5 dicas para viajar sozinho

Confira aqui 5 dicas para viajar sozinho pela primeira vez

.

Lá se vão quase 15 anos desde que comecei a escrever sobre viajar sozinho. Na verdade, sei que fiquei conhecida por boa parte dos seguidores aqui justamente por escrever com frequência sobre mulheres que viajam sozinhas (inclusive no meu livro Sozinha Mundo Afora, publicado pela Verus/Record, que sei que várias seguidoras têm). 

Embora ao longo desse tempo eu tenha escrito muito mais para mulheres na estrada, dividindo as minhas próprias experiências de tantas viagens solo Brasil e mundo afora (obviamente viajo também acompanhada, mas já viajei sozinha por destinos em todos os continentes), acredito que algumas dicas para “viagens solo” são válidas para viajantes de qualquer gênero que pretendem se aventurar sozinhos por aí. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

5 dicas para viajar sozinho pela primeira vez

Como este nicho volta a dar sinais de crescimento no Brasil e no exterior, aproveito para deixar aqui 5 dicas básicas para quem quer sair sozinho por aí pela primeira vez – seja perto ou longe, Brasil ou exterior, viagem curta ou longa:

1️⃣ Estar sozinho não é sinônimo de solidão. Numa viagem solo a gente só fica sozinho quando e se quiser. É importante estar bem em sua própria companhia, mas também é muito bom dar chance para novas amizades nascidas na estrada. E elas podem aparecer no aeroporto, no café, na praia, na fila do museu… Somos nós que decidimos, o tempo todo, se queremos ou não companhia ao longo da viagem.

2️⃣SEGURANÇA é palavra de ordem. Viajando sozinho a gente tem que cuidar de tudo (e da gente) o tempo todo. É preciso redobrar a atenção no planejamento da viagem (se não se sentir confiante para isso, procure um bom agente de viagens. E nem pensar em embarcar sem um bom seguro viagem ou escolher uma hospedagem em localização duvidosa, por exemplo.

3️⃣ Pesquise o melhor destino PARA VOCÊ. Não adianta embarcar num roteiro de aventura se essa não é sua praia ou apostar numa grande capital se o que você quer mesmo é desestressar e curtir a natureza. Para a primeira viagem solo, quanto mais o destino tiver “a sua cara”, melhor. Mas spoiler importante: quanto mais infraestrutura um destino oferece para o turista, mais fácil é navegar sozinho por lá. 

4️⃣ Dê chance para diferentes tipos de hospedagem. Viajantes solo não se hospedam necessariamente em hostels. Eu mesma viajei muito sozinha em diferentes fases da vida e esse nunca foi meu tipo de hospedagem. Cada um tem que encontrar a acomodação que tem a sua cara e estilo – seja hostel, pousada, hotel, resort, lodge ou mesmo imóvel de temporada. Para quem busca companhia, em todos eles é perfeitamente possível fazer novos amigos – ou também ficar de boas, curtindo sua própria companhia.

5️⃣ Se você ainda não está se sentindo totalmente à vontade para uma grande viagem solo, que tal um TEST DRIVE antes? Isso mesmo: experimentar algumas atividades sozinho, fora de casa, pode ser um bom termômetro para você identificar o que espera de sua primeira viagem do gênero. Vale desde fazer pequenos programas sozinho em sua própria cidade (incluindo almoçar ou jantar sem outra companhia em restaurantes, bares, cafés, por exemplo) até passar uma noite consigo mesmo em alguma pousada, hotel ou imóvel de temporada pertinho de casa. 

Nem todo mundo se sente à vontade viajando sozinho, é claro. E tudo muito bem, obviamente. Mas, sem experimentar, como você vai saber se curte ou não? ?

Para mais dicas sobre o tema, clique aqui. Ah! Quem tiver outras dúvidas ou quiser dividir dicas sobre viajar sozinho, só deixar aqui nos comentários!

LEIA MAIS sobre viajar sozinho/a aqui!

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*