Como ir de Milão ao Lago di Como: confira o passo-a-passo para um bate-e-volta perfeitinho
São meros 50 quilômetros que separam a adorável cidade italiana de Como do agito frenético de Milão. Por isso mesmo, o passeio de um dia ao lago di Como é dos bate-e-voltas mais queridinhos dos turistas brasileiros na cidade.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Os trens para Como saem da estação Milão Cadorna, bem no centro de Milão, e não levam nem uma hora no trajeto – e custam menos de dez euros ida e volta. De carro, também é muito fácil o trajeto, bastando sair de Milão pela A-9.
Mas o trem conectando os dois destinos é tão prático e conveniente que muita gente, mesmo quando vai fazer pernoite em Como, acaba optando por ele.
Clique aqui para pesquisar TOURS NO LAGO DI COMO E ARREDORES
.
.
Como é ir de trem de Milão ao Lago di Como
Os trens chegam diariamente a Como Nord (e a maioria tem a cidade como destino final mesmo) e a estação fica já literalmente de cara para o lago. E aqui vale uma dica que já dei antes: tentem escolher, focando na previsão do tempo, um dia bonito para visitarem o lago, se puderem; a existência de sol interfere bastante na beleza da cor do lago.
Com um curioso formato semelhante a um Y, chega a ter mais de 45 quilômetros em sua parte mais extensa e a profundidade pode ultrapassar os 400m em alguns trechos. Como é a cidade mais famosa à beira do lago, mas há inúmeros vilarejos cheios de charme que o rodeiam (com opções de hospedagem que vão de b&bs a hotéis de altíssimo luxo).
Clique aqui para pesquisar hotéis no Lago di Como.
Clique aqui para pesquisar hotéis em Milão.
O que fazer durante o dia?
Como o Lago di Como é também destino onde muitas celebridades hollywoodianas e do showbizz têm casas de veraneio – a mais famosa delas, é claro, é George Clooney, que colocou o lago definitivamente no mapa de quem ainda não o conhecia há alguns anos.
Igualzinho no post que fiz sobre o bate-e-volta de Milão ao Lago Maggiore, sugiro começar a visita de Como vendo o lago lá do alto: saindo da estação de trens, é só margear o lago andando para a direita que em poucos passos se chega à base do funicular Como-Brunate (5,30 euros por pessoa). O bondinho do final do século XIX leva apenas sete minutinhos até o fofo vilarejo de Brunate, no topo da montanha – e a vista lá do alto do imenso Como emoldurado pelos Alpes é mesmo matadora.
Mas fique atento ao horário da sua chegada em Como: como um leitor alerta nos comentários, dependendo do passeio que você quer fazer de barco pelo lago e dependendo da sua hora de chegada na cidade, talvez seja mais conveniente deixar o bondinho para depois (dependendo da época do ano alguns tours específicos pelo lago só operam até meio-dia).
Se puder, confira os horários dos barcos para o tour que mais te interessa antes de rumar para como (dá pra pesquisar no Google ou pedir pro concierge, se você estiver hospedado em um hotel).
Ou, é claro, aposte diretamente em um tour fechado ao Lago di Como e arredores.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Clique aqui para pesquisar hotéis no Lago di Como.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR ALGUMAS OPÇÕES DE TOURS PELO LAGO DI COMO
Depois de se embasbacar com tanta beleza, sete minutinhos para descer e bastam outros cinco caminhando à esquerda pela margem do lago para chegar ao quiosque de vendas dos tickets de barco.
Durante os meses de primavera e verão, ali se vendem diferentes passeios de barco, desde os circulares pelo lago (9 euros) ao que leva diretamente a Bellagio (20 euros). Há também ótimas opções de fretamento de lanchas e barcos menores, para quem estiver em família ou num grupo de amigos.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR ALGUMAS OPÇÕES DE TOUR GUIADO PELO LAGO DI COMO
Como é o passeio de barco pelo Lago di Como?
O passeio circular de barco pelo lago di Como faz um giro entre os vilarejos mais próximos à cidade, com duração total de pouco mais de uma hora para a volta completa.
Mas é permitido escolher uma das paradas para descer e retornar com o mesmo ticket até o final do mesmo dia, o que eu recomendo muito. Se puder, escolha um dos vilarejos mais encantadores, como Tremezzo e Cernobbio.
Clique aqui para pesquisar hotéis no Lago di Como.
A ida a Bellagio, no Lago di Como
Muitos turistas preferem comprar o barco que vai diretamente a Bellagio, o vilarejo mais famoso do lago (distante cerca de 30km da cidade de Como), vira e mexe chamado de “a pérola do lago de Como” – e que inspirou o coloridíssimo hotel homônimo de Las Vegas. Sua peculiar arquitetura de casinhas coloridas é mesmo cativante, entre ruelas cheias de lojinhas, cafés e restaurantes – além dos parques de esculturas e jardins com vista para o lago.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR ALGUMAS OPÇÕES DE TOURS PELO LAGO DI COMO ATÉ BELLAGIO
Curta também o centrinho de Como
Depois de curtir o lago di Como (incluindo a bela área arborizada às suas margens), vale muito a pena aproveitar o centrinho de Como antes de pegar o trem de volta.
Como tem ali no centrinho ruelas estreitas de pedra fechadas para pedestres, perfeitas para curtir suas feiras de rua, charmosos cafés, lojas que vendem peças em seda produzidas localmente e a belíssima Catedral – o Duomo di Como – construída no século XI.
A enorme Piazza Cavour é o coração da parte turística de Como, com vista para o lago e inúmeros cafés e restaurantes de hotéis com suas mesinhas espalhadas pelo calçadão (embora eu recomende fortemente afastar-se da praça por quatro quadras e almoçar no delicioso Café dei Viaggiatore).
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Para quem resolver pernoitar no lago, são ótimas sugestões os hotéis Borgo Antico, La Perla e Il Sereno.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR ALGUMAS OPÇÕES DE TOURS PELO LAGO DI COMO
Clique aqui para pesquisar hotéis no Lago di Como.
Clique aqui para pesquisar hotéis em Milão.
Clique aqui para:
Mari, você acha que esse passeio valeria a pena em janeiro? Obrigada
Noeli, acho a região linda o ano inteiro! Em janeiro é inverno, está frio e não dá pra pegar praia, claro. Muitos estabelecimentos fecham no inverno também. Mas se vc tiver tempo para o bate-e-volta, acho bem bonito, sim.
Mari,você acha que em outubro esse passeio dá certo? Gostei muito da sua explicação. Parabéns! Obrigada
Dá sim, Maria das Graças. Acho a região linda o ano todo! A única coisa é que, com o término do verão, as temperaturas já estarão mais friazinhas. Mas o lago é lindo o ano todo.
Olá, Mari.
Eu ficarei somente dois dias em Milão. Então será que uma tarde é suficiente para eu conhecer bem o lago ou precisaria de um dia completo?
Agradeço desde já.
Rodrigo, com só dois dias em Milão, pessoalmente eu sugeriria você conhecer Milão. A cidade é grande e dois dias inteiros são o mínimo que recomendo para conhecer o básico dos básicos por lá. Se você fizer questão do lago nesta viagem, dá pra fazer em uma tarde, mas fica corrido; só daria tempo de passear de vdd se você já voltasse à noite para Milão. Se for durante o verão, melhor, porque daí escurece bem tarde e você aproveita mais.
Parabéns pelo post. Vc acha que é possível conhecer Como e Bellagio num mesmo dia? Passar meio período em cada lugar? Ou devido ao tempo de locomoção é inviável? Obrigada.
Dá, sim, Rosangela; é o que a maioria dos turistas faz durante o verão, quando os dias são longos e anoitece bem mais tarde. Mas recomendo sair bem cedo de Milão e voltar em um dos últimos trens, para garantir bastante tempo no destino.
Como posso ir da cidade de como até o lado suiço do lago como?
A melhor maneira é de carro, Marcelo.
Oi Mary, amei sua explanação, já fui ao lago de Como, já subi naquele trenzinho, porém não curti tanto, agora com sua explanação vou aproveitar mais.
Beijinho e obrigada
Que ótimo, Rosangela! 🙂
Mari, vou com meu filho em dezembro . Vicaremos em Milão as noites de 24 e 25/12. Pretendemos ir ao lago em 25/12. Será que os barcos funcionarão ?
Grata,
Debora
Vixe, Débora, boa pergunta… Dia 25 é um dos poucos dias em que quase tudo fecha em boa parte do mundo 🙁 Quando estiver mais perto da viagem, dá uma olhada neste site http://www.navigazionelaghi.it para ter informações mais detalhadas.
Olá, adorei seu post e vim aqui no lago di Como. Segui sua dica de pegar o funicolare até Brunate.
Quando desci, descobri que o tour mais completo que faz o giro pelo lago partia só até 12h. Se eu soubesse dessa informação, talvez teria escolhido fazer o tour primeiro e subir em brunate depois.
Fica mais uma dica aqui pro seu artigo.
Oi, Luiz. Obrigada pelas informações. Vou deixar mais evidente no post a informação de que os horários dos barcos pelos lago mudam dependendo da época do ano, do tipo de passeio (se vai a Bellagio ou não, por exemplo) e da companhia que o opera, por isso é sempre importante checar como são os horários (na internet ou via concierge, se estiver hospedado em hotel) antes de ir até Como.
Oi.
Os barcos que fazem o lago partem de hora em hora? Como funcina?
Depende do barco e depende da época do ano. Como digo no texto do post, são diferentes companhias operando. No verão, há saídas de hora em hora seguramente. Nas outras estações do ano os intervalos podem ser bem maiores.
Mari, bate e volta de Milão, você recomenda sair M. Centrale direto a Varenna, pegar o barco até Bellagio, ir de Bellagio a Como, subir no funicular e voltar por Como até M. Cadorna? Acha que ganharia tempo comparando a ir e voltar de Como? Você sabe o custo de Bellagio até Como? Obrigada!!
Kathia, acho difícil fazer direito Bellagio e Como num bate-e-volta – o mais adequado, pra fazer bem feitinho, é fazer só um dos dois. Até porque tem muita coisa bonita no lago de Como pra ver em passeio de barco e a cidade super vale o footing. Mas dá pra fazer isso que você quer, sim – só não sei te dizer exatamente se ganharia tempo ou não. Acho que eu optaria por fazer ida e volta Milão-Como mesmo.
Tem outra estrada q não seja a A9 para chegar a Como?
Quais os passeios mais interessantes próximos a Milão…fora Como o q vc recomendaria?
Talvez haja sim outra estrada, mas desconheço. Mas seguramente você pode perguntar para o concierge ou recepcionista do seu hotel em Milão e ele indicará outras rotas possíveis. Acho que de Milão os passeios mais fáceis e bonitos são os passeios para os lagos. Como, Garda, Maggiore. Tem mais sobre a cidade e os passeios aos lagos aqui: http://www.maricampos.com/tag/milao/
Olá, Soeli, se eu for de Milão a Como de trem, saberia me dizer se esse trem passa dentro de túneis?
Obrigada ☺️
mari – saindo de Milão da para fazer o Lago manhã e Verona a tarde para um pernoite em Veneza
Edmar, eu acho muito corrido. Tanto o lago quanto Verona merecem várias horas de visita, por isso o ideal seria um dia para cada um.
Ola Mari Campos! Gostei Do seu roteiro. Vou para Italia em maio e farei o passeio até o Lago de Como. Pensei em ir até Bellagio, mas você disse que Como é lindo e exuberante. Mudei o destino. Farei somente Como. Obrigada Beatriz
Que ótimo, Beatriz! Em maio a paisagem do lago, em plena primavera, costuma ser exuberante!
Olá Mari tudo bem
Vou para Milão no final de outubro, já será época de outono lá .
Vc acha que vale a pena esse passeio nessa época?
Só que a gente terá apenas 1/2 dia para fazer esse bate volta de Milão a Como.
Vc acha que dá tempo? Fazendo um tour somente no bondinho, caminhando….
Da umas dicas aí pra nós!!! Obg?
Acho que vale a pena ir em qualquer época. Mas com apenas meio dia disponível talvez fique muito corrido…
Mari, vou estar em Milão em marco , queria fazer um bate e volta a como , bellagio e Lugano . Vi um passeio desses pelo get your guide por 112 euros , vamos em dois casais , vc acha melhor fazer por conta própria , alugar carro ?
De carro provavelmente o custo total para os quatro seria razoavelmente menor. Mas eu não sou muito de dirigir em viagem ao exterior em geral – ainda mais num destino como a Itália, que a gente quer aproveitar e beber bons vinhos etc. Se fosse só Como e Bellagio eu faria em trem, como explico no post. Para incluir Lugano, seguramente pegaria esse passeio pronto https://www.getyourguide.com/como-l101235/lake-como-bellagio-and-varenna-from-milan-t146676/?partner_id=839NZXD&utm_medium=online_publisher&cmp=LakeComo
Mari,
Vou a um casamento na Villa Balbiano. Pretendo pegar hospedagem próxima da vila para poder voltar da festa à noite( dizem que não tem uber). Pensando no retorno da festa e no local, talvez seja melhor alugar um carro para chegar lá saindo do aeroporto de Milão? Não sei se acharia transporte fácil de Como até Lenno na chegada. Tem táxis disponíveis?
Obrigada!
Oi, Patrícia, tudo bem? Não posso te confirmar com certeza como estará no dia da sua chegada; mas as estações de trem italianas costumam ter alguns táxis à espera na saída (durante o dia). Outra opção pontual (e talvez mais segura) seria contratar um transfer previamente com empresas globais especializadas nisso, como a Blacklane – ou mesmo pedir para seu hotel já intermediar/reservar tudo com algum serviço local de táxi/transfer. A ideia do carro não é ruim mas, no caso da festa de casamento, se você for dirigir tem que lembrar que não poderá beber no evento.