado na hora do por do sol, considerado um dos mais belos dos EUA. Para fãs de praias, passeios possíveis por lá são o belo complexo Barefoot Beach Preserve, as prainhas de Pavillion Key e Indian Key no Everglades National Park e Rookery Bay National Reserve, todas facilmente acessíveis com carro alugado ou através dos inúmeros tours oferecidos localmente.
E, verdade seja dita, a região tem mesmo excelentes restaurantes, seja para comer descompromissadamente petiscos à base de stone crabs ou jantares mais elegantes e formais de alta gastronomia.
Em tempo: durante meus dias por lá me hospedei parte da viagem no Naples Beach Hotel & Golf Club (que não gostei e não recomendo) e no The Inn on Fifth, bem no centrinho de Naples (do qual gostei bastante e recomendo; e tem uma área extra tipo “club level” do outro lado da rua bem legal). Também fui conhecer o The Ritz-Carlton Naples beach resort e gostei muito – inclusive do excelente restaurante,
Vê-se tudo tão limpo e perfeito… que parece de mentira. Essa perfección só fica rompida, quando vê as fauces do cocodrilo!
🙂