Por que eu não falo aqui ou nas redes sociais sobre a reabertura de destinos internacionais para brasileiros?
Neste segundo semestre de 2021, estamos acompanhando quase que semanalmente a reabertura de novos destinos internacionais para o turismo de brasileiros. Mas essas reaberturas nunca foram temas de posts nem aqui, nem no meu instagram @maricampos, por exemplo. E ultimamente muita gente começou a me questionar nas DMs sobre o porquê eu nunca falo sobre a reabertura de destinos internacionais.
São razões diversas, na verdade; incluindo evitar o excesso de repetições de uma mesma informação nas suas redes sociais. Afinal, quem curte viajar como eu e você geralmente segue várias contas/perfis/publicações diferentes ligadas a viagem e turismo, certo? E pode ser bem cansativo ver/ler mil vezes a mesma coisa no mesmo dia.
Como todos os grandes jornais e portais de notícias vão mesmo noticiar essas reaberturas uma por uma, em detalhes, toda vez que acontecerem, eu sempre acabo achando mais legal trazer pra vocês aqui – ou nas redes sociais – alguma dica ou informação diferente (e mais importante) sobre viagem.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
O que é importante saber sobre a reabertura de destinos internacionais
É sempre bom ter em mente também que a simples reabertura de um determinado país para o turismo de brasileiros:
1) não significa necessariamente que seja super seguro viajar pra lá nesse exato momento. É fundamental se informar por completo e continuamente sobre a situação sanitária do país para o qual você quer viajar. As ilhas Maurício, por exemplo, que acabaram de reabrir as fronteiras para brasileiros, estão vivendo de repente o maior boom de casos de Covid-19 desde o início da pandemia.
2) nem significa que esse mesmo destino não possa fechar as fronteiras novamente após algumas semanas por razões diversas. Durante a pandemia, já vimos algumas vezes destinos reabrirem as fronteiras, enfrentarem explosão de casos e fecharem novamente. É preciso ter esse risco em mente.
É bom também acompanhar atentamente as regras de entrada e permanência em vigor no destino que te interessa, e também conhecer a fundo as exceções e possibilidades de mudanças por lá. Precisa de teste para entrar? Precisa de teste para circular? Precisa de teste para fazer check-in em cada hotel da viagem? Qual a validade? Qual a validade dessa medida? Quando será reavaliada? Cada país está estabelecendo suas próprias regras para entrada e circulação de turistas nestes tempos.
LEIA TAMBÉM: Dicas para viajar com mais segurança nestes tempos
.
.
Como buscar informações corretas e atualizadas
Além de ser confuso ter esse monte de informações circulando de forma meio aleatória nas redes sociais, é importantíssimo lembrar que algumas dessas regras estão sendo alteradas/atualizadas quinzenalmente.
É preciso olho vivo, o tempo todo: a regra em vigor no dia que você comprou sua passagem pode já ter mudado até a véspera de você começar sua viagem para lá.
É fundamental informar-se de maneira bem completa, inclusive antes de efetuar a compra da viagem. Dê preferência aos sites dos bons jornais brasileiros na hora de se informar, para não pegar informação pela metade. Muitas embaixadas no Brasil também estão fazendo um trabalho de divulgação bem bom sobre regras de ingresso e circulação de turistas em seus países de origem.
LEIA TAMBÉM: Como manter-se seguro em viagens longas de avião na pandemia
.
.
Como planejar uma viagem internacional na pandemia?
Se decidir viajar para o exterior nesta fase:
- dê preferência a comprar serviços (passagens, reservas de hotéis, aluguel de carro, passeios, transfers etc) remarcáveis/reembolsáveis para proteger seu investimento – ainda mais em tempos do Real tão desvalorizado
- procure comprar serviços neste momento através de uma boa agência de viagens, pela sua própria tranquilidade no caso de ter que lidar com cancelamentos ou adiamentos
- compre um bom seguro de viagem com cobertura para covid-19. Nem cogite viajar sem ele
- se puder, mantenha ciclos de planejamento de viagem mais curtos nesses tempos.
- proteja-se e proteja a todos ao seu redor tomando as duas doses (ou dose única) da vacina contra a Covid-19 e usando corretamente máscaras de boa qualidade o tempo todo, até que a pandemia seja declarada terminada pela OMS.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
.
Faça um comentário