Nove destinos no exterior para praticar turismo de isolamento quando as fronteiras reabrirem
Não é de hoje que especialistas acreditam que o isolamento será uma tendência importante nas viagens, sobretudo no mercado do turismo de luxo. Mas as necessidades de distanciamento social trazidas pela pandemia do novo coronavírus estão fazendo mesmo com que cada vez mais pessoas busquem destinos e hotéis remotos enquanto planejam suas primeiras escapadas pós-quarentena.
VEJA AQUI: 10 hotéis para fazer turismo de isolamento no Brasil
Algumas pessoas, aliás, estão fazendo do turismo de isolamento uma opção mesmo em plena quarentena, alugando imóveis em regiões mais isoladas, nas quais conseguem chegar em seus próprios veículos. Inclusive alugando apartamentos de temporada em lugares isolados. A ideia principal nestes casos não é exatamente tirar férias ou curtir determinado destino, mas sim seguir em isolamento em um novo endereço, com maiores comodidades.
De imóveis de aluguel a lodges isolados, de campings a pousadas, de glampings a motorhomes, são muitas as formas de se praticar o turismo de isolamento, aqui ou lá fora.
Leia mais sobre turismo em tempos de pandemia.
Turismo de isolamento no Brasil
Muitas vezes, com estabelecimentos comerciais ainda fechados ou mesmo pela própria segurança da família, ao escaparem de casa para seguirem isolados em outro endereço, muitos viajantes estão escolhendo eles mesmos cozinharem a própria comida e fazer a arrumação da casa, evitando contato com outras pessoas e tendo mais controle sobre a higienização de tudo. Falo neste meu texto para o Estadão sobre como as pessoas estão começando a fazer turismo de isolamento no Brasil nestes tempos.
LEIA MAIS: 10 hotéis perfeitos no Brasil para praticar turismo de isolamento.
Depois que a quarentena passar e os deslocamentos maiores forem liberados, a gente vai poder viajar para regiões mais distantes de casa dentro do Brasil. Opções de turismo de isolamento podem incluir uma casa isolada no litoral da Bahia, um hotel boutique entre os cânions gaúchos, um lodge em plena Amazônia, uma pousada charmosa no meio da Chapada… Dá para se inspirar bastante com destinos dentro do Brasil para o pós-quarentena neste projeto solidário aqui.
Se você quer “se isolar” em algum cantinho do Brasil, aproveite para pesquisar aqui:
LEIA MAIS: 10 hotéis perfeitos no Brasil para praticar turismo de isolamento.
VEJA TAMBÉM: oito pousadas no Brasil para escapar quando for seguro viajar
.
Nove destinos isolados lá fora
E quando os nossos números de casos e contaminações por Covid-19 começarem finalmente a baixar, é provável que novas fronteiras internacionais (com o tempo e na ausência de novos surtos da doença, é claro) se abram para nós, que parte da malha aérea com que contávamos antes seja reestabelecida e, principalmente, que seja mais seguro sairmos viajando de fato.
Neste caso, que tal sonhar com alguns destinos e hotéis bem remotos e extremamente interessantes em outros cantos do mundo para escapar quando tudo isso passar? E sem abrir mão do distanciamento social! Propriedades literalmente no meio do nada, em meio à natureza exuberante, para aproveitar o melhor de alguns destinos em silêncio e com serenidade, sem abrir mão de conforto e comodidade – quando for seguro viajar novamente.
LEIA MAIS: 10 hotéis perfeitos no Brasil para praticar turismo de isolamento.
Confira sete dicas para viagens mais sustentáveis
Patagonia Chilena
O Parque Nacional Torres del Paine é um dos maiores e mais isolados parques do Chile, repleto de belezas naturais. No parque e nas belas estâncias e montanhas dos seus arredores há infinitamente mais ovelhas que seres humanos e a gente pode dirigir por longos períodos sem ver uma única construção no horizonte. Picos, glaciares, cachoeiras, lagos, grutas com pinturas rupestres e incríveis bosques e florestas são algumas das imperdíveis belezas da região – que conta também com propriedades tão incríveis e remotas quanto o próprio parque. O belo Awasi Patagonia, por exemplo, possui apenas 14 vilas, todas distantes umas das outras, com direito a vista panorâmica para as Torres del Paine de todos os cômodos – inclusive do ofurô privativo ao ar livre. Cada uma delas conta com seu próprio carro e guia-motorista, para fazer passeios e refeições sempre com a maior exclusividade possível. A impecável cozinha do lodge tem chancela Relais-Chateaux.
Leia mais sobre a Patagonia Chilena aqui.
.
Antártida
Não à toa chamada de “última fronteira”, qualquer viagem para o continente antártico envolve distanciamento social por definição. Embora exija obrigatoriamente a presença do viajante em um navio, a maior parte das embarcações que operam o destino são compostas de poucas cabines, levando poucos hóspedes em bastante espaço disponível. A cada desembarque, sempre pouquíssimas pessoas por bote. E cada região (sempre repleta de incríveis belezas naturais e farta vida selvagem) pode ser explorada obrigatoriamente por uma única embarcação de cada vez.
Leia mais sobre a Antártida aqui.
Safáris africanos
Lodges de safáris são excelentes opções para quem quer realmente seguir praticando o distanciamento social quando pudermos viajar por aí. Com chalés, vilas ou tendas sempre espaçados em grandes propriedades, e os deliciosos safáris e refeições conduzidos ao ar livre, são pedida perfeita para o máximo de aventura e contato com a natureza com segurança e distanciamento. Dos arredores do Kruger National Park aos confins do Serengeti, na Tanzânia, são muitos os endereços perfeitos no continente para uma inesquecível escapada entre vida selvagem. Considere, por exemplo, os encantadores lodges e camps da Masai Mara National Reserve, considerado o melhor lugar do mundo para o avistamento de felinos.
Leia mais sobre safáris na África aqui.
.
Lofoten Islands, Noruega
A região costeira da Noruega parece literalmente saída de uma sequência de cartões postais: fiordes espetaculares, cachoeiras, bosques, florestas e vida selvagem abundante. E tudo praticamente sem ninguém à vista, com pequenas e charmosas opções de acomodação.
Fogo Island, Canada
O Canadá é terra por excelência de grandes áreas remotas, e a pequena e pacata Fogo Island, na buólica região de Newfoundlad, parece mesmo o cenário perfeito para quem quer apenas sossego e distanciamento social. A ilhota oferece diversas pequenas opções de hospedagem charmosas e isoladas. Com beleza natural arrebatadora e quase selvagem, prepare-se para quilômetros e quilômetros de muito sossego e nada à vista.
Leia mais sobre o Canadá aqui.
.
Big Sur, California
Big Sur é uma cidade a cerca de 200 quilômetros de São Francisco, encravada dramaticamente em um penhasco debruçado sobre o oceano Pacífico. A costa montanhosa oferece imensos espaços nos quais, fora da temporada, a gente pode bem ter a sensação de estar praticamente sozinho – são menos de dois mil moradores na região. Há também excelentes percursos para trilhas. Com bastante espaço entre elas, as pequenas propriedades de Big Sur oferecem incríveis vistas para o oceano e até pequenos spas rodeados de verde.
Leia mais sobre viagens na Califórnia.
.
Canyon Point, Utah
Há opções de turismo de isolamento em áreas desérticas do Atacama, no Chile, ao Saara, no continente africano. Mas para quem quer isolamento com altas doses de conforto e pouco perrengue entre o aeroporto e seu destino final, a região de Canyon Point, em Utah, também pode ser uma boa. A curta distância do Grand Canyon, Bryce Canyon e Zion National Park, a remota região oferece desde charmosos Inns até o ultra luxuoso Camp Sarika by Amangiri. Trata-se uma rara combinação de paisagens desérticas épicas com um entorno selvagem, perfeito para cavalgadas, trilhas, conhecer mais sobre a cultura da tribo nativa Navajo ou mesmo simplesmente sentar e relaxar enquanto aprecia a paisagem. O local tem também excelente visibilidade astronômica, com noites estreladíssimas.
Wolgan Valley, Australia
As incríveis Blue Mountains australianas compõem uma das mais belas regiões do país. Localizadas a três horas de carro de Sydney, têm no encantador Wolgan Valley uma área completamente alheia a quaisquer traços de urbanização. A área, tombada como Patrimônio da Humanidade, é composta por parques nacionais e incríveis formações rochosas onde vivem milhares de cangurus e wallabies. O Emirates One&Only Wolgan Valley é uma das poucas propriedades da região e tem apenas 40 vilas distribuídas por uma imensa propriedade de quase sete mil acres. Cada vila tem estrutura completa, charmosos terraços e piscinas térmicas privativas, tudo com vista panorâmica para o vale e as montanhas. Ali cangurus e wallabies circulam livremente por entre as acomodações dia e noite. Gastronomia de primeira, degustações de vinhos e gins australianos e atividades que vão de cavalgadas a safáris também fazem parte do menu.
Leia mais sobre viagens na Australia aqui.
.
Tetiaroa, Polinésia Francesa
Ilhas, por definição, já são território isolado. Na Polinésia Francesa, mais ainda – e a região agora se declarou Covid-free e faz uma série de exigências para qualquer turista que queira viajar para lá (incluindo teste negativo para a doença feito três dias antes da viagem e estar disponível para novos exames durante sua viagem). Mas a coisa fica mais isolada ainda se o destino for Tetiaroa, um charmoso arquipélago cuja única construção em suas ilhas é o premiado hotel The Brando. Considerado um dos mais luxuosos e mais sustentáveis hotéis do planeta, ali cada acomodação é uma vila completa (de 1 a 3 quartos), totalmente isolada das demais e com tudo incluído na diária (inclusive room service ilimitado). Ali o frigobar (também incluído) já era on demand desde muito antes da pandemia e a maioria dos passeios (também incluídos!) já eram mesmo feitos de forma privativa. O hotel conta com bares e restaurantes e piscina comum, mas cada vila tem sua própria piscina privativa, gazebo pé na areia para refeições durante o dia e salas de jantar completas – tudo sempre servido à la carte, é claro.
Leia mais sobre a Polinésia Francesa aqui.
.
CLIQUE AQUI para procurar imóveis de temporada isolados para seguir em quarentena.
LEIA MAIS: 10 hotéis perfeitos no Brasil para praticar turismo de isolamento.
Clique aqui para ler tudo sobre turismo em tempos de pandemia.
LEIA MAIS: oito pousadas no Brasil para escapar no final de semana quando for seguro viajar
Faça um comentário