Dicas de uma médica ao alugar imóveis de temporada na pandemia com mais segurança
Os números relacionados ao aluguel de imóveis de temporada no Brasil e no mundo têm crescido muito nos últimos meses. A maior procura ultimamente, é claro, tem sido por casas no campo e em cidades menores de praia, geralmente em destinos mais próximos de casa, no qual a pessoa consiga chegar em seu próprio carro.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Nesta semana que passou, fiz uma enquete no meu instagram perguntando se as pessoas estavam planejando a primeira escapada da quarentena em um imóvel de temporada alugado ou em um hotel ou pousada. Os resultados revelaram preferências até similares: 43% imóveis de temporada e 57% pousada ou hotel.
A procura por aluguel de temporada na pandemia cresceu muito mais do que a procura por hotéis tradicionais. Mas muita gente me confidenciou por mensagem que, ao mesmo tempo que tendem para o imóvel de temporada para garantir o máximo de distanciamento social possível na viagem, ainda têm receios neste tipo de acomodação durante a pandemia por ter menos fiscalização e protocolos menos definidos que a hotelaria.
LEIA MAIS: É seguro alugar um imóvel de temporada na pandemia?
Os cuidados recomendados
Então eu conversei com a dra. Paula Bicudo, médica do Hospital Universitário da USP, para trazer para cá os principais cuidados que devemos ter ao alugar um imóvel de temporada. Ela listou cinco dicas importantes:
- Verificar com o proprietário ou site de reserva se vai haver pelo menos um dia inteiro entre o check out do hóspede anterior e o seu check in. Isso garante tempo suficiente para arejar bem o imóvel e fazer a limpeza adequada que a pandemia exige no local todo.
- Procurar reservar imóveis que sejam bem arejados e ventilados, de preferência com alguma ventilação cruzada, para boa circulação de ar. E idealmente com área externa.
- Alugar o imóvel somente com as pessoas que moram juntas e estão passando a quarentena juntas. Segundo a dra. Paula, duas famílias juntas na mesma casa já criam um cenário bem mais complicado na pandemia – a menos que as duas famílias estejam realmente ambas isoladas na quarentena, sem exposição a outras pessoas antes da viagem. Neste caso, procure garantir que pelo menos cada família utilize um banheiro diferente.
- Levar toda a roupa de cama e banho e seus itens pessoais. Não é recomendável usar as peças da casa quando oferecidas no aluguel. Os utensílios do imóvel como pratos, copos, xícaras e talheres devem ser todos lavados com água e sabão antes de começar a utilizar os mesmos.
- Procure manter a casa sempre bem arejada durante a estadia, para que o ar circule direitinho e a escapada seja segura e proveitosa.
Clique aqui para ler sobre turismo de isolamento.
Meus pitacos
É importante lembrar que os grandes sites de reserva de imóveis de temporada – como Airbnb, VRBO (antigamente chamado de Alugue Temporada no Brasil, parte do Expedia Group) e Booking.com (que também aluga imóveis) – criaram seus próprios protocolos ou guias para tentar orientar adequadamente proprietários e inquilinos sobre como proceder nesta fase, sobretudo no que tange higiene e segurança.
O Airbnb criou o Protocolo de Higienização em parceria com o CDC dos EUA e a Booking.com criou um novo filtro “medidas de saúde e segurança” nas opções de pesquisa. Não há fiscalização in loco, mas as duas plataformas estão “certificando” as propriedades que se comprometeram a seguir seus protocolos. Então procure informar-se direitinho antes de fechar o negócio sobre o protocolo seguido pelo imóvel que você escolheu. Troque mensagens com o proprietário para saber como a higienização do mesmo está sendo feita etc.
Se alugar de outras plataformas ou sites de aluguel, cheque várias vezes a idoneidade da empresa. Tem MUITO golpe no mercado! Confira nos Reclame Aqui da vida, nas redes sociais, no Google quais as referências de serviço que a empresa em questão também.
E muito importante para estes tempos pandêmicos: leia ultra atentamente as reviews de hóspedes recentes do imóvel que você considera alugar. Ler a opinião de quem alugou o local durante a pandemia pode fornecer pistas importantíssimas sobre a real viabilidade e segurança do mesmo.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Clique aqui para pesquisar imóveis de temporada
.
.
Clique aqui para ler mais sobre aluguel de temporada aqui no blog.
Faça um comentário