Confira 7 dicas para curtir Arraial D’Ajuda, na Bahia, ao máximo
Quem me acompanha também no instagram @maricampos sabe que acabo de chegar de uma semana LINDA no sul da Bahia, curtindo as praias entre Trancoso e Arraial D’Ajuda.
Embora haja de tudo (seja em restaurantes, bares, hotéis ou passeios) por lá, os preços em Arraial D’Ajuda são mesmo, em geral, bem mais convidativos que em Trancoso. É possível ter um final de semana ou mesmo uma semana todinha de férias por lá, aproveitando muito, por valores realmente mais enxutos.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
7 dicas para curtir Arraial d’Ajuda
Se você tem Arraial D’Ajuda no seu horizonte de viagens, aqui você encontra sete dicas certeiras para aproveitar o melhor da cidade e da região, sem stress.
1 – Arraial fica a 40 minutos do aeroporto de Porto Seguro – quando não tem fila pra balsa (na baixa e durante a semana). Nos horários de pico, a espera para a travessia da balsa pode ser BEM longa e é bom estar preparado. Nestes casos, a melhor opção é fazer o caminho direto pela estrada, com cerca de 1h20 de duração (sem pedágios).
2 – Alugue um carro. O carro ajuda muito nos deslocamentos pela região, para fazer tudo no seu ritmo, do seu jeito. Clique aqui para cotar o aluguel do seu. Eu aluguei o meu com a Porto Seguro Rent a Car, que fica bem no desembarque do aeroporto de Porto Seguro. Neste link aqui você pode conferir tudo sobre aluguel de carro. Se você alugar o carro, confira se seu hotel tem estacionamento. O Maitei Hotel, onde fiquei hospedada, não tem; mas tem estacionamento próximo e, com sorte, dá até pra deixar na rua, em frente ao hotel, que é seguro. Quem não quiser alugar carro também se dá bem: há diferentes opções de serviços de transfer do aeroporto de Porto Seguro até Arraial D’Ajuda, ampla oferta de táxi na cidade, vans que circulam entre as praias (R$7) e há bastante oferta de tours também, seja em grupo ou privativo (dá pra reservar inclusive na recepção do seu hotel).
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
3 – Montar base em Arraial permite não apenas conhecer a cidade e suas praias, como também fazer passeios a Trancoso (40minutos), Espelho ou Caraíva (entre 1h30 e 2h de carro, se o trânsito ajudar), dentre tantas outras praias e vilarejos lindos da região. Mas assim como em Trancoso é importante ficar próximo ao Quadrado, em Arraial a melhor opção é ficar no Centro Histórico ou bem pertinho dele. A rua Mucugê e a “Broadway” reúnem a maior parte das opções de compras, restaurantes e bares, então se hospedar pertinho permite até ir jantar e voltar à pé, curtindo o movimento. Fiquei hospedada no ótimo Maitei Hotel e recomendo muito: hotel excelente, serviço caprichado e localização acertadíssima tanto para curtir as praias como a vida noturna.
Clique aqui para conferir mais detalhes e valores do Maitei Hotel.
4 – A hospedagem próxima à praia do Mucugê também facilita os deslocamentos às demais praias da cidade, sem nem pegar o seu próprio carro para tal. Dá para usar as corridinhas curtas em táxi ou van ou, melhor ainda, aproveitar a proximidade das praias para ir caminhando à beira-mar da Mucugê para belas praias da região, como Pitinga ou Praia dos Pescadores, que têm falésias e piscinas naturais deliciosas. Quem prefere estrutura de beach club vai adorar a barraca Corujão, que tem ótimos petiscos e drinks com serviço bem simpático na praia de Araçaípe. A barraca é a única que abre cedo e fica aberta até tarde da noite, com música ao vivo após as 16h, todos os dias.
5 – A vida gastronômica em Arraial d’Ajuda é farta e barata. As barquinhas da Mucugê vendem côco geladíssimo a inacreditáveis 2 reais e 3 cervejas por 10 reais (!). Na rua Mucugê, os bares frequentemente fazem promoções para cervejas e caipirinhas, como três por 20. E há desde opções bem baratas em pizzas, tapiocas, porções e acarajés até jantares bem caprichados, como o Egadi Bistro, Dolce&Salato, Rosa do Sertão e até o próprio restaurante do Maitei Hotel, aberto também para não hóspedes, que serve excelentes frutos do mar.
6 – De dia, para comida com gosto de praia baiana, a barraca de praia mais famosa é a Barraca do Nel, um quiosquinho simples na praia dos Pescadores. Ali eles são famosos pelo arroz de pato, mas há também boas opções em moquecas; a comida é boa, mas prepare o bolso e a paciência com o serviço deficitário. A opção mais garantida é rumar direto para o restaurante Paulo Pescador, que serve comida caseira deliciosa, incluindo peixes fresquíssimos, sem erro.
7 – Não deixe de visitar a igrejinha de Nossa Senhora D’Ajuda. Atrás da igreja há um mirante lindo para o litoral e é ali também que fiéis, moradores e turistas deixam amarradas as fitinhas coloridas com seus desejos para a padroeira. O lugar fica especialmente bonito e animado no final do tarde, na hora do por-do-sol. Ali pertinho, a Praça Caminho do Mar tem apresentações dos mais variados estilos musicais todas as noites.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
.
Clique aqui para pesquisar hotéis em Arraial d’Ajuda.
Clique aqui para ler mais sobre a Bahia.
.
.
Hola, Mari
¡qué recuerdos! Saudade!
Seguramente, el viaje a Brasil que más nos gustó fue el que hicimos a Arraial d’Ajuda, combinándolo con Trancoso. Desde el primer día, todo nos salió redondo. El paisaje era espectacular. No nos llovió mucho, otros años en agosto habíamos tenido más lluvia. Hicimos un montón de excursiones. La comida nos encantó y los alojamientos estuvieron bien. También, vivimos muchas aventuras de esas que se recuerdan para siempre. Fue un viaje emocionante, sin móviles y con una cámara analógica. Un viaje para repetir y aunque no hemos vuelto, siempre pensamos que estaría bien volver hacerlo.
Beijos
asi es! Esa región de Bahia sigue siendo siempre espetacular! Besos!