5 dicas para enfrentar o medo de avião e não deixa-lo atrapalhar suas férias
.
.
.
Cada vez mais, felizmente, as pessoas assumem que têm medo de avião. E é normal. Afinal, hoje em dia qualquer acidente aéreo acaba ganhando ainda mais visibilidade e detalhes através das mídias sociais, e a gente sempre fica impressionado. Mas, como a gente também já está careca de saber, apesar de acidentes tão trágicos todos os anos, aviões ainda estão dentre os meios de transporte mais seguros do mundo.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Quem me segue há mais tempo sabe que amo aviação em geral e voos panorâmicos em hidroaviões, curto muito voos panorâmicos em helicópteros mas, vejam só, sempre tive bastante medo de voos comerciais em geral (vai entender…). E olha que costumo fazer mais de 80 voos por ano! A gente se acostuma, é claro, mas quem tem medo, tem medo. O importante é não deixar esse medo atrapalhar suas férias ou interferir nas suas viagens.
5 dicas para enfrentar o medo de avião
Então se você também é do time que sofre cada vez que o avião decola, deixo aqui cinco dicas certeiras para você lidar melhor com esse medo e não deixar que ele arrisque sua paixão por viajar:
1) Chegue cedo ao aeroporto. Faça web checkin antes de sair de casa. Depois do raio-X, pausa para café, drink, bate-papo. Fazer tudo com calma e tranquilidade ajuda (e muito!) a controlar sua ansiedade com relação ao avião e ao voo em si.
2) Escolha um assento mais à frente da aeronave. Pode parecer bobagem, mas na parte dianteira do avião os ruídos e turbulências geralmente são sentidos de maneira mais suave, o que deixa a gente mais confortável durante o voo e, potencialmente, mais tranquilo também.
3) Mantenha-se distraído durante o voo. É normal quando a gente tem medo de voar ficar tão tenso que não consegue relaxar e dormir à bordo. Se você, como eu, é parte deste time, procure relaxar-se do jeito que der: assista a filmes, baixe suas séries e jogos favoritos, leia um livro, medite. Procure fazer algo que você goste e que te mantenha com o foco em outra coisa que não o voo em si.
4) Tente racionalizar. Na hora que o medo apertar, tente focar no lado racional da coisa. Medo não se explica, mas pode ajudar saber que você tem muuuuuuito mais chances de ganhar na loteria do que se envolver um acidente fatal de avião (numericamente a chance é de um para oito milhões). Procure ler a respeito disso antes da viagem também, se te deixar mais tranquilo. Entender, por exemplo, como as massas de ar atuam nos aviões pode te fazer lidar de maneira mais calma com as turbulências. Leia mais sobre isso aqui.
5) Importantíssimo: nunca, nunquinha, jamais, se automedique. Usar o remedinho do vizinho pode ser uma tremenda furada por diversos motivos (e ainda por cima azedar sua chegada). Se o seu medo de voar for mesmo muito grande, procure um medico para trata-lo adequadamente. Somente um profissional da área poderá te medicar de maneira correta, focando no seu bem-estar e na sua saúde.
.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Leia mais sobre medo de voar aqui.
.
.
Faça um comentário