Como chegar às capelas de mármore do Chile

Como chegar às capelas de mármore do Chile: dicas para chegar lá e aproveitar bem 

.

.

.

Aysén é o nome da região chilena que ocupa a porção norte da Patagônia. Embora o eixo sul da patagonia chilena seja o mais conhecido graças à Torres del Paine e o desenvolvimento turístico e hoteleiro que se instalou em Puerto Natales e no próprio parque, a parte norte é ainda mais selvagem e surpreendente, cortada pela mítica Carretera Austral, uma das estradas mais emblemáticas do planeta.

É é bem em Aysén que ficam as famosas catedrais (ou capelas) de mármore chilena, cujas fotos vivem aparecendo na internet.

ACOMPANHE AS DICAS DA MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

.

.

Como é visitar as capelas de mármore do Chile

Hoje vou falar especialmente destas incríveis formações rochosas que são as Capelas de Mármore, mas já dá pra conferir aqui os posts da minha viagem anterior pela Carretera Austral.

Graças ao Instagram, tem muita gente colocando Aysén e a Carretera Austral em seu mapa graças às imagens destas incríveis formações rochosas, com o mármore muito claro contrastando com o azul turquesa do lago General Carrera. As capelas de mármore e a catedral de mármore (a formação mais imponente) seguem sendo a principal atração turística para quem visita a região – mas vale saber que não é tão simples chegar lá.

.

Como chegar

Para chegar a Aysén, é preciso voar a Balmaceda, com conexão em Santiago do Chile. De lá, ainda são necessárias muitas horas de estrada na sinuosa Carretera Austral para chegar ao lago General Carrera, o maior lago do Chile (e passagem direta para Argentina, já que as águas são binacionais) e segundo maior lago da América Latina. A catedral, as capelas e as cavernas são diferentes formações de mármore esculpidas pela água em pleno lago.

Como fazer o passeio

É do minúsculo Puerto Rio Tranquilo que saem os passeios de barco para as capelas de mármore (Capillas de Mármol), fartamente vendidos nos arredores do píer. O passeio dura entre 1h30 e 2h e vale hoje (novembro de 2018) 10.000 pesos chilenos (aproximadamente 65 reais ao câmbio de hoje). As lanchas saem o tempo todo do portinho com até doze pessoas em cada e o trajeto pelo lago até a área das capelas (que pode ser bem “mexido” devido aos fortes ventos da região) dura mais ou menos 20-25 minutos para ir e outros 25 para voltar.

As formações rochosas parecem ilhotas dentro do lago. A Catedral é a maior delas, com 25 metros de altura.

Uma vez lá, os barqueiros “entram” com o barquinho dentro das formações rochosas para que todos possam ver de pertinho as impressionantes texturas do mármore e como suas diferentes cores provocam distintos reflexos na água do lago, que se faz muito mais turquesa e cristalina dentro delas.

Não é mais permitido deixar o barco mas, em algumas das entradas, como o barco fica muito perto da rocha, permite-se aos turistas tocar o mármore. Reza a lenda local que quem toca o mármore das capelas se casa em até um ano 🙂

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

As Capelas de Mármore, apesar de descobertas há poucas décadas, já se tornaram tão significativas para a região que foram declaradas Monumento Nacional em 1994 – e são tão incríveis vistas de fora quanto por dentro. Prepare a câmera para os fotos e o queixo para a queda. É sem dúvida uma das paisagens mais lindas do sul do Chile e o passeio vale muito, mesmo com toda a “lonjura” para ir e voltar.

.

A melhor infraestrutura para chegar lá

Os tours para as capelas costumam levar um dia inteirinho, saindo de Coyhaique às seis da manhã, entrando na reserva nacional Cerro Castillo e no povoado homônimo e visitando também a Laguna Verde, retornando para Coyhaique somente à noite. É muita, muita estrada mesmo e pouquíssimas paradas ao longo do dia.

Por isso achei a sacada do hotel Loberias del Sur a melhor maneira de conhece-la, incluindo um pernoite em chalés às margens do Rio Baker. Assim a gente descansa muito mais e aproveita muito melhor as lindas paisagens do deslocamento.

O passeio às Capelas de Mármore inclui todo o deslocamento ida e volta, o passeio de barco, almoço, lanche, jantar e o pernoite nos chalés do lodge Green Baker, bem às margens do rio, com prainha privativa própria.

O belo chalé do Green Baker Lodge

Como reservar o hotel

O Loberías del Sur fica em Puerto Chacabuco e é super confortável, localizado bem em frente aos fiordes, com fácil acesso para todos os principais passeios da região de Aysén e Carretera Austral.

Os hóspedes podem comprar a estadia lá com apenas café da manhã e comprar passeios à parte, mas a grande sacada é comprar o pacote tudo incluído, que já inclui todos os passeios, transfers e refeições (com bebidas em todas as excursões mas sem bebidas nos jantares no hotel) da estadia.

Dá pra reservar o hotel aqui pelo booking tanto na opção só com café da manhã como na opção tudo incluído (procure por “quarto mais programa de quatro dias” ou “programa de seis dias”, dependendo da sua disponibilidade de tempo).

A bela prainha privativa do lodge

Recomendo MUITO reservar o hotel com o programa todo, porque torna a viagem pela Carretera Austral em geral muitíssimo mais fácil, ja que a gente não precisa se preocupar com absolutamente nada. Mas hóspedes que não quiserem o pacote tudo incluído podem também comprar o passeio avulso na propria recepção (preço sob consulta).

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes sobre valores do hotel Loberías del Sur.

Mais posts novinhos sobre Aysén e a Carretera Austral aqui.

Leia mais sobre destinos a Patagônia Chilena.

Saiba mais sobre outros destinos no Chile. 

9 Comentários

  1. Lindo viagem, Mari! Eu gostaria muito de saber essa parte do Mundo. O Lago General Carrera deve esconder grandes tesouros naturais como estas catedrais de mármore.

    Esta viagem de barco parece muito boa… se eu for lá, não vou tocar nos mármores (já sou bem casada … :-))
    Bjs

  2. Olá, estaremos indo para o sul do Chile em janeiro, gostaria de saber como fazemos para chegar nesta região das capelas de mármore! Qual a melhor maneira de aproveitar este lugar? Obrigada!! Márcia

1 Trackback / Pingback

  1. Hotel para conhecer as Catedrais de Mármore | MariCampos.com

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*