Como é o Soneva Fushi, nas Maldivas

Como é se hospedar no resort Soneva Fushi, um dos mais premiados e sustentáveis das Maldivas

As Maldivas estão reabertas para o turismo (inclusive de brasileiros) e muita gente está aproveitando as muitas ofertas de hotelaria e das companhias aéreas para planejar um viagem para lá em 2021. Por isso mesmo, as reviews dos hotéis nos quais me hospedei nas minhas duas semanas de férias por lá no final de 2019 estão enfim aparecendo por aqui 🙂

O primeiro hotel no qual me hospedei nas Maldivas foi um dos mais sustentáveis de todo o arquipélago: o adorável Soneva Fushi. Localizado no idílico Baa Atol, reserva de biosfera mundial da UNESCO, o resort ocupa a bela ilha de Kunfunadhoo e é um dos maiores das Maldivas.

Inteiramente focado em sustentabilidade, o Soneva Fushi segue também um das vibes mais relax das Maldivas: ali nenhum dos funcionários usa sapatos ou chinelos e os hóspedes são encorajados a também curtirem seus dias por ali 100% do tempo descalços – inclusive na hora do jantar.

É claro que quem não gostar da ideia pode usar calçados, mas eu já amei o convite na lancha que me levou do pier de pouso do hidroavião até o hotel: assim que entrei na lancha, um funcionário do hotel veio com um coco geladinho e uma charmosa sacola de tecido perguntar se eu aceitava curtir meus dias no paraíso descalça. Guardei meu calçado naquela hora mesmo e curti tanto a experiência que segui descalça para o hotel seguinte, vários dias depois 🙂

Clique aqui para saber como planejar sua viagem para as Maldivas.

Clique aqui para ver mais detalhes e valores do Soneva Fushi.

Como chegar

Como o Soneva Fushi está localizado no belo (e enorme) Baa Atol, são os 30 minutos de voo panorâmico em hidroavião desde Malé (o aeroporto internacional das Maldivas) ao hotel (incluindo um excelente lounge no aeroporto, com Tesslas novinhos para fazer o transporte dos passageiros entre o terminal internacional e o terminal de hidroaviões). 

Clique aqui para pesquisar outros hotéis nas Maldivas.

A infra-estrutura

Com muita vegetação verdinha e selvagem por toda parte e areias muito claras, parece tanto uma ilha idílica das histórias de Robinson Crusoé que os mordomos do hotel (todo hóspede tem o seu) são chamados de Mr. e Mrs. Friday. Esses “mordomos” são assistentes pessoais encarregados de cuidar de todos os detalhes da estadia de cada hóspede, sejam reservas para jantar, preferências nos quartos, passeios de barco ou mesmo quaisquer atividades no próprio resort. 

No Soneva Fushi há bicicletas (e triciclos!) à disposição de todos os hóspedes, mas são os Mr/Mrs Friday que também fazem o transporte dos hóspedes em carrinhos de golfe quando solicitados (para o jantar ou quando chove, por exemplo). Estão disponíveis o tempo todo e são mesmo adoráveis, prestativos e zero invasivos.

As praias da ilha são incríveis, com aquele visual paradisíaco das Maldivas das brochuras e do Instagram. As villas são tão isoladas umas das outras que a gente mal vê outros hóspedes na praia.

Clique aqui para saber como planejar sua viagem para as Maldivas.

Há também ampla oferta de equipamentos para esportes aquáticos (incluindo empréstimo até de goggles com grau para quem usa óculos fazer snorkel sem stress!) e todos os esportes aquáticos não motorizados (caiaque, hobie cats, SUP) sem custos.

O Soneva Fushi tem um dos maiores e mais completos kids club das Maldivas. O resort todo é incrivelmente Kids Friendly (mesmo! das amenidades aos restaurantes). O gigante kids club batizado de The Den tem programa diário de atividades para crianças e adolescentes e incriveis ações de sustentabilidade, educação ambiental e conservação.

O hotel tem também academia, quadras de tênis e um lindo cinema ao ar livre. Quem se hospeda por uma semana tem também direito a uma cocktail party ao por do sol em um banco de areia. Há também opção de contratar passeios específicos pelos arredores do hotel – eu fiz um ao por do sol, em um barco típico de madeira, para ver golfinhos, com direito a champagne e canapés, que foi uma delícia!

Há um imperdível Observatório com sessões de introdução à astronomia, yoga e meditação matinal na praia e um estudio de fabricação de peças em vidro. O resort conta também com um belo Six Senses Spa, que inclui até tratamentos para crianças.

Clique aqui para ver mais detalhes e valores do Soneva Fushi.

 Clique aqui para pesquisar outros hotéis nas Maldivas.

As acomodações

O Soneva Fushi é basicamente constituído por beach villas à beira-mar. O hotel inaugurou agora, neste segundo semestre de 2020, suas primeiras villas sobre a água – chamadas de Soneva Retreats, que podem ter até três dormitórios cada.

As beach villas que o hotel sempre teve têm diferentes tamanhos e capacidade, podendo ir de apenas um até impressionantes nove quartos em uma mesma acomodação. Em comum, todas têm acesso direto ao mar e bastante vegetação garantindo distância e privacidade em relação a outras villas, e a maioria delas tem também piscina privativa.

A piscina da minha villa no Soneva Fushi.

As villas estão distribuídas ao longo da ilha, voltadas ou para o nascer ou para o por do sol (as mais disputadas e também com acesso mais rápido aos recifes de corais perfeitos para snorkel).  

Todas as villas têm quarto, living, área de refeições, closet e enormes banheiros com áreas ao ar livre, incluindo enormes banheiras e chuveiro externo.

Clique aqui para ver mais detalhes e valores do Soneva Fushi.

Clique aqui para saber como planejar sua viagem para as Maldivas.

Refeições

O Soneva Fushi tem diárias com meia pensão e pensão completa e diversos restaurantes diferentes disponíveis. Mihiree Mithaa e Down to Earth estão sempre incluídos em todos os planos e hóspedes de meia pensão que quiserem fazer suas refeições em outros restaurantes do resort tem crédito de USD100 por pessoa para o almoço e USD175 para o jantar.

O Mihiree Mithaa é o restaurante principal, com várias pequenas estações de serviço de café da manhã, almoço e jantar buffet (não consegui confirmar se sofreu alterações pela pandemia).

O Out of the Blue é o mais bonito, sobre a água, com direito não apenas a mesas formais, mas também espreguiçadeiras, redes sobre a água e um imperdível tobogã que cai direto no mar. O Out of the Blue serve cozinha asiática no almoço e jantar, à la carte, além de pizzas e pratos internacionais. É na mesma plataforma sobre a água do restaurante que fica uma das “salas de chocolate” do hotel. 

É isso mesmo: o hotel tem diferentes salas climatizadas de chocolates, frios e sorvetes que podem ser consumidos ilimitadamente pelos hóspedes, independentemente do plano de refeições escolhido. So Delicate (com queijos, frios e compotas), So Guilty (com chocolates, trufas e caramelos) e So Cool (com sorvetes e sorbets artesanais). 

O delicioso Fresh in the Garden serve culinária orgânica, mediterrânea, vegetaria e vegana em um ambiente lindo próximo da horta do hotel, com jeito de “casa na árvore”. O Soneva Fushi ainda tem o Once Upon a Table, com apenas oito lugares na mesa do chef, com menu pré-estabelecido que muda a cada noite; o So Hands On é um sushi counter; o So Bespoke é estilo teppanyaki; o Down to Earth by Ravi tem pratos asiáticos e internacionais feitos para compartilhar; e o Shades of Green mistura culinária nórdica e vegetariana com sabores das Maldivas e do sudeste Asiático em geral. 

E importantíssimo: pacotes de meia pensão e pensão completa também não pagam nada para jantar na própria villa, com direito a entrada, prato principal e sobremesa servidos com muito esmero. É possível comprar o suplemento “tudo incluído” (USD400 por dia por adulto e USD200 por dia por criança a partir de 7 anos) para ter direito a bebidas alcoolicas e não alcoolicas o dia todo. Neste pacote all inclusive, também estão liberados acesso a todos os restaurantes para almoço e jantar, consumo do minibar, lavanderia e até alguns passeios. 

Curiosidade

O Soneva Fushi adota seu próprio fuso horário, uma hora à frente da hora oficial em Malé. A justificativa do resort para tal capricho é que, assim, conseguem garantir o máximo possível de horas de sol e luz natural na ilha.

Clique aqui para ver mais detalhes e valores do Soneva Fushi.

Clique aqui para saber como planejar sua viagem para as Maldivas.

Clique aqui para pesquisar outros hotéis nas Maldivas.

Clique aqui para ler tudo que foi publicado sobre Maldivas no blog.

1 Trackback / Pingback

  1. Não, as Maldivas não estão vacinando turistas | MariCampos.com

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*