Um novo painel criado pelo Viaje na Viagem vai acompanhar a performance de destinos turísticos no Brasil para saber quando será seguro viajar
Nos últimos meses, tenho lido, pesquisado e escrito muito sobre turismo em tempos de pandemia. Fronteiras internacionais fechadas, fronteiras reabertas, brasileiros banidos, novos procedimentos de segurança em hotéis e aviões, primeira onda, segunda onda etc.
Andei escrevendo muito sobre turismo em geral (e recomendando sempre, sempre que ainda fiquemos em casa até a curva baixar!), mas sobretudo sobre turismo internacional. E ultimamente muita gente tem me perguntado sobre escapadas no Brasil: quando vai ser seguro viajar por aqui?
Afinal, com tantas fronteiras internacionais fechadas para nós, a gente sabe que o começo da retomada de nossas viagens vai ser mesmo doméstica, e provavelmente começando bem pertinho de casa.
Leia mais sobre viagens e coronavírus aqui.
Apesar de já termos completado quatro meses de pandemia do novo coronavírus e alguns países já terem passado pela primeira onda e estarem se reabrindo para o turismo, a situação no Brasil continua extremamente complicada em geral, com mais de mil mortos todos os dias e a caminho de dois milhões de contaminados com a Covid-19. Ainda NÃO é hora de viajar.
Mas enquanto alguns destinos brasileiros começam agora a subida de sua temível curva de contaminações, alguns outros parecem, felizmente, já estar na descida da curva da primeira onda, com diminuição significativa de casos nas últimas semanas. E isso, obviamente, chama atenção de quem já está há quatro meses fechado em casa.
A gente já sabe que não basta um destino estar “reaberto para o turismo” para se realmente seguro viajar para lá. Os cenários com a Covid-19 podem mudar muito rapidamente e vimos no Brasil recentemente exemplos bem complicados, como na Serra Gaúcha, Campos do Jordão e em Foz do Iguaçu, que tiveram disparada de novos casos logo após a reabertura. Já sabemos também que ainda não dá para pensar em “comprar” nenhuma passagem aérea, reserva de hotel ou pacote que não tenha regras bem claras sobre adiamentos e cancelamentos sem custos. Em tempos como esses, a palavra chave para qualquer plano de viagem é flexibilidade total – ou arriscamos perder o dinheiro investido.
Confira aqui oito pousadas no Brasil para escapar quando for seguro
Mas talvez já dê para começar a sonhar, sim, com algumas pequenas escapadas dentro do Brasil neste segundo semestre de 2020. Afinal, quando será possível viajar pelo Brasil?
Resposta 100% segura para essa pergunta, não há. Mas o melhor termômetro para decidirmos nos próximos meses se podemos ou não tentar uma escapada doméstica vai ser, sem dúvidas, consultar este painel incrível criado pelo Viaje na Viagem. Uma iniciativa incrível (hercúlea mesmo!) que vai funcionar como uma espécie de monitoramento de destinos brasileiros nestes tempos tão complicados.
A nova ferramenta criada pelo Ricardo Freire e sua equipe se propõe, independente de um destino estar teoricamente “aberto” para o turismo ou não, analisar semana a semana como está a situação de contaminações/novos casos de Covid-19 nos principais destinos turísticos brasileiros. A ideia principal é identificar quais destinos no Brasil estão começando a controlar a pandemia para para tentar aferir, ao longo dos próximos meses, quando será mais seguro (ou também mais arriscado) viajar para este ou aquele lugar.
Repetindo: neste momento em que este post está sendo escrito, ainda NÃO é hora de viajar para lugar nenhum. Mas o Ricardo vai divulgar semanalmente boletins que analisarão de forma muito prática o “desempenho” dos destinos. E, independentemente de suas preferências de viagem, sugiro que nem pense em comprar/reservar qualquer viagem nacional (para quando for seguro se deslocar, é claro!) antes de espiar a cada semana os resultados deste painel fantástico que o Viaje na Viagem criou.
Clique aqui para ler como funciona um hotel em tempos de pandemia.
Saiba como receber um guia inédito de viagens pelo Brasil e ainda ajudar cinco entidades brasileiras
Confira aqui oito pousadas no Brasil para escapar quando for seguro
Hola, Mari
En mi país hay rebrotes de covid, pero igualmente muchas personas han decidido hacer sus vacaciones en casas independientes rurales o en pequeños apartamentos de playa, dónde el contacto con otro alojado es menor.
Los contagios se han dado sobre todo entre la gente más joven, la gente de más edad es más prudente. También, ha habido un gran rebrote de contagidos en los temporeros de la fruta. Sus condiciones higiénicas son peores y viven en grandes grupos, dónde comparten alojamientos precarios.
Esto va para largo. Tendremos que ser cautos.
Saludos
Si! Hay que ser muy cauto con eso todo, en cualquer parte, que la pandemia sigue!
Acho que já podemos viajar para lugares próximos, mas com responsabilidade de usar sempre a máscara e obedecer todos os protocolos de higiene.
Sandra, confira antes como se comporta o destino para o qual você pretende viajar na tabela do Viaje na Viagem linkada aqui. Alguns destinos estão tendo aumentos muito significativos no número de casos.