Dicas para aproveitar o melhor da EXPO2020 em Dubai
A EXPO2020 apresenta pavilhões de mais de 190 países e alguns patrocinadores do evento em Dubai. É o maior evento internacional desde o início da pandemia e também a primeira exposição universal realizada no Oriente Médio. E tive o prazer de visitá-la agora em novembro, a convite da Emirates.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Além de movimentar bilhões em negócios de todo tipo e ser uma bem divertida atividade para o turista – afinal, a gente pode “viajar” um pouquinho por diversos países em seus pavilhões ao longo da visita -, a EXPO é também sempre importante no desenvolvimento turístico das cidades sede.
Muito do que foi desenvolvido para a EXPO2020 ao longo dos últimos oito anos pode ser reaproveitado pelo destino Dubai após o término do evento. Algumas vezes deixa marcas icônicas no destino – o caso mais emblemático, é claro, é a Torre Eiffel, fruto da EXPO de 1889.
Clique aqui para conferir opções de hotéis em Dubai.
.
.
Como é visitar a EXPO2020 Dubai
A EXPODubai – ou EXPO2020 – levou oito anos para ser construída ao custo de 7 bilhões de dólares. Adiada em 2020 em função da pandemia, acontece pela primeira vez ao longo de dois anos e vai até março de 2022. A área da EXPO é gigante e está instalada em meio ao deserto dos arredores de Dubai, com infraestrutura impressionante.
LEIA TAMBÉM: EXPO2020 vira pretexto perfeito para stopover em Dubai
Os ingressos para a feira valem desde US$12,99 (promocionais, em dias específicos durante a semana). A estrutura é incrível, com inúmeros restaurantes, cafés e food trucks espalhados – além de muitas “lojas oficiais” do evento. Há wifi gratuito, estrutura de transporte interno, estacionamento gratuito, áreas especiais para quem usa transporte de aplicativo etc.
Como são mais de 200 pavilhões e as distâncias são gigantes, obviamente não consegui ver todos os pavilhões na minha visita – precisaria de uma semana toda (pelo menos) para isso. Mas vou elencar aqui os favoritos dentre os que vi.
Meu preferido de todos é o Pavilhão da Sustentabilidade, perfeito para quem visita o evento com crianças e adolescentes – e um tapa na cara constante em nós, adultos. As duas gigantes alas do pavilhão (terra e oceanos) são imperdíveis.
O Pavilhão das Mulheres, presente pela primeira vez numa Expo, é lindo, instrutivo, emocionante, imperdível! Para todos os gêneros e idades.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
.
Expo Dubai Expo Dubai Expo Dubai
.
Pela arquitetura impressionante (e muitas vezes super sustentável, com vários dos pavilhões certificados em iniciativas realmente impressionantes), acho os pavilhões dos UAE (by Santiago Calatrava), Arábia Saudita, Reino Unido, Austrália, Espanha, Paquistão, Kwait são colírio para os olhos.
Pelo conteúdo e interatividade da visita em si, ótimos exemplos são Arábia Saudita (realmente genial!), Singapura (experiência toda deliciosa, mirante perfeito no último andar e ÚNICO pavilhão realmente adaptado a todos os protocolos sanitários), Iran, Holanda, Portugal.
A Al Wasl Plaza, coração da Expo2020 e ponto de integração de todos os distritos, também é imperdível! Mas olho: alguns pavilhões têm fila bastante demorada para ingresso (Alemanha recordista).
A Emirates, uma das grandes patrocinadoras do evento, tem seu próprio pavilhão e vale super visitá-lo. A visita é gratuita, mas é preciso agendar previamente e comparecer ao pavilhão no horário agendado, sem fila nem nada. A experiência no pavilhão é toda interativa e super futurista, bem interessante para quem viaja com crianças e adolescentes. Vale lembrar que a Emirates está dando um ticket de um dia gratuito para todo passageiro que voar com a companhia até março de 2022, independentemente do destino ou da classe voada. É só reservar o seu ingresso na área de administração da sua reserva no site da Emirates.
.
Expo Dubai Expo Dubai Expo Dubai
.
Sobre a EXPO2020
A EXPO2020 acontece repleta de críticas, incluindo boicote proposto pelo Parlamento europeu (em rejeição às violações dos direitos humanos e a liberdade de expressão nos emirados) e bizarrices diversas (como colocar um país destruidor do meio ambiente como o Brasil no distrito da sustentabilidade). Mas, ainda assim, do ponto de vista do turista é uma experiência realmente interessante e uma baita oportunidade para quem viaja por Dubai até março de 2022. Recomendo muito.
Confirma mais detalhes e informações práticas sobre a EXPO aqui.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
.
.
Faça um comentário