Fazer a mítica Carretera Austral, no Chile, está na wish list de muita gente. A boa notícia é que descobri, enfim, como manter base num mesmo hotel (e de boa qualidade) durante a maior parte do tempo, evitando deslocamentos extras e excessivos check ins e check outs.
Neste final de 2018, percorri novamente boa parte dos mais de 1200km que ligam Puerto Montt a Villa O’Higgins, no Chile, e constituem uma das mais míticas estradas do planeta: a Carretera Austral. Com um muitíssimo bem-vindo adendo: hospedada no hotel Loberías del Sur, que se revelou uma excelente base para quem quer fazer esta viagem menos óbvia e mais selvagem por essa belíssima região chilena – incluindo as famosas Catedrais de Mármore.
O Loberías del Sur fica localizado na pequena cidadezinha de Puerto Chacabuco, bem diante dos famosos fiordes da região da Patagonia Aysén. Não há luxo, mas as instalações são confortáveis, incluindo quartos bastante grandes e iluminados, aconchegantes áreas públicas e um serviço bastante simpático em geral.
É possível reservar apenas alojamento e café da manhã e comprar passeios avulsos, mas a melhor alternativa, sem dúvidas, é investir no programa completo. Os programas de 3 a 7 noites do Loberias del Sur (criados mais ou menos no estilo de outros hotéis chilenos de exploração que fazem muito sucesso entre brasileiros, como os das redes Tierra e explora) incluem transfers de e para aeroporto, passeios, todos os deslocamentos e todas as refeições – só fica faltando mesmo o bar aberto, já que as bebidas alcoólicas ficam de fora dos pacotes (mas têm preços bem razoáveis).
Assim, a gente não precisa se preocupar nem por um segundo com estrada (que ali as estradas são dureza), mapas, rotas ou onde parar para dormir ou fazer refeições. Todos os passeios saem de manhã e voltam para dormir no próprio hotel – com exceção do passeio às famosas Capelas de Mármore que, por serem tão distantes, conta com pernoite em um lodge mais próximo da atração, mas também já incluído no custo do programa (leia mais sobre elas aqui)
Os motoristas e guias foram ótimos durante toda a semana, mesmo nos deslocamentos mais longos (vale dizer que tudo ali é sempre longe), e nossa única preocupação a cada passeio era ter memória e bateria suficientes na câmera e no celular para as infindáveis fotos que tirávamos.
No programa, todas as entradas, taxas e refeições já estão incluídas, seja no dia do catamarã que leva à incrível geleira San Rafael com tudo incluído ou na trilha do Parque Aikén del Sur, que termina com um incrível cordeiro patagônico assado em um típico “quincho” de frente para montanhas e lago. E em uma região em que boa parte das operadoras de telefonia falham, o hotel conta com bom serviço de wifi gratuito (e sauna, salão de jogos e um pequeno fitness center também).
As melhorias poderiam vir nos jantares, feitos sempre no hotel: o imenso buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas é quase o mesmo todas as noites.
Clique aqui para ter mais informações sobre o Hotel Loberías del Sur.
Faça um comentário