O Kayak anuncia hoje, pela primeira vez, um Travel Hacker Report para o Brasil
Para onde anda viajando o brasileiro? Ou melhor, para onde o brasileiro anda querendo viajar? O Kayak, líder global em pesquisas de viagem online, lançou hoje seu primeiro Travel Hacker Report 2017 – Brasil. Esta é a primeira vez que o estudo comparativo deles, que já existe há alguns anos, é feito também para o mercado brasileiro, compilando e analisando todas as buscas por voos e hotéis realizadas por viajantes brasileiros durante 13 meses – de 1 de abril do ano passado a 30 de abril deste ano.
Participei hoje do evento de apresentação do Travel Hacker Report à imprensa, realizado na sede da Edelman, em São Paulo. O material, com dados coletados e analisados separados em cinco categorias diferentes, trouxe mesmo algumas surpresas – incluindo Lisboa no top 10 de 4 delas.
O top 10 de destinos em alta traz Havana na pole position, seguida por Toronto, Nápoles (!), Reikjavik (!!), Brisbane, Boston, Lisboa, Porto, Zurique e Austin. No Top 10 de cidades mais populares, São Paulo e Rio lideram a busca, seguidas por Miami, Orlando, Fortaleza, Nova York, Salvador, Recife, Lisboa e Buenos Aires. Na seção “Top 10 destinos litorâneos”, uma das maiores surpresas: Havana lidera novamente, seguida por Nápoles, Brisbane, Lisboa, Cabo Frio, Porto, Orlando, Miami, San Juan (!) e Copenhague (!!!). E, por fim, nos Top 10 destinos mais populares para famílias, Orlando e Miami lideram a lista, seguidas por Fortaleza, Recife, Nova York, São Paulo, Salvador, Lisboa, Maceió e Los Angeles.
Mas quando o relatório lista os dez destinos com voos mais econômicos (com partida do Brasil e destino no exterior) durante os 13 meses da pesquisa, o cenário muda um pouquinho: é Montevidéu que lidera o ranking, seguida por Buenos Aires, Assunção, Santiago, Córdoba, Lima, San Andrés (!!!), Cusco, Mendoza e Puerto Montt (!!). Passagens super promocionais, muito fora da curva e pontuais, não foram consideradas neste relatório; mas nossa vizinha Argentina arrebatou nada menos que 3 posições neste top 10. Lembrando que o buscador tem uma seção muito popular chamada “Explore”, através da qual é possível buscar as melhores opções em passagens aéreas tendo por ase um limite de gastos/orçamento definido pelo próprio viajante.
Vale a pena lembrar também que, como o Kayak é apenas um buscador de passagens e hotéis, não há nenhum tipo de confirmação sobre se os brasileiros realmente viajaram mais para estes destinos apresentados no relatório. Mas trata-se de um interessante termômetro do que os brasileiros andaram buscando, talvez como parte de sua wish list viajante, quando o assunto é viagem. Para mim, confesso, ver Havana na liderança e cidades como Brisbane, San Juan e Reikjavik tão buscadas como destino final, foi mesmo surpresa.
Legal gostei do artigo bem interessante, acho que brasileiro gosta mesmo é de viajar kk, não importa pra onde!