Veja em detalhes como é a classe executiva da Emirates, agora que a companhia voltou a voar com o A380 para o Brasil
A companhia aérea Emirates, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes, voltou a voar para o Brasil com o A380 em novembro de 2021, causando auê entre os fãs da aviação. Tive o prazer de voar novamente nele neste final de ano, a convite da própria companhia, na minha mais recente visita a Dubai.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
O gigantão dos ares, que foi um fracasso comercial e teve sua produção encerrada esse ano, sempre foi aposta da companhia – e impressiona mesmo em Guarulhos, a começar pelo tamanho impressionante e seus inconfundíveis dois andares. Afinal, pode levar mais de 500 passageiros (dependendo da configuração) e faz mesmo um dos voos mais silenciosos do mercado.
Sua classe executiva, que já representou uma revolução no setor na época que começou a voar para o Brasil, acabou ganhando marcas inconfundíveis e facilmente reconhecíveis, como o dourado presente em toda parte, até no assento dos vasos sanitários.
Então conto aqui, em breve review, como é voar hoje em dia na classe executiva da Emirates Airlines.
LEIA TAMBÉM: Classe executiva à moda dos emirados
.
.
Como é a classe executiva da Emirates
A classe executiva da Emirates tem bom serviço de alimentação, comissários simpáticos, assentos bastante confortáveis e sempre com acesso ao corredor, e indiscutivelmente uma das melhores nécéssaires de bordo do mercado, confeccionada pela Bulgari. Com uma curiosidade: em meio às miniaturas da luxuosa marca italiana que compõem a nécéssaire, há sempre um desodorante Rexona .
Nos voos da Emirates no A380 a classe executiva fica no andar superior, com muito dourado em praticamente tudo – inclusive nos lavabos. Os banheiros têm simpáticas janelinhas para ver a paisagem externa, no melhor estilo “loo with a view”.
A classe executiva no A380 da Emirates tem geralmente 76 assentos nos voos entre SP e Dubai e configuração é 1-2-1. As aeronaves utilizadas na rota já são bastante antigas, mas os assentos ainda são bastante confortáveis, deitam por completo e têm vários compartimentos separados para guardar objetos.
Além disso, 3 apetrechos para assistir diferentes canais se quiser (TV, tablet e tela no controle de mão) e um bem-vindo bar privativo com água mineral e refrigerantes anexo a cada poltrona. Fazem falta os chinelos e pijamas oferecidos nas executivas de companhias concorrentes (como a Qatar). Tampouco os comissários se oferecem para “fazer a cama” antes do passageiro dormir, como em outras aéreas.
As refeições são saborosas e bem servidas, mas sempre com qualidade bem superior nas entradas e sobremesas do que nos pratos principais. São servidas em bandeja de plástico ao invés de diretamente sobre a toalha/mesa como em algumas outras companhias.
O ótimo aplicativo da companhia permite também já selecionar o menu antecipadamente e inclusive listar/reservar quais programas e filmes queremos assistir durante o voo.
As passagens em executiva dão acesso à sempre lotada (e limitada) sala vip da American Express em Guarulhos, mas também às excelentes salas próprias da Emirates em Dubai – na maioria delas, com acesso direto e exclusivo ao portão de embarque.
LEIA TAMBÉM: Como aproveitar o melhor da EXPO2020
.
Classe executiva Emirates Classe executiva Emirates
.
Transfer privativo e seguro viagem cortesia
Um dos melhores features da classe executiva da Emirates é que toda passagem nesta classe (exceto as da classe promo H) dão direito automaticamente ao serviço de transfer in/out privativo cortesia em todos os destinos envolvidos (até 50km de raio). Ou seja, a gente recebe, como parte da passagem, transfers privativos excelentes da nossa casa ao aeroporto e vice-versa, em todos os destinos envolvidos no roteiro.
Se a sua residência ou o seu hotel ficarem a mais de 50km de distância do aeroporto, você ainda pode fazer uso do transfer cortesia, pagando apenas R$4 por quilômetro extra rodado, o que também acaba sempre compensando em comparação com táxis e carros de aplicativos.
Passageiros da Emirates, inclusive voando na classe econômica, também têm seguro médico com cobertura para a Covid-19 sempre incluído no valor da passagem.
LEIA TAMBÉM: Onde ficar em Dubai
.
Classe executiva Emirates Emirates Bar
.
O bar a bordo
Um dos aspectos mais celebrados do A380 da Emirates sempre foi seu bar à bordo, localizado no andar superior, onde ficam as classes executiva e primeira.
O bar, acessível apenas a passageiros destas duas classes, funciona durante todo o voo (exceto decolagem e pouso, obviamente) e a equipe de comissários que se reveza como bartenders serve vinhos, champagne e destilados e, com esforço (copiando atentamente o passo a passo de um grande livro de receitas) se arrisca em um ou outro coquetel.
O balcão do bar é ladeado por um par de mesas e assentos em vibe cinquetinha e tem sempre também alguns petiscos salgados, bolo e docinhos árabes em sistema self-service.
Detalhe curioso: no meu voo de ida, em plena pandemia, e que sai do Brasil já quase de madrugada, o bar ficou bastante vazio na maior parte da viagem. Já no voo de volta, diurno, que sai de Dubai às 9h da manhã, ficou absolutamente lotado o tempo todo.
LEIA TAMBÉM: Comer e beber em Dubai
.
Emirates A380
.
Curiosidades sobre o A380
Apesar de sempre tão impressionante para nós, passageiros, o maior avião comercial do mundo foi também um fracasso comercial. Foram apenas 251 unidades do A380 vendidas em sua história (para 14 companhias aéreas) e a Airbus encerrou este ano a produção do modelo em definitivo.
Mas, como tamanho também é documento, aproveito para compartilhar aqui três curiosidades impressionantes desta imensa aeronave de vida curta. Para começar, se ele fosse configurado apenas com classe econômica, o A 380 poderia transportar 853 passageiros por voo. Como é utilizado por companhias que fazem uso também de classe executiva e, algumas vezes, primeira classe, costuma levar entre 400 e 550 passageiros.
Seus quatro motores produzem, juntos, 230 megawatts de potência total, equivalente a 386 carros de Fórmula 1! E, por ser tão grande, tem impressionantes 22 rodas no trem de pouso.
LEIA TAMBÉM: Os melhores mirantes de Dubai
.
.
Em tempo: acho a companhia cuidadosa com a econômica também, seja nas refeições, na nécéssaire (melhor que a da executiva da maior aérea brasileira atualmente), na cromoterapia muito bem utilizada ao longo do voo ou mesmo no excelente sistema de entretenimento a bordo.
Até março de 2022, todas as passagens em qualquer classe dão direito, além do seguro-viagem, a entrada gratuita na EXPO2020 e também outras quatro atrações menos disputadas no emirado.
Além disso, distribui máscara e álcool em gel a todos os passageiros no embarque, algo que não vi ainda em outras companhias. Mas vale destacar que nem todos colaboram na utilização dos mesmos durante o voo e a tripulação não insiste tanto quanto deveria. No meu voo de volta para o Brasil, a maioria dos passageiros da classe executiva ficou sem máscara durante a maior parte da viagem, infelizmente.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
Pesquise aqui hotéis em Dubai.
.
.
Vou fazer minha primeira viagem para Dubai, se tudo der certo em Agosto de 2022. Tive uma trombose em 02- 05-2022, e não sei se serei liberada pelos médicos. Está viagme vem sendo mudada desde 2020 por causa da pandemia. Se eu conseguir embarcar gostaria de saber se por conta do meu problema consigo uma cortesia na área executiva?
Oi, Neide. Esse tipo de cortesia em geral não existe. Garantia de voar na executiva só comprando passagem nesta classe mesmo. Mas, é claro, nada impede que vc tente na hora do check in.